Em um cenário de constantes transformações impulsionadas pela tecnologia, manter-se atualizado nas estratégias de marketing e vendas tornou-se essencial para a competitividade dos negócios rurais. Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e os avanços das ferramentas digitais e dos canais de comercialização pode ser um desafio para o produtor rural. Entendendo essa necessidade, o Sebrae levou capacitação aos produtores rurais atendidos pelo programa ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural) da Unidade de Negócios em Pinheiro, nesta quarta-feira (28).
Primeiro de 2026, o Encontro Coletivo reuniu produtores rurais de Pinheiro e São Vicente de Ferrer para aprimorar, de forma estratégica, o atendimento na região da Baixada Ocidental Maranhense. Com o tema “Do Campo ao Cliente: Estratégias de marketing, venda e agregação de valor para fortalecer a comercialização rural”, o Sebrae apresentou ferramentas práticas para melhorar a apresentação dos produtos, acessar novos mercados e tornar as propriedades mais competitivas, com uso de ferramentas digitais que podem contribuir para propaganda e venda.

Segundo a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, o encontro cumpre um papel estratégico ao estimular uma nova postura empreendedora entre os produtores.
“Este momento foi essencial para despertar uma mentalidade estratégica nos produtores atendidos pelo ALI Rural, mostrando como o uso das ferramentas de marketing e vendas pode transformar a forma de comercializar. Quando o produtor passa a enxergar seu negócio com visão de futuro, ele aumenta suas chances de lucro e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico da região”, destacou a gerente.

O ALI Rural é um programa do Sebrae que oferece consultoria gratuita e personalizada a pequenos produtores rurais. Ao longo de cerca de seis meses, os empreendedores recebem acompanhamento técnico para diagnóstico dos negócios, implantação de soluções práticas e adoção de inovações que impactam a produtividade, reduzem custos e ampliam o faturamento. O trabalho também estimula a profissionalização da gestão, a melhoria dos processos produtivos e a abertura de novos canais de comercialização, fortalecendo a agricultura familiar e os pequenos negócios do campo.
Nesta edição do ALI Rural ciclo 2025/2026, o Sebrae em Pinheiro ampliou o número de clientes atendidos em comparação a ciclos passados. Agora, 30 unidades produtivas são acompanhadas nos municípios de Presidente Sarney, São Vicente de Ferrer, Pinheiro e São João Batista. Dois Agentes Locais de Inovação Rural realizam atendimentos num raio de 100 quilômetros da Unidade Sede do Sebrae em Pinheiro, formando duas turmas, uma em São Vicente de Ferrer e outra em Pinheiro.
Dinâmicas práticas marcaram o evento
Durante o encontro, os produtores participaram de palestra e oficina sobre marketing, venda e agregação de valor, sendo convidados a aprender na prática como apresentar melhor seus produtos, dinamizar o atendimento e usar os recursos digitais como as redes sociais para chegar a novos mercados, aumentando as vendas e lucratividade.
Os relatos dos participantes reforçam os resultados do trabalho desenvolvido pelo Sebrae no campo. “Aprendi a vender, precificar e organizar minha empresa. Hoje minha produtividade e meu lucro são muito maiores, e isso impacta não só minha família, mas toda a cadeia produtiva ao meu redor”, destacou a produtora rural Jessiele Morais, que além do atendimento personalizado do ALI, também teve acesso a soluções como o Negócio Certo Rural, Sebraetec e Empretec.
Para a produtora de Palmeirândia, Antônia de Jesus Chagas, o encontro ampliou as perspectivas de crescimento. “Foi um momento muito proveitoso. Aprendemos como agregar valor aos produtos e trabalhar corretamente para aumentar vendas e lucros”, disse.
Já Valmir Pereira, produtor de farinha da comunidade Biriba em Pinheiro, destacou a importância de identificar novas oportunidades econômicas no meio rural. “Esse aprendizado abre caminhos para novas atividades e geração de renda. É isso que nossas comunidades precisam para crescer. Aqui tivemos novos conhecimentos de estratégias importantes que irão fazer a diferença nos nossos negócios”, ressaltou.
Ao fortalecer a capacidade comercial dos produtores, o Sebrae contribui para o aumento da renda no campo, geração de empregos, dinamização do comércio local e circulação de recursos nos municípios atendidos. O encontro coletivo realizado em Pinheiro e São Vicente de Ferrer reafirma o papel do Sebrae como parceiro do desenvolvimento rural sustentável, conectando inovação, gestão e mercado para impulsionar a economia do estado.
-
-
-

