ASN MA
Compartilhe

Conhecimento e técnica impulsionam produção de melancia em Balsas – MA

O casal Valdeci e Tânia Melara aplicou técnicas orientadas pelo Sebrae e agora colhe frutos de até 18 kg
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

No povoado Angelim, em Balsas, a história do casal Valdeci e Tânia Melara se tornou exemplo de como o conhecimento aliado ao apoio técnico pode transformar a vida de pequenos produtores. O resultado expressa os avanços conquistados por meio da parceria entre o Sebrae Maranhão com a IDH Brasil, integrada ao Pacto PCI da Região de Balsas.

Na propriedade, onde também há criação de pequenos animais, hortaliças e frutíferas, a produção de melancia ganhou protagonismo. Com correção de solo, adubação equilibrada, irrigação adequada e escolha de variedades orientadas pela consultoria, o casal registrou aumento de 30% na produtividade e passou a colher frutos de até 18 kg. A expectativa é alcançar meia tonelada em meio hectare cultivado neste ciclo.

“Eu produzo melancia faz alguns anos, mas foi só com o acompanhamento do Sebrae que aprendi a plantar com qualidade. Antes eu fazia do jeito que achava certo. Hoje, com análise de solo e adubação correta, a produtividade e a qualidade aumentaram muito. Estamos colhendo frutos de até 17 kg, 18 kg, algo que antes não acontecia”, contou Valdeci Melara, exibindo orgulhoso uma das melancias colhidas.

Produtores de Balsas já colhem melancias de até 18 kg com apoio técnica do Sebrae (Sebrae/Divulgação)

Além da melhoria na lavoura, a família já seleciona parte da produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando alimentos cultivados com práticas mais naturais e ampliando a presença da agricultura familiar em políticas públicas de abastecimento.

Para o consultor técnico do Sebrae, Mário Gonçalves, o diferencial foi a disposição da família em aplicar as orientações. “Identificamos que o seu Valdeci já produzia melancia, mas com frutos menores. Ajustamos o manejo, a adubação e introduzimos variedades como a Tropicália. O resultado foi um aumento de 30% na produtividade e frutos que chegaram a uma média de 16 kg”, destacou.

Na avaliação da analista do Sebrae em Balsas, Sandra Barcelos, o casal traduz o impacto positivo do projeto “Produzindo e Empreendendo: Transformando Pequenos Produtores em Empresários Rurais”. “Esse projeto surgiu para fortalecer pequenos produtores, ajudando-os a pensar como empreendedores. Mais do que produzir, é preciso se posicionar no mercado. Hoje, vemos na prática um casal que conseguiu melhorar a qualidade, aumentar a produção e já está inserido em programas governamentais e no mercado local. Isso gera renda, sustentabilidade e ainda inspira outros produtores da região”, afirmou.

Equipe do Sebrae acompanha resultados das orientações aplicadas na produção de melancia do casal Valdeci e Tânia. (Sebrae/Divulgação)

Sobre o projeto

Em seu segundo ano de execução, o Produzindo e Empreendendo: Transformando Pequenos Produtores em Empresários Rurais já alcançou mais de 200 agricultores de oito municípios do Cerrado Sul Maranhense. A iniciativa é fruto de um cofinanciamento entre o Sebrae Maranhão e a IDH Brasil, com execução prevista até o fim de 2025, e atua em três cadeias produtivas: ovinocultura, bovinocultura de leite e hortifruticultura.

Na hortifruticultura, o projeto beneficia agricultores de hortaliças e frutas de ciclo rápido em municípios como Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba. As ações incluem melhorias no manejo, correção de solo e uso de fertilizantes naturais produzidos pelos próprios agricultores, o que tem resultado em menor índice de perdas, aumento da produtividade, maior valor agregado e mais competitividade.

Outra frente de impacto é o fortalecimento do acesso a mercados. O projeto amplia as oportunidades de venda direta para consumidores e empresas locais, além de facilitar a participação dos agricultores em programas de compras governamentais. O objetivo central é consolidar a agricultura familiar como um negócio sustentável, capaz de gerar renda, qualidade de vida e desenvolvimento para as comunidades rurais.

  • ali rural
  • Empreendedorismo
  • empreendedorismo rural
  • IDH
  • Inovação
  • Melancia
  • Negócios do Campo
  • Produtividade
  • Produzindo e Empreendendo
  • Sebrae
  • Setor Rural
  • Tecnologia