Explorar as belezas naturais dos Lençois Maranhenses e do Delta do Parnaíba em condições especiais está mais fácil para quem é da terra. A campanha “Maranhenses nos Lençois e Delta” convida os turistas do próprio estado a viverem experiências únicas na região com descontos de até 40% em meios de hospedagens, passeios, bares, restaurantes e nos serviços turísticos. A ação é promovida pela Instância de Governança Regional – IGR Lençóis & Delta, com apoio do Sebrae Maranhão, e tem como foco movimentar o turismo durante a baixa temporada.

De acordo com o presidente da IGR Lençois & Delta, Patrick Araújo, a campanha é uma resposta estratégica a um dos maiores desafios enfrentados pela região: a sazonalidade. “Temos dois dos principais atrativos turísticos do Maranhão, os Lençois Maranhenses e o Delta do Parnaíba, mas enfrentamos longos períodos de baixa estação. Pensando nisso, lançamos a campanha ‘Maranhenses nos Lençois e Delta’, com o objetivo de estimular o público local a conhecer nossa região, movimentar o turismo regional e aquecer a economia nesse período. Com a ação, abrimos novas oportunidades de faturamento para as empresas associadas à IGR e, ao mesmo tempo, incentivamos o maranhense a descobrir e valorizar suas próprias belezas naturais”, destaca, reforçando que a campanha acontece em dois períodos: de 24 de março a 31 de maio e de 13 de outubro a 15 de dezembro de 2025.

Como participar – Para participar, o público deve apresentar comprovante de residência no Maranhão. Já as empresas interessadas, devem estar associadas à IGR, garantir a qualidade dos serviços e publicar sua política comercial com os descontos ofertados, que vão de 15% a 40%.
Os maranhenses interessados em aproveitar as ofertas da campanha podem acessar o perfil oficial da IGR Lençois & Delta no Instagram (@igrlencoisedelta), onde está disponível, na Bio, um link com o regulamento completo da ação e a lista de empresas credenciadas. A proposta da campanha é justamente incentivar o contato direto entre os visitantes e os prestadores de serviços turísticos, facilitando a busca por promoções em hospedagens, passeios, gastronomia e outros atrativos da região. A página é atualizada constantemente com novidades e conteúdos que valorizam os destinos locais e ajudam o público a planejar sua experiência.

A proposta é valorizar o turismo regional, fortalecer os empreendimentos locais e criar novas conexões entre os maranhenses e os destinos incríveis que têm por perto. Para o gerente do Sebrae na regional Lençois Munim, David Amorim, a campanha reforça o papel da governança turística na promoção do desenvolvimento local. “O Sebrae é parceiro da IGR Lençois e Delta em diversas frentes, como o Projeto Rota das Emoções, que tem como foco estimular o empreendedorismo e qualificar os empreendimentos turísticos — agências de viagens, meios de hospedagem, alimentação, entre outros. No entanto, apesar da força dos nossos atrativos, os dados de visitação mostram que ainda temos uma baixa presença de maranhenses na região, se comparado a turistas de outros estados. A campanha ‘Maranhenses nos Lençois e Delta’ surge como uma oportunidade para reverter esse cenário, incentivando a valorização dos destinos locais por quem é da terra e ampliando o fluxo interno de visitantes”, destaca.