ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae treina consultores para atuar com pequenos produtores rurais.

Um total de 40 profissionais estão sendo certificados para atuar no Programa Negócio Certo Rural (NCR).
Por Ernesto Batista
ASN MA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Maranhão, em parceria com a Universidade Corporativa Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), deu início à certificação dos instrutores e consultores maranhenses que vão atuar no âmbito do programa Negócio Certo Rural (NCR).

Ao todo, 40 profissionais do Maranhão Piauí, Mato Grosso do Sul e Pará que atuam em instrutoria e consultoria no NCR foram reunidos em São Luís, no Sebraelab, para receberem os conhecimentos necessários para a certificação, que permite a atuação no Maranhão e no resto do país. O treinamento vai até sexta-feira (10).

Consultores enfatizam importância da preparação para uma atuação focada nas necessidades dos produtores rurais.

O Negócio Certo Rural é uma iniciativa voltada ao treinamento dos proprietários de pequenas propriedades rurais para o uso de ferramentas de gestão e soluções Sebrae em suas propriedades e torná-los donos do próprio negócio. O NCR atende cerca de seis mil pequenos produtores rurais em todo país. Em 2021, foram realizadas 90 turmas dessa solução em todo o estado. Para este ano, a perspectiva é realizar uma turma por semana no Maranhão, com participação das Unidades Regionais.

Estiveram presentes na abertura da capacitação, o presidente do Senar e ex-presidente do Conselho Deliberativo Estadual – CDE do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão, Jaime Coelho; a coordenadora de Encadeamento Produtivo no Sebrae estadual, Larissa Leite; além do analista técnico do Sebrae Nacional, Ludovico de Riva, e do gerente Técnico do Senar, Carlos Feitosa.

“Com essa iniciativa, Sebrae e Senar atuam na preparação de seus consultores e instrutores para levar ao produtor rural apoio técnico, noções de gestão e empreendedorismo focadas na realidade do segmento, enfocando a importância do planejamento adequado da propriedade rural como suporte para o crescimento desses negócios”, avalia o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão, Jaime Coelho.

Jaime Coelho, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão.