Dois dias intensos de aprendizado, criatividade e inovação marcaram a primeira edição do Faz Teu Nome, realizado pelo Sebrae Maranhão nos dias 21 e 22 de agosto, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O evento reuniu cerca de 8 mil participantes, conforme dados parciais apurados até a tarde do dia 22, entre estudantes, professores, gestores educacionais e comunidade escolar em geral, que mergulharam em uma programação diversa e interativa dedicada à educação empreendedora.
Um dos grandes diferenciais do evento foi a criação de diversos espaços de ativação, que proporcionaram experiências únicas ao público. Outro destaque foi a presença de 758 jovens vindos em caravanas de diferentes regiões do Maranhão, evidenciando que o Faz Teu Nome ultrapassou os limites da capital e mobilizou escolas de todo o estado.

“O ‘Faz Teu Nome’ é uma iniciativa que busca inspirar jovens, do 8º ano do fundamental aos acadêmicos ensino superior, a transformar suas paixões em sucesso, por meio de uma abordagem inovadora, que utiliza a linguagem da gamificação, dos desafios e de atividades práticas para desenvolver competências empreendedoras”, enfatizou Hildenê Maia, gerente de Territórios Empreendedores do Sebrae Maranhão.
Arenas de experiências – O Multicenter se transformou em um verdadeiro hub de conhecimento e criatividade durante os dois dias do Faz Teu Nome. Espalhadas pelos diferentes espaços do complexo, 43 atividades ofereceram aos jovens uma imersão em temas atuais, experiências práticas e debates sobre futuro, inovação e empreendedorismo.

Na Arena Faz Teu Futuro, os estudantes participaram de painéis e palestras sobre carreira, inovação, cultura pop, mundo geek, animes e profissões do futuro. O espaço também foi palco de atrações que uniram diversão e aprendizado, como o primeiro round da Batalha TikTok e o concorrido desfile de cosplay, que movimentaram o público e deram um tom descontraído à programação.
O protagonismo estudantil também ganhou destaque. A aluna Emmanuele Gama, do 9º Ano da U.I Gumercindo Paixão Fernandes, em Miranda do Norte, apresentou no palco do evento um pitch de três minutos sobre um aplicativo de matemática voltado para alunos do 6º ao 9º Ano. A proposta buscava tornar a disciplina mais atrativa nessa fase em que muitos estudantes enfrentam dificuldades ou desinteresse.

“No início, estava super nervosa, mas quando subi ao palco, fiquei tranquila e confiante. Foi uma experiência maravilhosa! O evento trouxe ideias incríveis, muitas ligadas ao universo dos games e da tecnologia, o que chama bastante a atenção da nossa faixa etária. Para mim, foi tudo perfeito”, destacou a estudante.
Já a Arena Faz Teu Corre proporcionou uma vivência prática por meio da Oficina Game das Competências, um jogo de empreendedorismo que estimulou os participantes a desbloquear habilidades e desenvolver competências comportamentais. Foram realizadas quatro rodadas ao longo do dia, sempre lotadas de jovens interessados em aprender de forma dinâmica e lúdica.
No Salão Zeca Bello, a Arena Faz Teu Hub reuniu palestras e workshops voltados para o protagonismo juvenil. Temas como autoconhecimento, superação de desafios, preparação para o futuro e criatividade estiveram no centro dos debates. Os jovens também acompanharam um painel sobre robótica e oficinas que mostraram, na prática, como transformar uma ideia em negócio, modelar e vender um produto em apenas 15 minutos.

O Sebraelab completou esse ecossistema de conhecimento, reunindo conversas sobre tecnologia e oficinas interativas. Entre os destaques estiveram o talk “Como é Trabalhar com Tech no Maranhão?”, que aproximou os jovens do mercado de tecnologia local, e a palestra sobre Educação Sistêmica, seguida de oficinas Maker com a SECTI, que estimularam a criatividade e a experimentação com recursos tecnológicos.
Palestras master inspiraram o público – Entre os momentos mais aguardados do Faz Teu Nome estiveram as palestras master, que lotaram os espaços e arrancaram aplausos entusiasmados da plateia. No dia 21, o influenciador Pedro Rezende (RezendeEvil) subiu ao palco para contar sua trajetória de sucesso no YouTube com a palestra “Do Quarto para o Mundo: Como Transformei o YouTube no Meu Negócio”.
Diante de uma plateia repleta de jovens conectados ao universo digital, Rezende destacou a importância da obstinação como fator determinante em sua jornada. “Essa é a primeira palestra que apresento nesse formato, e o objetivo principal é falar sobre obstinação, que foi o que me permitiu conquistar tudo o que conquistei até hoje. Quero compartilhar essa mensagem especialmente com os jovens que estão começando a trilhar sua trajetória, porque eu mesmo comecei aos 15 anos e sei, na prática, o quanto a determinação faz diferença. É preciso ter objetivos definidos e trabalhar, ou estudar, todos os dias com constância. É isso que faz a diferença na construção de uma vida de conquistas”, afirmou o influenciador.

Já no dia 22, foi a vez da jornalista Mari Palma encerrar o evento com a palestra “Faz Teu Nome, do Teu Jeito”. Carismática e próxima do público, Mari falou sobre os desafios e conquistas da própria trajetória profissional, reforçando a importância de assumir o protagonismo com autenticidade e criatividade.
“Eu trouxe um pouco da minha trajetória nesses mais de 15 anos de carreira, mas principalmente das inquietações que eu tinha na idade deles, e de como eu fui lidando com tudo isso, especialmente com a ajuda do meu pai. As reflexões que provoco são muito ligadas ao autoconhecimento, entender de onde a gente vem, quais são as nossas possibilidades, e o que fazemos com tudo isso sem deixar de respeitar quem somos de verdade. Acho que isso tem muito a ver com respeitar o próprio sonho. Quando falamos de autoconhecimento, a gente também fala de protagonismo” comentou a jornalista.

Voz da educação e missão cumprida – O entusiasmo também esteve presente entre os educadores que acompanharam seus alunos ao longo dos dois dias de evento. O professor Vitor Carvalho, do IFMA – Campus Araioses, destacou a importância de experiências como o Faz Teu Nome para aproximar os jovens da inovação e fortalecer a prática pedagógica.
“Nós viemos em uma caravana organizada com o apoio do Sebrae, que nos buscou em Araioses. Seguimos para Barreirinhas e, de lá, chegamos todos muito animados para participar. Esta iniciativa é fundamental porque no IFMA temos um ecossistema de inovação bastante ativo, com as chamadas Fábricas de Inovação presentes em praticamente todos os campi. Nessas oportunidades incentivamos os alunos a desenvolver projetos inovadores, como o Desafio Liga Jovem, entre outros. Para nós, docentes, e principalmente para os estudantes, eventos como este são uma oportunidade valiosa de vivenciar a inovação, de se capacitar e aprender de uma forma leve, dinâmica e divertida. Só tenho a agradecer ao Sebrae e ao IFMA – Campus Araioses por proporcionarem essa experiência”, ressaltou.

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o resultado alcançado mostra a força da educação empreendedora e abre caminho para novas iniciativas. “Encerramos o Faz Teu Nome com a sensação de dever cumprido. Foram cerca de 8 mil participantes vivenciando momentos únicos, com caravanas vindas de todo o estado, estudantes apresentando ideias inovadoras e professores reafirmando o compromisso com a formação empreendedora. Este evento não apenas reuniu pessoas, mas também lançou sementes de transformação que vão reverberar por muito tempo na vida dos jovens maranhenses”, concluiu o diretor.