ASN MA
Compartilhe

Conecta Rota: evento discute turismo sustentável e seguro para polo Lençóis e Delta

Em Barreirinhas -MA, evento realizado pelo Sebrae marca o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Com o objetivo de fortalecer o turismo e discutir melhores práticas de sustentabilidade para região, o Sebrae, em parceria com a Instância de Governança Regional (IGR) Lençóis Delta, realizou, em Barreirinhas, o “Conecta Rota – Turismo sustentável e seguro: caminhos para o futuro do Polo Lençóis e Delta”. O evento, realizado no dia 15, no auditório do Gran Lençóis Flat Residence, foi destinado a apresentação de resultados das ações do Sebrae na região, promovendo o compartilhamento de boas práticas e o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, que promete transformar a paisagem empreendedora e turística do estado.

Mais de 150 pessoas ligadas ao trade turístico prestigiaram evento realizado pelo Sebrae. (Sebrae/Divulgação)

O “Conecta Rota” foi um momento de conexão entre empresários, comunidades, instituições públicas e privadas, para a troca de experiências, debates e busca de soluções sustentáveis.“O Sebrae e seus parceiros vêm empreendendo em um território extremamente importante para o Maranhão e para o Nordeste. Com o “Conecta Rota” a gente traz reflexões muito importantes sobre temáticas relativas à sustentabilidade dessa região, como a própria segurança do turismo de aventura. A ideia é fazer com que os empresários e todo trade turístico possa refletir e trocar boas experiências, de maneira que a gente possa proporcionar aos turistas que vieram ao Maranhão, uma experiência segura e memorável”, afirmou Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão.

Flávia Nadler fez a mediação do painel “ Rota Sustentável – Turismo seguro e sustentável para o desenvolvimento do território”. (Sebrae/Divulgação)

Lançamento – O ponto alto do encontro foi o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções, uma iniciativa construída com base em normas internacionais que propõe uma agenda sustentável voltada para empresas do setor turístico. O programa contempla 12 temas distribuídos em três dimensões fundamentais: ambiental, social e econômica, oferecendo às empresas a oportunidade de se desenvolverem de forma estruturada, consciente e estratégica.

“O objetivo desse programa é criar um ciclo virtuoso de transformação dos destinos turísticos, tornando-os mais sustentáveis e preparados para receber visitantes com excelência. As empresas que se destacarem no processo, serão reconhecidas pelo Sebrae ao final do ano, o que contribui para estimular a melhoria contínua e valoriza as boas práticas adotadas pelos empreendedores”, explicou Alexandre Garrido, consultor da área de sustentabilidade e de gestão de turismo.

Alexandre Garrido faz apresentação do “Programa de Sustentabilidade para a Rota das Emoções”. (Sebrae/Divulgação)

O evento ainda destacou a gestão da segurança no turismo de aventura, uma preocupação cada vez mais presente em destinos que oferecem experiências imersivas na natureza, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

“Dentro do nosso planejamento regional, na IGR, temos o tema Segurança como prioridade. Ela está sob nosso guarda-chuva estratégico porque compreendemos que uma operação turística segura é também uma operação sustentável. Vamos permanecer fortalecendo ações como essa do Conecta Rota porque é de extrema importância para o desenvolvimento turístico do polo Lençóis e Delta”, destacou Patrick Araújo, Presidente da Instância de Governança Regional Lençóis e Delta.

Gestores do Sebrae de Lençóis Munim e do NAE Barreirinhas destacam resultados alcançados na região em prol do desenvolvimento do turismo. (Sebrae/Divulgação)

Case de Sucesso – Durante o evento, o Sebrae Maranhão apresentou os resultados das atividades realizadas durante o último ano na região. O evento contou com a presença do empresário de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Bruno Leite, que apresentou o Parque Ecológico Rio Formoso de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A ideia foi promover uma troca de experiências entre destinos que já avançaram na pauta e aqueles que ainda estão dando passos importantes rumo à sustentabilidade.

“O parque é case de sucesso para o Brasil e para o mundo. Nós conseguimos conquistar a certificação nacional em “Sistema da gestão da segurança e Turismo de Natureza”, e a certificação internacional em “Lixo Zero”, que leva a empresa a direcionar na economia circular mais de 90% de tudo que produz em resíduos”, disse o empresário.

Bruno Leite apresenta o case de sucesso “Parque Ecológico Rio Formoso”, localizado em Bonito, no Mato Grosso do Sul. (Sebrae/Divulgação)

Segundo David Amorim, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Lençóis Munim, o Sebrae vem assumindo o desafio de liderar a implementação de ações práticas e eficazes de sustentabilidade na Rota das Emoções. “Esse evento representa um marco para o turismo maranhense, porque a gente fez o lançamento do programa de sustentabilidade. Fizemos a conexão de pessoas, empresários e instituições em prol de um movimento que só tem a crescer. O Sebrae tem esse desafio de implementar ações específicas de sustentabilidade no território, principalmente na rota das emoções”, concluiu David Amorim.

  • Empreendededorismo
  • Lençóis e Delta
  • Rota das emoções
  • Sebrae
  • Segurança na Rota
  • sustentabilidade
  • Turismo
  • Turismo Seguro
  • Turismo Sustentável