Dezessete crianças do povoado Cariri, na zona rural de Igarapé Grande (MA), deixaram de ser apenas leitoras para se tornarem autoras da própria história. O estímulo partiu da professora Antônia Sales, da Unidade Integrada Pinheiro de Moura, que transformou a rotina da sala de aula do 2º ano do ensino fundamental em um verdadeiro laboratório de criação literária.
O projeto rendeu à educadora o terceiro lugar estadual do Prêmio Educador Transformador, na categoria “Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas”. Promovido pelo Sebrae, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare, o prêmio reconhece educadores que desenvolvem projetos inovadores capazes de transformar a realidade educacional e impactar positivamente a vida dos estudantes.
Batizado de “Da imaginação ao papel”, o projeto resultou em uma obra que reúne contos, pequenas biografias e ilustrações feitas à mão pelas próprias crianças, materializadas tanto em formato manuscrito quanto em versão digital. O reconhecimento público ocorreu durante o Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem dos professores de Igarapé Grande.

Para a secretária municipal de educação, Shirlane Sampaio, o prêmio coloca em evidência o potencial pedagógico de regiões frequentemente invisibilizadas. “Para nós é um momento de muita felicidade, alegria e orgulho por ver essa pequena cidade, Igarapé Grande, sendo reconhecida em nível estadual e nacional”, destacou Shirlane.
A idealizadora do projeto não esconde a emoção ao ver o impacto prático da metodologia. Antônia Sales destaca que o principal objetivo sempre foi provar aos alunos que eles são capazes de produzir cultura e expressar suas identidades através da escrita.
“O objetivo do projeto foi incentivar a leitura e a escrita das nossas crianças, mostrando que elas são capazes de escrever suas próprias histórias e ter um livro produzido por elas. Ver esse reconhecimento hoje me deixa muito emocionada e feliz”, celebra Antonia Sales.

O sentimento de realização da professora é compartilhado por Romildo Rios, articulador de alfabetização do Pacto pela Aprendizagem, que reforça que as grandes ideias transformadoras e os talentos brilhantes da educação não se restringem aos grandes centros urbanos.
“A importância de um prêmio como esse está justamente em mostrar que metodologias inovadoras podem nascer em qualquer ponto do país. Os grandes talentos e as ideias transformadoras não estão apenas nos grandes centros. Temos professores brilhantes em todas as regiões, desenvolvendo práticas que podem inspirar educadores de todo o Brasil”, enfatizou Romildo Rios.

O prêmio
O Prêmio Educador Transformador cumpre justamente o papel de mapear e condecorar essas práticas inovadoras em todo o país. Em sua terceira edição, a iniciativa avalia projetos que transformam o cotidiano escolar em frentes como gestão, inclusão e sustentabilidade.
Na fase estadual, os destaques recebem troféus, certificados e selos digitais, abrindo caminho para os vencedores de cada categoria participarem do Congresso Bett Brasil. Na etapa nacional, o incentivo se expande para prêmios que incluem desde equipamentos tecnológicos até bolsas de MBA em Educação Empreendedora e missões internacionais na Bett UK, em Londres.

De acordo com Lucas Garcez, analista do Sebrae em Bacabal, o caso da professora Antônia exemplifica o propósito da premiação, que é injetar ânimo e suporte metodológico para que professores de qualquer município brasileiro possam elevar de forma prática a qualidade do ensino básico.
“O Prêmio Educador Transformador é um formato que o Sebrae tem para premiar professores educadores com projetos inovadores que mudam o cotidiano das crianças dos municípios do Brasil. A professora Antônia Sales desenvolveu um projeto maravilhoso com alunos do segundo ano e que certamente contribuirá para a melhoria do ensino dessas crianças”, finalizou Lucas Garcez, analista do Sebrae em Bacabal.
Para acessar o livro, basta visitar a página: Da imaginação ao papel

Serviço – O empreendedor interessado em conhecer como o Sebrae pode apoiar seu negócio, deve buscar orientações nas Unidades de Negócios (Unidades de Atendimento, na capital e no interior, (Açailândia, Balsas, Bacabal, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e São Luís), ou ainda, no NAE Barreirinhas, NAE Colinas e NAE Timon. E nas Salas do Empreendedor localizadas por todo o Maranhão.
Em Bacabal, o atendimento está disponível na Unidade do Sebrae, localizada na Rua Osvaldo Cruz, 715, centro. Remotamente, também pode receber orientações pela Central de Atendimento do Sebrae pelo 0800 570 0800 ou pelo Telefone/WhatsApp da Unidade: (98) 99191-3995.

