ASN MA Atualização
Compartilhe

Em parceria, UFMA e Sebrae realizam o lançamento de site com mapeamento de Grupos de Bumba meu boi

O site caminhosdaboiada.com.br é fruto de pesquisa e objetiva valorizar os grupos culturais de Bumba meu boi da grande São Luís
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Um mapeamento dos grupos de bumba meu boi da grande São Luís foi apresentado a fazedores de cultura e comunidade durante a programação do Mobiliza São Luís desta terça-feira (05). O projeto Caminhos da Boiada tem como objetivo valorizar a integração destes grupos como indústria cultural.

Como parte do projeto, que identificou 100 grupos de bumba meu boi em São Luís até o momento, foi desenvolvido o site caminhosdaboiada.com.br, contendo a localização de todos os grupos de bumba meu boi da região metropolitana.

A solenidade de lançamento do site caminhosdaboiada.com.br contou com a presença de pesquisadores da UFMA, representantes de grupos de Bumba meu boi e da Coordenadora do Mobiliza SLZ, Daniele Abreu.

O Caminhos da Boiada é fruto de um trabalho de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos Culturais do Maranhão – GECULT, da Universidade Federal do Maranhão – Ufma com apoio do Sebrae. “Caminhos da Boiada é uma ação em parceria com a UFMA e o Sebrae, ativa desde o início do ano para uma grande entrega de um mapeamento da cadeia do bumba meu boi na região metropolitana de São Luís e também visa subsidiá-los, os fazedores de cultura, com ferramentas inovadoras com site e aplicativo”, informou Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza.

“A ideia é que todos os grupos de bumba meu boi da ilha sejam contemplados, através de um mapeamento que gerou três produtos que foram o mapa impresso, o site e terá futuramente um aplicativo. São estratégias de comunicação que vão dar maior visibilidade aos grupos”, colocou a coordenadora do projeto, Letícia Cardoso.

Letícia Cardoso, apresenta o site caminhosdaboiada.com.br.

O Projeto vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e integra cultura, turismo, comunicação e economia criativa em sua essência, buscando dar protagonismo ao brincante e aos líderes dos grupos de bumba boi. “A ideia é que o site sirva de repositório não só das imagens e informações e também um centralizador de redes sociais, telefones, rotas até os locais dos grupos e o mais importante é que ele seja um site retroalimentável, ou seja, os próprios grupos irão atualizar as suas informações”, explicou Paulo Marques, desenvolvedor do site.

Quem representa os grupos de bumba meu boi reconhece a importância da iniciativa. “O projeto Caminhos da Boiada, com o apoio do Sebrae, é importantíssimo pois conecta as sedes dos grupos com todas as informações necessárias para o acesso e para o conhecimento, pois a palavra-chave para a melhoria, é conhecimento. O projeto é fundamental para que a nossa cultura possa ser reconhecida não só nacionalmente, mas também ter o acesso à informação por todos”, ressaltou Cláudio Sampaio, presidente de honra do Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra.

  • caminhosdaboiada
  • Cultura
  • Sebrae