ASN MA Atualização
Compartilhe

Equipe de Balsas vai para semifinal do Desafio Liga Jovem

O projeto selecionado usa tecnologia para aproximar produtores e profissionais do setor do agronegócio
Por Jordana Fonseca
ASN MA Atualização
Compartilhe

Um grupo de estudantes de Balsas vai representar o Maranhão em uma competição nacional de inovação. A equipe Caraíbas, da escola Dom Bosco Balsas, formada pelos alunos Luiz Lorenzet, Júlio Hartman, Marcos Vinicio, João Tito e Luiza Simm, desenvolveu um projeto voltado para o setor do agronegócio, que é a vocação da região.

Classificado para a semifinal do Desafio Liga Jovem, o Agrojobs usa a tecnologia para propor uma solução criativa e aproximar produtores de profissionais do mercado, por meio de uma plataforma. Os alunos tiveram a orientação do professor Anderson Ramos.

Os alunos de Balsas selecionados se preparam para a próxima etapa da competição

“Ficamos super animados com a notícia da nossa classificação. Estamos empolgados com a próxima etapa e preparando os detalhes para chegarmos mais competitivos no Desafio. Acreditamos no potencial e na viabilidade econômica do Agrojobs, mas temos consciência que a concorrência também tem as mesmas expectativas em relação às suas propostas, por isso temos certeza de que será um grande desafio para todos os participantes, independente de quem saia vitorioso”, comemora Anderson.

Para o professor, iniciativas como a do Desafio Liga Jovem contribuem para enriquecer o processo educativo, levando os estudantes a focarem as ações em sua comunidade. “A competição é um projeto super interessante, pois torna o ambiente escolar mais próximo do conhecimento acadêmico e da realidade social. Acreditamos que devemos formar pessoas para contribuírem com a construção de um mundo melhor. Como disse Paulo Freire: “Educação muda pessoas, pessoas mudam o mundo”, enfatiza.

Os estudantes e o orientador se juntam às outras equipes classificadas e vão apresentar o projeto no período de 20 a 25 de março, em São Paulo. Seis equipes serão declaradas vencedoras. O anúncio das campeãs ocorrerá no Bossa Summit 2023, o maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores. O grande prêmio é uma viagem para Madrid, na Espanha, com todas as despesas pagas, para conhecer centros de inovação, trocar experiências e apresentar suas ideias a nível internacional.

O gerente regional do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, destaca que as ações para educação empreendedora na cidade têm dado bons resultados. “Ter uma equipe classificada em Balsas mostra que estamos no caminho certo ao trazer ferramentas, conhecimentos e provocar esse cenário de inovação para que os jovens possam pensar em soluções para cidade e, consequentemente, para região. Balsas tem se despontado com o Ecossistema Local de Inovação que já apresenta casos de sucesso. E essa equipe levará o nome do município para o certame nacional, o que demonstra a qualidade dos nossos jovens e das instituições que apoiam a iniciativa”, ressalta.

Sobre a competição

O Desafio Liga Jovem convida estudantes a desenvolverem soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia. A competição é uma iniciativa do Sebrae que conta com a parceria do Instituto Ideias de Futuro. Mais de cinco mil estudantes de todo o território nacional aceitaram o Desafio, totalizando mais de 600 grupos inscritos. Agora, as 100 equipes classificadas vão para semifinal.

A competição ocorre entre equipes de estudantes entre o 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio de todo o Brasil. Os grupos, formados de duas a cinco pessoas mais um orientador, participam de diversas atividades que auxiliam na criação e no desenvolvimento da sua solução e enviam um vídeo de até quatro minutos, apresentando seu projeto. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

A primeira etapa do Desafio Liga Jovem foi realizada entre 25 a 27 de novembro de 2022, durante a Virada Empreendedora, que foi um evento online. Ao todo foram mais de 5 mil estudantes de todo o território nacional que aceitaram o Desafio e mais de 600 grupos se inscreveram. Durante esses três dias, os grupos participaram de atividades compostas por palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e no desenvolvimento da sua solução, bem como na elaboração do vídeo-pitch do seu projeto.

  • Balsas
  • Desafio Liga Jovem
  • educação
  • Inovação
  • Sebrae