A cidade de Estreito (MA) já vive um novo clima de recomeço na economia. É que a Feira de Negócios promovida pelo Sebrae terá início nesta quarta-feira (12), reunindo mais de 50 expositores, rodadas de negócios e crédito, palestras temáticas, oficinas e ações de orientação financeira. Até o dia 14 de novembro, a expectativa é receber mais de 2 mil visitantes na Praça da Vila São Francisco, onde o evento será realizado.
“No final do ano passado, a ponte de Estreito caiu, mas ao longo desse ano, novas pontes foram construídas. Toda a região ganhou com isso, conseguiu transformar situações ruins em situações que menos afetaram essa comunidade de uma região tão rica, culturalmente, economicamente, e que nós, do Sebrae, sempre estivemos ladeados com o povo e os empreendedores da cidade”, destaca Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão.
A Feira de Negócios chega em um momento decisivo para o município, que desde o colapso da ponte sobre o Rio Tocantins, em dezembro de 2024, tem enfrentado grandes desafios. O desastre interrompeu o fluxo de comércio e afetou diretamente o funcionamento de cerca de 200 empresas, provocando uma queda significativa nas atividades produtivas. Com a previsão de entrega da nova ponte para dezembro de 2025, o Sebrae tem atuado durante todo o ano para reestruturar o ambiente de negócios e impulsionar a geração de renda.
“A feira é o momento de novos encontros, novos negócios, de ofertas de produtos locais. É uma oportunidade de reconhecimento e fazer com que esse momento de incerteza fique para trás”, completa o diretor superintendente, citando, ainda, a palestra de abertura da Feira, com a ex-ginasta campeã mundial, Daiane dos Santos.
Programação diversificada

A programação é voltada para empreendedores de todos os setores, o evento contará com a participação de empresas âncoras, instituições financeiras e órgãos públicos, ampliando o alcance das oportunidades de negócios e parcerias estratégicas. A expectativa é que as ações realizadas durante a feira movimentem a economia e criem novas perspectivas para empreendedores que ainda se recuperam dos impactos da crise.
De acordo com Márcia Martins, gerente da unidade regional do Sebrae em Imperatriz, responsável pelo atendimento em Estreito, o evento é uma oportunidade para renovar o fôlego do comércio local e ampliar as conexões entre empreendedores e instituições parceiras. “Depois de um período tão difícil, esta feira é um símbolo de resistência e superação. O Sebrae tem sido presença constante desde o início da crise, oferecendo orientação técnica, capacitação e apoio financeiro. Agora, o objetivo é transformar essa mobilização em novos negócios e fortalecer a economia local”, ressalta.
Conexões e oportunidades
Entre os destaques da programação estão as Rodadas de Negócios e Crédito, que reunirá empresas compradoras e fornecedores da região, promovendo encontros que podem resultar em parcerias e contratos futuros. A atividade busca fortalecer cadeias produtivas locais e incentivar o crescimento de empreendimentos de pequeno porte e acontece na próxima quinta-feira (13) na sala do empreendedor.
Durante os dias de eventos as arenas de conhecimento ofertam oficinas de gestão, palestras sobre liderança e inovação. Na sexta-feira (14) o Painel de Empreendedorismo Feminino integra a agenda, promovendo conhecimento e inspiração para os participantes.
A Feira de Negócios Sebrae é uma realização do Sebrae Maranhão em parceria do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, e da Prefeitura de Estreito. Conta com o patrocínio da CESTE – Consórcio Estreito Energia e apoio da Suzano e Júpiter Internet. O evento tem apoio da prefeitura de Estreito e de instituições parceiras, consolidando-se como uma das principais ações de fortalecimento do empreendedorismo na região tocantina. A iniciativa reforça a importância da cooperação entre o poder público, a iniciativa privada e o Sebrae na reconstrução do cenário econômico local.

