Com o objetivo de inspirar, fortalecer, capacitar e conectar mulheres empreendedoras, o evento “Brilhe Mulher” foi realizado em Pinheiro – MA no último dia 28. Iniciativa do Sebrae em Pinheiro, o evento foi direcionado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, promoção do aprendizado, troca de experiências e criação de oportunidades de negócios. O evento teve a participação de mais de 170 mulheres empreendedoras das regiões da Baixada e Litoral Ocidental, em um dos momentos mais concorridos do empreendedorismo feminino no território.
Durante o evento, um dos destaques foi a apresentação do Programa Sebrae Delas e do Prêmio Mulher de Negócios, ação que visa reconhecer, valorizar e incentivar mulheres empreendedoras que se destacam em suas atividades.
“O Brilhe Mulher” é um evento maravilhoso, onde a regional do Sebrae em Pinheiro reuniu mulheres empreendedoras e empresárias, em um grande encontro de mulheres inspiradoras. Além disso, com o evento, buscamos estimular as mulheres empreendedoras da região a mostrar as suas histórias no prêmio Mulher de Negócios do Sebrae”, explica Rosa Amélia Borges, gerente do Sebrae em Pinheiro.

Programação – Com uma programação dinâmica, o evento ofereceu palestras sobre consultoria de “Imagem Pessoal e Projeção Profissional” e sobre “Confiança Inabalável”. Houve, ainda, sorteio de brindes, espaço para maquiagem e um momento de confraternização, fomentando a integração das empreendedoras pinheirenses.
“Eu achei o evento maravilhoso por proporcionar a elevação da minha autoestima. Gostei muito das palestras; elas nos incentivaram o autoconhecimento e a ter mais expectativas como mulheres empreendedoras. Foi um dia de valorização das mulheres que somos: donas de casa, mães de família e também empreendedoras. Então, eu agradeço pela oportunidade e creio que estamos saindo do evento mais vitoriosas”, destaca Rosilda de Castro Boaz, empreendedora de confecção de Peri-Mirim.
Caravanas – O evento contou com a participação de pelo menos 170 mulheres empreendedoras vindas em caravanas dos municípios de Cururupu, Pinheiro, Bequimão, Central, São Vicente de Ferrer, Peri-Mirim, Santa Helena, Pedro do Rosário e Presidente Sarney.
O município de Cururupu trouxe 30 mulheres empreendedoras para participar do evento. “O Sebrae ofereceu esse evento para fortalecer o desenvolvimento das mulheres. Por isso, trouxemos um grupo de mulheres de Cururupu para que elas conhecessem outras mulheres empreendedoras, pudessem fortalecer a própria atuação e trocassem conhecimentos para empreender muito mais, se valorizando enquanto empreendedoras e mulheres”, afirma Nazaré Marques, secretária de Desenvolvimento Social de Cururupu.

O município de Pedro do Rosário foi representado pelo grupo de “Mulheres Águias”. O grupo foi criado, primeiro no WhatsApp, a partir da necessidade das mulheres terem uma rede de apoio. Depois, as 60 mulheres empreendedoras passaram a se reunir uma vez por mês, em espaços públicos do município para expor seus produtos como cosméticos, confecção e lanches. Neste ano, o grupo completa dois anos de existência.
“O grupo “Mulheres Águias” participou do Brilhe Mulher porque estamos em busca de conhecimento, e não tem lugar melhor do que estar aqui aprendendo com quem sabe”, afirma Millyene Mendes, coordenadora do grupo.
Já para Irani Reis, também integrante do grupo, o evento a ajudou a destravar. “Participei com o objetivo de aprender a empreender melhor e oferecer melhor atendimento para as minhas clientes. O evento foi maravilhoso; eu já tinha algumas ideias em mente, mas ficava me sabotando, com medo. Com esse incentivo, vou colocar esse aprendizado em prática. Só perde quem não participa”, conclui a empreendedora.