Na Baixada, a cidade de Pinheiro é uma das mais desenvolvidas economicamente. Para o Carnaval, a expectativa é que a cidade seja o destino de muitos turistas que querem curtir a folia no interior do Estado. Todos os anos um grande número de pessoas chegam a cidade, aquecendo a economia, com o consumo de bens e serviços. Esses produtos estão diretamente ligados ao carnaval, hospedagem, alimentação, bebidas, produtos como roupas, acessórios e muito mais.
Com a proximidade da festa do momo, já tem empreendedor pronto, só esperando o início da folia. É o caso de Ítala Fernanda Nogueira Costa, proprietária da Cecília Festas. No mercado há cinco anos, ela trabalha com produtos de papelaria, artigos para festas e presentes, no atacado e varejo.
Cliente do Sebrae, Ítala recebe acompanhamento de consultores, já participou de mentorias e fez cursos que a prepararam para entender melhor o negócio e planejar, visando a lucratividade e fidelização do cliente. Ela espera um crescimento de 50% nos lucros no Carnaval. O cálculo é baseado nos números do ano anterior. Ítala pretende, através do planejamento de vendas, garantir um crescimento significativo e lucrar ainda mais.
“Conseguimos, junto ao Sebrae, o aprendizado, acompanhamento em uma parceira de resultados, porque a cada ano, precisamos de orientação para entender as novidades e tendências de mercado. Aprendemos com o Sebrae a gerir a empresa de maneira correta, analisando o empreendimento, planejando de forma inteligente o estoque e as compras, antecipando as tendências e o interesse do consumidor. Tudo isso faz a diferença”, explicou Ítala.
A Gerente da Unidade de Negócios de Pinheiro, Nayara Moreira, avalia que o conhecimento de gestão é fundamental para o sucesso do empreendedor no Carnaval e em todas as épocas do ano.
“O Sebrae oferece as ferramentas necessárias para a gestão de um negócio de sucesso. Por vezes o pequeno empresário não se sente capaz ou não tem noção do mercado e das oportunidades, não se sente preparado para gerenciar o seu negócio da maneira correta, e isso fica muito evidente em datas como o carnaval. Mas fazer um planejamento estratégico pode ser muito mais fácil do que se imagina. Basta contar com a orientação adequada. No Sebrae, temos sempre uma solução sob medida para qualquer tipo ou ramo de negócio”, destacou a gerente.