Transformando desafios em oportunidades, essa é a história de sucesso do empreendedor Jurandir Mendonça. Natural de Santa Helena, no Maranhão, o empreendedor começou a sua trajetória como empreendedor há 27 anos, quando ainda era gerente em uma loja local. Sua trajetória é marcada por persistência, reinvenção e pelo uso estratégico das soluções do Sebrae, especialmente, por meio do programa Sebraetec. Hoje, Jurandir Mendonça é proprietário da rede de lojas Eletrolar, e das Móveis e Fábrica Miguens.
“Eu trabalhava como empregado, e vi que o meu patrão estava deixando de investir e que eu corria o risco de ficar desempregado. Foi aí que resolvi me arriscar com o que eu tinha, me desfiz de uma casa e de uma moto, e com o capital de 8 mil reais, eu comecei meu próprio negócio. A partir daí, as coisas foram acontecendo com muito trabalho e foco”, explicou o empreendedor.
Para suprir as necessidades de produtos da loja, o empreendedor criou a sua própria fábrica de móveis. Hoje, sua loja e seus produtos estão presentes nos municípios de Santa Helena, Cururupu, Turiaçu, Turilândia, Presidente Sarney, Carutapera e região.

Relação com o Sebrae – A parceria com o Sebrae começou por volta de 2004, quando Jurandir assumiu a presidência da Associação Comercial de Santa Helena. Na época, ele percebeu a importância de buscar apoio técnico para os pequenos empresários da cidade.
“O Sebrae foi fundamental. Trouxemos capacitações, consultorias, orientações sobre crédito e gestão. Muitos empreendedores que participaram desses primeiros cursos conseguiram crescer ou ao menos se manter firmes no mercado”, disse o empreendedor.
Atento às oportunidades de melhorias que o Sebrae oferece, Jurandir Mendonça, passou a buscar soluções do Sebrae para o seu próprio negócio. Na fábrica, por exemplo, ele investiu em capacitação de colaboradores, aprimorou processos de gestão e atendimento, e se manteve atento às tendências do setor: “O mercado muda muito rápido. Se a gente não tiver apoio de uma entidade como o Sebrae, que está sempre atualizado, fica difícil acompanhar”, destacou o empreendedor.

Novos negócios – Com o olhar sempre atento a novas oportunidades, Jurandir decidiu expandir seus negócios para um setor completamente novo: o de água mineral. Através do programa Sebraetec, o empreendedor registrou a marca e começou a estruturar o novo projeto: a Água Mingues. O novo empreendimento terá capacidade para envasar até 1.500 galões por hora.
“Se não fosse o Sebrae, eu teria desistido no começo. Era um setor novo para mim, com muita exigência legal e ambiental. E o Sebrae me deu todo o suporte necessário para transformar essa ideia em algo concreto”, garantiu Jurandir.
Vale destacar que a marca Miguens, registrada com o apoio do Sebrae, é uma homenagem ao seu pai, Manuel Miguens Martins. Hoje, com seis lojas e uma fábrica ativa e uma envasadora de água em andamento, o empreendedor se diz satisfeito com os serviços prestados pelo Sebrae. “A parceria com o Sebrae é essencial para o sucesso dos meus negócios. O Sebrae sempre me orienta, me atualiza e me dá suporte em todas as etapas. Empreender é desafiador, mas com apoio técnico do Sebrae fica muito mais viável”, ressaltou o empreendedor.
A gerente do Sebrae Pinheiro, Rosa Amélia, destaca o diferencial que faz na vida dos empreendedores, ter o Sebrae como apoiador: “O empresário que têm necessidades de inovar em melhorias de produtos, serviços e processos na sua empresa, tem que fazer uso do sistema de gestão de consultoria tecnológica chamado Sebraetec. `Por meio do serviço especializado, inovar se torna acessível. Empreender com o apoio do Sebrae faz total diferença para a empresa”, finaliza a gerente.