Na noite desta quinta-feira, 4, o município de Bacabal viveu um momento histórico com o Lançamento oficial do Ecossistema de Inovação Mearim Valley e a apresentação do Planejamento Estratégico de ações para o ano de 2026. A iniciativa foi realizada pela Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal e reuniu representantes de diversos setores do Médio Mearim.
“Esse momento está sendo muito importante porque ao longo do ano de 2025, nós trabalhamos a questão da inovação territorial através da abordagem Ativa, que é uma ação que nós desenvolvemos a nível nacional para ativar a inovação nos territórios. E aqui em Bacabal, desde o mês de fevereiro, o Sebrae realiza várias ações com os três públicos, o público “gov”, o”edu”, da área da educação, e o público “.com”, que são os empreendedores, os empresários e as startups. E hoje é culminância desse trabalho”, explica Danielle Abreu, Coordenadora de Inovação do Sebrae Maranhão.
Durante a solenidade, o Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação da UFMA Bacabal, Ricardo Henrique, representando o Eixo Educação, destacou a importância desse sonho que agora se torna realidade: “O Ecossistema de Inovação de Bacabal é um sonho antigo, que pensamos nele com muito carinho há alguns anos atrás, e hoje, nós estamos realizando um grande sonho. O ecossistema de inovação é um movimento que vai trazer muita ajuda para quem precisa e muitas ideias, é um novo olhar para a inovação em Bacabal”, afirmou o Coordenador.
Mearim Valley – O Mearim Valley se apresenta como uma rede viva, formada por pessoas, instituições, talentos, ideias, negócios e oportunidades que crescem juntas. Um movimento de união e visão de longo prazo, com o objetivo comum de tornar a região do Médio Mearim mais competitiva, sustentável e atrativa por meio da inovação, estimulando conexões, criando oportunidades e consolidando o território como referência em inovação no Maranhão.

“O ecossistema é muito importante para nossa região, e como empreendedora, eu vejo isso como uma forma de nós ficarmos mais perto dos nossos clientes, da população em geral, e de apresentar a inovação para eles. É um ambiente que une alunos, empreendedores, grandes empresários, então, gera um grande networking entre todos”, acredita a empreendedora Thays Moita.
A apresentação oficial do ecossistema foi feita pelo líder do Mearim Valley, Louremar Júnior, que apresentou a visão, os pilares, o propósito e os próximos passos desse movimento. Na ocasião, também foi lançado o site institucional do ecossistema: www.mearimvalley.com.br.
“No lançamento do Ecossistema de Inovação Mearim Valley, nós reunimos diversos atores de diferentes segmentos, para fazer esse momento importantíssimo para o desenvolvimento da nossa região, marcando assim a história do nosso município. Na ocasião, lançamos o nosso site, que é o nosso ponto de encontro para falar sobre inovação, divulgar a nossa agenda e nos conectarmos com todos os atores, mostrando que faz sentido estar inovando na nossa região”, destacou o Líder do Ecossistema, Louremar Júnior.

Pacto pela Inovação – Na programação do evento, houve a Assinatura do “Pacto pela Inovação do Médio Mearim”, onde os participantes assinaram a Carta de Compromisso, onde se comprometem em trabalhar em prol da transformação da realidade local. Na carta, constam itens como: sensibilização e disseminação do ecossistema; Engajamento e participação ativa no encontros como o Mearim Talk, e apoio a visibilidade das startups locais; Fomentação da Ambiência, que visa apoiar a realização de grandes eventos de conexão, como o Inova Mearim, e articular ações que tornem o ambiente local propício para novos negócios; e o Reconhecimento e Aceleração que busca incentivar o surgimento de novas lideranças e projetos, apoiando iniciativas futuras como o Prêmio Mearim Valley e os editais de pré-aceleração de novos negócios.
“O Objetivo da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal com a realização do Lançamento do Mearim Valley é transformar o território do Médio Mearim em território empreendedor, através da inovação, conectando empreendedores, estudantes, instituições financeiras e de ensino. Esse momento, sem dúvidas, representa um marco muito importante para Bacabal e para o Sebrae”, afirma Emerson Mendes, gerente regional da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal.

Agenda de ações – Ainda durante o evento, foi apresentado o plano de ação, com uma agenda para todo o ano de 2026 que inclui a sensibilização para adesão de mais participantes; engajamento para realização de três Mearim Talk; manutenção rede de parceiros e a realização do Inova Mearim; e a criação e Lançamento do Prêmio Mearim Valley, e o do edital Pré-Aceleração do Mearim Valley.
“É uma agenda muito importante de democratização do acesso à inovação e criação de um ambiente favorável para que, quem venha a empreender, já empreenda com a pegada da inovação. É o Sebrae impulsionando a inovação no território do Médio Mearim, e a gente ratifica a atuação da inovação e democratiza o acesso, com a união de parceiros e instituições, atuando forte na região”, ressalta César Guimarães, Gerente de Inovação do Sebrae Maranhão.
O Mearim Valley tem como parceiros, a Associação de Jovens Empresários de Bacabal (AJE Bacabal), a Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal (UFMA/Bacabal), o Instituto Federal do Maranhão, Campus Bacabal (IFMA/Bacabal), Universidade Estadual do Maranhão, Campus Bacabal (UEMA/Bacabal). Os interessados em acompanhar as ações do Mearim Valley, podem acessar o site (www.mearimvalley.com.br), ou entrar em contato pelo e-mail ([email protected]) ou pelas redes sociais (@mearimvalley).

