Produtores rurais de Vitória do Mearim (MA) participaram, na última sexta-feira (30), do Encontro Coletivo ALI Rural, realizado no Instituto Nossa Senhora de Nazaré. A ação foi promovida pela Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês e reuniu agricultores do município para debater um dos principais desafios enfrentados no campo: o controle de pragas e doenças na produção vegetal.
A palestra que tratou da temática do encontro despertou grande interesse e participação do público. O assunto prendeu a atenção dos participantes justamente por fazer parte da realidade de todos os agricultores em algum momento da sua jornada no trabalho no campo. De forma didática, o conteúdo foi apresentado com o apoio de imagens ilustrativas, facilitando a identificação das principais pragas e permitindo que os produtores reconhecessem aquelas que já causaram prejuízos às suas lavouras.
Os empreendedores rurais puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências vivenciadas em suas propriedades e aprofundar conhecimentos sobre o problema. A orientação abordou desde a identificação correta das pragas até as formas adequadas de tratamento e erradicação, com destaque especial para a prevenção, considerada fundamental para evitar perdas, garantir melhor desempenho no plantio e, consequentemente, maior retorno financeiro sobre o investimento.

Para o produtor Eleilson Marciel Lopes, do povoado São Lourenço, que trabalha com o plantio de arroz e mandioca, o aprendizado foi imediato e prático. “Hoje eu aprendi aqui com a orientação do Sebrae como fazer o plantio correto tanto da mandioca quanto da melancia, e tudo o que eu aprendi dá para aplicar na minha propriedade”, destacou.
Antonio de Abreu, produtor do povoado Santa Rosa do Japão, também ressaltou a importância do momento de troca e aprendizado. “Eu sou um pequeno agricultor, esse momento aqui foi muito bom. Eu gosto de manter a minha produção saudável. A gente trabalha com milho, abóbora, melancia, cheiro-verde, pimentinha, quiabo, tomate, e isso aqui é um incentivo para aprender a deixar tudo melhor. Aqui a gente faz uma troca de experiência muito boa. Pra mim está sendo muito bom o atendimento do Sebrae, eu tô gostando”, afirmou.

A produtora Dionice de Jesus Oliveira Amorim reforçou o impacto positivo das orientações recebidas. “Eu gostei muito das respostas do agrônomo, que nos incentivaram a cuidar melhor da nossa produção. Tinha muita coisa que a gente não sabia como evitar a perda, e agora estamos preparados para combater as pragas e aumentar a nossa produtividade. Com o apoio do Sebrae, tenho certeza que vamos evoluir cada vez mais”, disse.
Tecnologia no Campo – O Programa ALI Rural se apresenta como uma importante oportunidade para pequenos produtores transformarem a gestão de suas propriedades, passando a enxergá-las como verdadeiros negócios rurais, mais organizados, lucrativos e sustentáveis. O foco do programa é a inovação, com a introdução de tecnologias no manejo do campo e acompanhamento prático, incluindo encontros periódicos para aplicação de ferramentas de gestão, melhoria dos processos produtivos, organização financeira e acesso a novos canais de comercialização.
Segundo o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Inês, Adalberto Fraga, o tema da palestra atendeu a uma solicitação direta do grupo que será acompanhado pela ALI Rural ao longo de 12 meses. “Vai ser um ano de relacionamento, durante o qual disponibilizamos diversas soluções para quem produz vegetais. O controle de pragas é fundamental para que o produtor esteja preparado, especialmente no período chuvoso, quando há maior incidência. Os indicadores do ALI Rural estão voltados para o aumento da produção e da produtividade, o que só é possível com manejo adequado e uso correto dos insumos”, explicou.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Vitória do Mearim, Marcelo Bezerra Marinho, destacou a parceria com o Sebrae e os impactos esperados para o município. “Estamos juntos apoiando os agricultores da nossa região. O que se espera, e sabemos que vai acontecer, é a redução do impacto das pragas na produção local. A estimativa é de um crescimento de cerca de 30%, melhorando o desempenho e a produtividade das diversas culturas que temos”, concluiu.
Ao longo de um ano, um Agente Local de Inovação realiza diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicação das melhorias nas propriedades e mensura os resultados, seja por meio do aumento do faturamento ou da redução de custos. Com iniciativas como essa, o Sebrae de forma estratégica fortalece a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do meio rural em Vitória do Mearim.

