ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovendo a cultura empreendedora e a inovação

No evento, foram realizadas oficinas de Canva Projeto de Vidas, talks, palestra e o lançamento do Comitê de Governança do Ecossistema de Inovação
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Com ações voltadas para a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo, o Sebrae Maranhão participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Imperatriz, na última semana, numa parceria envolvendo o Governo do Estado e outras instituições ligadas à área. Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a Semana proporcionou oportunidades de conexões, sublinhando a importância da colaboração entre diferentes atores para fortalecer a ciência, tecnologia e a inovação na região tocantina e em todo o Maranhão.

Programação – Durante a Semana, o Sebrae realizou oficinas de Canva Projeto de Vidas, talk, palestra e promoveu o lançamento do Comitê de Governança do Ecossistema Local de Inovação, ações que somam com o trabalho que vem sendo realizado no território, visando um salto de inovação capaz de impulsionar o crescimento sustentável da região fortalecendo o empreendedorismo.

A estudante Nathaly da Silva participou da programação e contou como foi a experiência. “Eu participei da oficina de Canva e achei muito interessante, pois quando a gente ouve Canva, pensa no aplicativo. Mas, quando o professor explicou a dinâmica, achei muito legal. A oficina trabalhou o autoconhecimento e isso pode nos auxiliar no futuro na carreira e no desenvolvimento profissional e pessoal”, explicou ela.

Já o estudante Jonas de Sousa, que também participou das ações do Sebrae, revelou o desejo de empreender, já tendo definido uma área específica de atuação – o agronegócio. Para ele, esse momento de conexões com profissionais e de ouvir as experiências de quem já empreende foi importante no fortalecimento do objetivo futuro. “Um momento realmente importante para mim e para os objetivos que tracei”, reforçou o estudante.

Ecossistema de Inovação – Com um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo, o estímulo à inovação e ao espírito empreendedor torna-se essencial para o desenvolvimento econômico do país. É nesse contexto, que surge o Ecossistema Local de Inovação de Imperatriz (ELI), que teve o Comitê de Governança lançado, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Governança do ecossistema de Imperatriz lançada durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia ( Foto: assessoria)

Essa estrutura é composta por representantes de instituições acadêmicas, empresas privadas, governo, startups e o sindicato dos metalúrgicos. Esse grupo atuará sistematicamente para o alcance de resultados do ecossistema, bem como dará sustentação e executará o plano estratégico já elaborado.

“O trabalho de estruturação do Ecossistema de Imperatriz vem sendo realizado desde o primeiro semestre deste ano. Os atores já elaboraram um plano estratégico, visando transformar a região através da geração de conexões e do conhecimento, que são bases para um polo de empreendedorismo inovador. Temos uma agenda de ações a serem realizadas, e a formalização da Governança foi uma delas”, explicou o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães.

Nos próximos passos da estruturação do ELI, constam a formalização do pacto de inovação e eventos itinerantes de fomento à cultura inovadora e do empreendedorismo, entre outros, com previsão de entrega para a entrega final do Ecossistema no dia 5 de dezembro, conforme Guimarães.

Além de Imperatriz, são beneficiadas pelo Ecossistema as cidades de Davinópolis, João Lisboa, Estreito, Porto Franco e Governador Edison Lobão. Após uma análise das vocações desses municípios, foram identificados como eixos prioritários de ação, as tecnologias voltadas para o agro e alimentos, tecnologia da informação e automação, soluções em transporte e logística, além de biotecnologia e novos materiais.

  • Ciência
  • Inovação
  • Sebrae
  • Tecnologia