ASN MA
Compartilhe

Manifesto Integra Chapadas consolida compromissos pelo turismo sustentável e integrado

Representantes de onze chapadas brasileiras assinaram o documento que é resultado das discussões em Carolina (MA) sobre sustentabilidade, integração e valorização das identidades locais.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O último dia do Integra Chapadas 2025 foi marcado por construção coletiva e consolidação de compromissos entre os territórios que compõem as chapadas brasileiras. Reunidos no Complexo Pedra Caída, em Carolina (MA), representantes de onze chapadas participaram de grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos. O objetivo foi revisar e aprimorar o direcionamento estratégico que deu origem ao Manifesto Integra Chapadas, documento que formaliza os compromissos assumidos em prol do desenvolvimento territorial sustentável.

Promovido pelo Sebrae Nacional e pelo Sebrae Maranhão, o evento propôs um diálogo amplo sobre os desafios e as oportunidades dos territórios de chapadas no Brasil. “Mais do que um manifesto e planos de ação, nós temos aqui a visão de integração de um grupo de pessoas que representa os interesses, os problemas e as soluções das chapadas. É um compromisso coletivo de transformar realidades.”, afirmou Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão.

foto s participantes apresentaram propostas de ajustes ao documento, com base nas vivências e experiências locais de cada território. (Sebrae / Divulgação)

Durante os debates, os participantes apresentaram propostas de ajustes ao documento, com base nas vivências e experiências locais de cada território. As discussões foram conduzidas em um ambiente colaborativo, que privilegiou a troca de ideias e o reconhecimento das peculiaridades regionais. “O Integra Chapadas trouxe várias chapadas aqui para a nossa Chapada das Mesas, para discutir a importância dessa integração e da troca de experiências. Estamos assumindo compromissos conjuntos para melhorar as nossas chapadas e o turismo no Brasil”, destacou Socorro Araújo, secretária estadual de Turismo.

Um dos eixos de discussão foi: “Prevenção de Incêndios e Educação Ambiental”, que destacou a importância da gestão ambiental integrada entre os territórios. Para Francinete Pacheco, coordenadora do Programa de Brigadas Federais do Ibama no Maranhão, a construção do manifesto representa um avanço significativo nesse tema. “Estamos discutindo ações que envolvem a prevenção e o combate aos incêndios florestais, com propostas que podem ser aplicadas em todo o país. É um esforço coletivo pela proteção dos nossos biomas e pela sustentabilidade do turismo de natureza”, ressaltou.

A prevenção de incêndios foi um dos temas trabalhados durante as discussões do Integra Chapadas. Em 2026, o evento será realizado na Chapada dos Veadeiros (GO), reforçando o caráter itinerante e colaborativo da iniciativa. (Sebrae / Divulgação)

O documento final simboliza o fortalecimento de uma rede nacional comprometida com o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. O texto do Manifesto estará disponível, em breve, para consulta pública e será encaminhado às instituições públicas e privadas como base para políticas e projetos voltados à valorização das chapadas brasileiras.

Integração e valorização das identidades locais

As discussões promovidas pelo Integra Chapadas também reforçaram a importância de valorizar as características culturais e naturais de cada território, sem perder a visão de conjunto. Para Janaina Pires, representante do Sebrae Nacional, o evento é um espaço para somar esforços, respeitando as particularidades regionais. “A proposta não é homogeneizar as chapadas, mas potencializar as suas peculiaridades. As agendas tratadas na Bahia, na primeira edição, estão sendo aprofundadas aqui, no Maranhão. O compartilhamento das experiências é o que fortalece o conjunto”, afirmou.

A beleza da Chapada das Mesas foi o cenário ideal para o Integra Chapadas, que deixou um saldo positivo e fortalecedor para o território. (Sebrae / Divulgação)

Ainda como parte da programação, os participantes realizaram visitas técnicas com o objetivo de conhecer experiências locais que fortalecem o turismo sustentável na Chapada das Mesas. Um dos destinos foi a Aldeia do Leão – Experiência Viva, situada no povoado Canto Grande, a 15 km do centro de Carolina. O espaço, localizado às margens da Serra do Leão, oferece uma imersão ecológica, cultural e ancestral, com práticas sustentáveis que envolvem permacultura, bioconstrução, agrofloresta, soberania alimentar e valorização dos saberes tradicionais.

Para Hely Agnes Torres, proprietária da Aldeia do Leão, receber os visitantes é uma oportunidade de mostrar que é possível aliar conservação ambiental e geração de renda. “Aqui a gente busca inspirar as pessoas a reconectarem-se com a natureza e a valorizarem os saberes das comunidades locais. Cada visita é uma troca de experiências que fortalece o turismo de base comunitária e a educação ambiental”, destacou.

Próximos passos: Goiás será sede da 3ª edição

O evento propôs um diálogo amplo sobre os desafios e as oportunidades dos territórios de chapadas no Brasil. (Sebrae / Divulgação)

Com o encerramento das atividades em Carolina, o clima foi de celebração e de compromisso com o futuro. O Manifesto Integra Chapadas foi assinado simbolicamente pelos representantes das onze chapadas, consolidando uma agenda comum em defesa do turismo sustentável e do desenvolvimento regional.

Os participantes também celebraram o anúncio da Chapada dos Veadeiros (GO) como próxima sede do evento, em 2026. A escolha reforça o caráter itinerante e colaborativo da iniciativa, que busca percorrer o Brasil promovendo integração e aprendizado entre os territórios.

  • Carolina
  • Empreendedorismo
  • Integra Chapadas 2025
  • Manifesto Integra Chapadas
  • Maranhão
  • Pedra Caída
  • Sebrae
  • sustentabilidade