O Sebrae Maranhão realizou hoje, 24 de outubro, mais uma edição do Encontro Estadual de Educação Empreendedora, com o tema “Educação Empreendedora e Climática: capacitando multiplicadores”. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), polo Presidente Dutra, reunindo professores, gestores, coordenadores educacionais e estudantes dos municípios de Colinas, Tuntum, Jatobá, São José dos Basílios e Presidente Dutra.
“A educação empreendedora é uma realidade que nós não podemos nos afastar, enquanto a educação da rede pública municipal. O Sebrae é o nosso parceiro, já tivemos vários projetos em desenvolvimento, como o JEP, então, o Sebrae está de parabéns por desenvolver e possibilitar essa troca de ideias aqui em Presidente Dutra”, afirmou Diego Mota, Secretário Municipal de Educação de Presidente Dutra.
Com a iniciativa, o Sebrae busca incentivar práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de ecossistemas inovadores nas escolas, unindo o ensino, a sustentabilidade e o protagonismo estudantil, com vista ao fortalecimento da atuação dos educadores como agentes de transformação local.
“É muito importante que as escolas participem desses encontros porque nós educadores, como formadores de opinião, devemos plantar a semente da conscientização climática nos nossos alunos, para que eles sejam multiplicadores dessa ideia. E é justamente com esse objetivo, que nós estaremos implantando nas escolas do município de Tuntum, a temática da educação ambiental. Nós queremos que nossos alunos se envolvam na resolução de problemas sobre questões climáticas, não só nas escolas, mas também em outros lugares”, explicou Eliude Cunha, Coordenador de Educação Ambiental do município de Tuntum.

Responsável pela condução das políticas e articulações pedagógicas do Sebrae que fortalecem a educação empreendedora no estado, Mayna Braga, destacou a realização de mais um encontro: “Encerramos hoje mais uma semana do Encontro Estadual de Educação Empreendedora aqui em Presidente Dutra com um painel de case de sucesso incrível, onde temos um educador que está nas etapas finais do Prêmio Educador Transformador e duas equipes no Desafio Liga Jovem. Isso mostra a pujança da educação empreendedora e o poder de transformação que o Sebrae tem nos territórios”, destacou Mayna Braga, Coordenadora Estadual de Educação Empreendedora.
Trajetórias inspiradoras: Entre os destaques da programação, houve o painel “Experiências Inspiradoras em Educação Empreendedora e Climática”, com a participação dos professores, Miriane Pereira de Sucupira do Norte, de Rafael Silva de Presidente Dutra, de Paula Andrea de São Domingos do Maranhão e da professora Wildeglan Bezerra também de Presidente Dutra.
A professora Miriane Pereira, com uma trajetória voltada à integração de tecnologias educacionais e práticas sustentáveis em projetos como o BioTech e o EcoBri, ambos desenvolvidos com estudantes de Sucupira do Norte, e classificados na etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae, afirmou a importância da discussão: “é muito importante esse momento de discussão porque a gente precisa incentivar os alunos a pensarem em estratégias inovadoras para solucionar problemas de forma eficiente, utilizando os recursos da própria comunidade”, afirmou a professora.

Já o professor Rafael Silva Sousa, de Presidente Dutra, trouxe ao encontro reflexões sobre os impactos sociais no contexto escolar, e sua atuação com projetos de responsabilidade coletiva, como o “Dengue Aqui Não!”, prêmio reconhecido no Prêmio Educador Transformador do Sebrae: “ A ideia de empreendedorismo não é só montar uma empresa, a ideia pode ser uma questão social, que chamamos de empreendedorismo social, que não visa apenas a uma questão lucrativa, mas de trazer o bem para a comunidade, seja em relação a saúde, a segurança, e conforto, por exemplo. Além disso, a gente busca trazer materiais antes descartados, para reutilização em novos projetos inovadores que podem ser replicados na comunidade, trazendo um grande impacto social e educativo para a criançada”, explica o professor.
Além dos painelistas, o evento trouxe a palestra magna “Educação Empreendedora e Climática: Capacitando Multiplicadores”, ministrada pelo palestrante Leandro Vidal, que conscientizou e estimulou a cultura empreendedora aliada às pautas climáticas e socioambientais.
“A gente está no ano de COP 30, e é preciso entender sobre emissões, sobre sustentabilidade nos negócios, e tudo isso passa pela educação. Então, realizamos aqui em Presidente Dutra esse encontro para inspirar, motivar e capacitar os nossos professores, e também os nossos alunos a respeito dessa temática. É muito importante levar o conhecimento e buscar o desenvolvimento das nossas comunidades, dos nossos territórios, e sobretudo, daqueles que necessitam de uma atenção mais especial, que são aqueles subrepresentados”, finalizou Allan Kennedy, Gerente Regional do Sebrae em Presidente Dutra.

