ASN MA
Compartilhe

Sebrae reforça conquistas do empreendedorismo feminino e destaca ciclo 2025 em Imperatriz

Evento reúne empreendedoras e marca avanço histórico do Maranhão no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, reforçando a expectativa para novas ações em 2026.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae realizou, na noite da última segunda-feira (24), em Imperatriz, um encontro para homenagear as mulheres inscritas no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 (PSMN). O evento marcou a celebração de um ciclo histórico para o Maranhão e abriu caminho para novas iniciativas dedicadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino em 2026.

A gerente da unidade do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, destacou que o momento foi de reconhecimento e planejamento. “Reunimos as lideranças do empreendedorismo feminino para mostrar a potencialidade dessas mulheres e projetar ações que permitam que cada iniciativa cresça ainda mais no próximo ano”, afirmou. Segundo ela, a conquista maranhense no prêmio nacional fortalece o compromisso da instituição com políticas de inclusão produtiva.

Entre as homenageadas, estava a imperatrizense Camila Policarpo, fundadora da Ducié Confeitaria e campeã nacional do PSMN na categoria MEI em 2025. “Foi muito importante ganhar esse prêmio e mostrar nossa cultura. Hoje posso dizer para outras mulheres que, se você acreditar, você consegue”, disse Camila que levou a regionalidade do brownie de coco babaçu para o país inteiro e emocionou as participantes ao compartilhar sua trajetória.

O Maranhão alcançou, em 2025, seu melhor desempenho na história do prêmio, com 438 inscrições validadas, sendo o estado com maior número de inscritas no Nordeste e o segundo do país. Além de Camila, outra maranhense, Vilena Silva, de São Luís, conquistou o primeiro lugar nacional na categoria Ciência & Tecnologia — um feito nunca antes registrado na mesma edição.

Segundo levantamento do Sebrae, as mulheres representam 46,8% dos empreendedores iniciais no Brasil, dado que reforça a crescente participação feminina no universo dos pequenos negócios. Outro relatório nacional indica que 33,9% dos empreendedores do país são mulheres, consolidando um cenário de expansão, apesar dos desafios.

O evento marcou a celebração de um ciclo histórico para o Maranhão e abriu caminho para novas iniciativas dedicadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino em 2026. (Sebrae / Divulgação)

Um ciclo que inspira o próximo
A cerimônia celebrou a coragem das participantes que inscreveram seus relatos. Como destacou o texto institucional apresentado no evento, cada mulher que se dedicou a escrever sua trajetória já representa uma conquista. O Sebrae enxerga essas histórias como pilares que sustentam o desenvolvimento econômico local.

“Tivemos recorde de inscritas e duas vencedoras nacionais. Estamos aqui comemorando mulheres guerreiras que compartilharam suas histórias e inspiraram outras a acreditar no próprio negócio”, destacou a analista do Sebrae, Aline Maracaipe, lembrando que 2025 foi um ano histórico para o território atendido pela unidade do Sebre em Imperatriz.

O encontro valorizou a diversidade de segmentos representados pelas empreendedoras e evidenciou a importância de fortalecer ecossistemas de apoio para que essas iniciativas alcancem novos mercados. A presença das empreendedoras trouxe exemplos reais do impacto do empreendedorismo na vida de mulheres da região.

A empreendedora Elaine Carneiro, do setor de pneumáticos, participou da celebração. Para ela, ser lembrada entre tantas histórias é motivo de orgulho. “No trabalho você não tem gênero, tem competência, conquistas e desafios. Estar aqui me faz lembrar que ser diferente também é o que me move”, afirmou.

As falas emocionadas dos discursos no evento reforçaram que o empreendedorismo feminino é mais do que geração de renda: é transformação social, autoestima e possibilidade de futuro. Encerrando o evento, foi reafirmado que 2026 será um ano de intensificação das políticas de apoio, com mais programas, oficinas e ações dedicadas exclusivamente às mulheres empreendedoras. O objetivo é consolidar o Maranhão como referência nacional em empreendedorismo feminino.

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo feminino
  • PSMN 2025
  • Sebrae
  • UNImperatriz