Com o objetivo de fortalecer a identidade do grupo e ampliar a conexão das lideranças com o território, foi realizado em Bacabal o II Encontro Territórios Empreendedores, iniciativa promovida pelo Sebrae Maranhão. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, no Auditório da Mindset, localizado no centro de Bacabal, reunindo representantes dos onze municípios que compõem o Território Empreendedor Médio Mearim.
A atividade marcou mais uma etapa do processo de construção coletiva de uma identidade regional voltada ao desenvolvimento sustentável e integrado. Após o fortalecimento da identidade do grupo no primeiro encontro, a segunda edição intitulada “Nosso Território”, teve como foco o aprofundamento da compreensão sobre o contexto em que os participantes atuam, promovendo a transição da identidade do grupo para a identidade territorial.

“Percebi durante o Encontro o quanto é importante pensar de forma territorial, enxergando o Médio Mearim como um organismo vivo, com identidades, desafios e potencialidades que se entrelaçam. Esse olhar histórico ajuda a entender as raízes da nossa cultura empreendedora e nos inspira a projetar um futuro com mais propósito e coerência com a nossa identidade”, destacou Clayton Lima, liderança de Pedreiras.
Durante os dois dias de programação, o grupo participou de dinâmicas e reflexões que abordaram a história, os valores e os elementos que formam a identidade sociocultural do Médio Mearim, estimulando uma visão mais integrada e sistêmica do desenvolvimento.
A metodologia do encontro convidou os participantes a revisitar suas memórias, vivências e vínculos afetivos com o território, promovendo a reconstrução simbólica e coletiva da identidade territorial. Esse processo de ressignificação fortaleceu o sentimento de pertencimento e o engajamento das lideranças com os desafios e potenciais da região.

“Quando a gente viu a ideia da sustentabilidade econômica, política, social, cultural e ambiental, a gente observou que tudo está ligado, e que uma coisa depende da outra, e a gente precisa ter um olhar voltado para isso para gente não se perder ao longo do tempo. A gente percebeu que, um ajudando o outro, é possível construir uma governança atendendo todos os públicos”, relatou Clarice Morais, liderança do povoado Seco das Mulatas de Bacabal.
A estratégia – O Território Empreendedor Médio Mearim é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que une lideranças públicas, privadas e do terceiro setor dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lima Campos, Pedreiras, Peritoró, São Mateus do Maranhão, Trizidela do Vale e Vitorino Freire.

Dividida em encontro mensais, a jornada estratégica do programa é dividida nas fases de exploração do território com base em evidências e vivências locais, promoção do engajamento de lideranças e instituições para a definição de uma agenda de desenvolvimento, e o impulsionamento da transformação do território por meio da integração de parceiros e recursos.
“O segundo encontro foi um momento muito importante para os líderes fazerem o resgate histórico de suas regiões, identificaram desafios e potencialidades, e ainda, se reconheceram como peça chave no desenvolvimento da região, ao fazer o próprio resgate histórico das atividades que já desenvolveram. O Sebrae Bacabal está convicto de que a agenda e o trabalho colaborativo que estamos fazendo irão surtir efeito no desenvolvimento e crescimento da região do médio Mearim”, finalizou Emerson Mendes, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal.

