ASN MA Atualização
Compartilhe

ALI Educação Empreendedora realiza ciclo de palestras em Balsas

Cerca de 1.200 alunos de 15 escolas da zona urbana e rural participaram das palestras
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Habilidades empreendedoras são importantes não apenas para ter um negócio, mas para desenvolver características como resiliência, criatividade, organização e visão de futuro. A partir desses princípios, o Sebrae, por meio do Agente Local de Inovação (ALI) Educação Empreendedora, trabalha nas escolas realizando ações voltadas para alunos e professores.

“Foi legal porque a gente descobriu como guardar o nosso dinheiro, como juntar mais dinheiro e como investir. Eu já ganho meu dinheiro, vendo pulseira para quando eu quero comprar algumas coisinhas.”, conta animada Bárbara Felisberto, 10, aluna do 5º ano da Escola Municipal Eurico Bogea.

A jovem Bárbara participou da palestra e já dá lições de empreendedorismo

A exemplo da pequena empreendedora, 1.200 alunos da rede municipal de Balsas participam do ciclo de palestras do ALI Educação Empreendedora. A atividade ocorreu entre os dias 05 a 08 de março em 15 escolas das zonas urbana e rural. Com os temas “Bioeconomia e Sustentabilidade” e “Educação Financeira”, foram escolhidos a partir de demandas das escolas.

O programa promove palestras e oficinas para capacitar alunos e professores. Para Maria Aparecida Antunes, diretora da Escola Municipal Cirilo Joaquim, do povoado Aldeia, o ALI Educação Empreendedora oferece aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos em sala de aula de forma prática.

“A escola só tem a ganhar com esse tipo de projeto, porque eles vêm trazendo o conhecimento de mundo, o conhecimento lá de fora da sociedade. Então são conhecimentos que eles podem estar aproveitando no seu dia a dia, podem estar levando para as famílias também”, explica a diretora.

Ações continuadas

O gestor do Sebrae em Balsas, Hiago Aravena, destaca que as ações do Programa Nacional da Educação de Educação Empreendedora (PNEE), contam com uma série de atividades, como o Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), que atendeu em 2023, 3 mil alunos da rede pública municipal, com previsão de expansão em 2024.

“O Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Balsas, tem realizado ações através do Programa Nacional da Educação de Educação Empreendedora, que é o nosso PNE. Essa semana encerramos mais um ciclo do ALI Educação Empreendedora, com palestras voltadas para pensar o eixo qualidade de vida, pensando no mercado de trabalho e gestão financeira, para os alunos do ensino fundamental”, ressalta Aravena.

  • ALI
  • Balsas
  • Educação Empreendedora
  • JEPP
  • Sebrae
  • Sebrae Maranhão