ASN MA Atualização
Compartilhe

Integração das ações da Rota das Emoções é pauta entre MA, PI e CE para fortalecer o turismo em 2025

Sebrae’s realizam reunião estratégica para definir planos conjuntos entre os três estados e projetar avanços em sustentabilidade, inovação e mercado
Por Assessoria de comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Um roteiro que emociona o Brasil e encanta o mundo. Com esse espírito de integração, gestores e diretores do Sebrae dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, além de representantes do Sebrae Nacional, participaram da Reunião Integrada da Rota das Emoções, realizada nos dias 24 e 25 de março, na sede do Sebrae Maranhão, em São Luís. O encontro teve como objetivo avaliar os resultados alcançados em 2024 e pactuar o planejamento estratégico para 2025, consolidando a gestão compartilhada de um dos roteiros turísticos mais emblemáticos do Brasil.

Criada em 2005, a Rota das Emoções abrange 14 municípios que conectam destinos que são referência do turismo brasileiro em natureza, esporte, aventura, cultura e hospitalidade. Entre os principais atrativos estão os Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE) que promove a integração dos três estados, mas principalmente, entre os empreendedores e comunidades locais que vivem o turismo e ajudam a consolidar o destino como referência nacional e internacional.

Equipe técnica dos três estados alinhando as ações prioritárias do projeto Rota das emoções para o próximo ciclo

Planejamento 2025: sustentabilidade, inovação e promoção internacional

Para Suliany Teixeira, coordenadora do Projeto Rota das Emoções, o encontro é um momento estratégico de análise e construção coletiva. “Estamos avaliando todas as entregas de 2024, medindo o quanto conseguimos avançar nos indicadores propostos e, a partir disso, prospectando o futuro da Rota”, afirmou. Segundo ela, a proposta para 2025 contempla ações em diversos eixos estratégicos, “ o planejamento prevê ações que contemplam temas como qualificação empresarial, turismo de experiência, gestão da segurança, inovação, sustentabilidade e promoção em mercados nacionais e internacionais”, pontuou.

Durante os dois dias de programação, os participantes discutiram os cinco eixos que sustentam o projeto: Conhecimento; Governança e Integração; Inovação e Experiência; Sustentabilidade; e Mercado e Negócios. A proposta é fortalecer ações que estimulem o turismo de experiência, com foco na conexão entre visitantes e comunidades, valorização do meio ambiente e inclusão produtiva.

Diretor do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destaca os desafios e avanços da Rota ao longo de 20 anos de atuação

Diagnóstico e evolução dos resultados

Os números revelam a força do turismo na região: a Rota conta hoje com 11.390 empresas ligadas ao segmento, um crescimento de 68,3% nos últimos anos e 6.668 empresas com o turismo como atividade principal. Os empregos também avançaram, chegando a 61.960 postos de trabalho, sendo 8.387 formalizados diretamente no setor de turismo, de acordo com dados do CAGED 2025. O número de empresas atendidas pelo Sebrae nos três estados cresceu de 700 para 1.278, com aumento real no faturamento. Também foram destaque melhorias na infraestrutura, melhoria na qualidade dos equipamentos turísticos com empreendimentos para todo perfil de turistas, melhoria na qualidade dos transportes, Formalização de Instâncias de governanças com planos de ação pactuados e o posicionamento da Rota das Emoções na apresentação em mercados nacionais e internacionais.

Outro destaque da reunião foi a apresentação da Pesquisa Piloto – Diagnóstico de Maturidade das empresas da Rota das Emoções, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo vai subsidiar as próximas decisões do projeto, com dados atualizados sobre o perfil dos negócios locais, oportunidades de crescimento e os principais desafios enfrentados pelos empreendedores.

Apresentação do Diagnóstico de Maturidade da Rota das Emoções, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Um roteiro único e integrado

“A Rota das Emoções se consolida como um modelo de integração de três destinos que se complementam, cada um com sua beleza, identidade e vocação. São regiões ligadas à natureza, aos esportes, ao lazer. O estrangeiro, especialmente, se identifica com esse sentimento de convivência com a comunidade”, afirmou Alci Porto Gurgel, diretor técnico do Sebrae Ceará.

Segundo Élcio de Lima Nunes, gestor da Rota no Piauí, o projeto vem se fortalecendo há 20 anos, articulando ações entre os três estados e promovendo a sustentabilidade, qualificação e promoção do território. “A união entre Lençóis, Delta e Jericoacoara forma um roteiro único no Brasil e no mundo, onde o turista percorre 500 quilômetros vivenciando paisagens deslumbrantes, cultura viva e experiências experimentais”, reforçou.

Diretores Técnicos do Sebrae Ceará e Maranhão, Alci Porto Gugel e Mauro Borralho destacam fortalecimento da atuação conjunta entre os estados que integram a Rota das Emoções

Próximos passos

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância de dar continuidade ao processo de integração e inovar nas estratégias para posicionar a Rota das Emoções como destino global. “Estamos discutindo os resultados de 2024 e traçando perspectivas para 2025 com foco em inovação, sustentabilidade, empreendedorismo nas escolas e ações de mercado”, afirmou.

Entre os próximos passos está a reformulação do Salão da Rota das Emoções, com novo formato e abordagem, além da realização de uma missão técnica nacional , em parceria com o Sebrae Nacional e instituições públicas e privadas. “Temos um histórico de 20 anos de trabalho e muitos desafios pela frente, mas também grandes conquistas. Agora, o foco é capacitar ainda mais os empreendedores e garantir uma experiência cada vez melhor para o turista que visita esse território repleto de emoções”, concluiu Borralho.

  • Ceará
  • Crescimento
  • Integração
  • Maranhão
  • Piauí
  • Planejamento
  • Rota das emoções
  • Sebrae
  • Turismo