O Litoral Ocidental Maranhense vem colhendo os frutos do desenvolvimento resultante da da Estratégia Territórios Empreendedores, liderada pelo Sebrae Maranhão. Nesta terça-feria (19), o município de Porto Rico do Maranhão sediou mais um encontro do Programa LIDER. Ações em Movimento, reunindo prefeitos, lideranças comunitárias, agentes de turismo, representantes de instituições públicas e privadas, além da equipe técnica do Sebrae.

O encontro marcou um importante avanço nas agendas prioritárias definidas coletivamente pelos municípios que compõem o território, com foco no turismo sustentável, infraestrutura e fortalecimento da governança local. O evento teve como destaque a apresentação do plano de sinalização turística do Polo Floresta dos Guarás, iniciativa que deve impactar diretamente a experiência do visitante e impulsionar o setor como vetor de desenvolvimento regional.
“Essa reunião consolida o plano de ação sobre governança. Hoje, foi apresentada a proposta de sinalização turística, uma ação prioritária dentro do eixo turismo do território do Litoral Ocidental Maranhense”, destacou Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento desse território.
Sinalização turística do polo Floresta dos Guarás
A proposta de sinalização turística, apresentada pela equipe do Sebrae, contempla sinalizações interpretativas, orientativas e direcionais, que serão colocadas nos atrativos turísticos que já foram mapeados pelo Sebrae, também serão sinalizados os pontos de interesse de todo o Polo Floresta dos Guarás.
As sinalizações direcional, interpretativa e orientativa são elementos fundamentais para qualificar a experiência do turista e promover um deslocamento mais seguro, informativo e envolvente nos destinos. A sinalização direcional indica o caminho até os atrativos ou pontos de interesse, facilitando a mobilidade do visitante ao longo do percurso. Já a sinalização orientativa fornece informações práticas, como nomes de locais, distâncias e normas de uso, ajudando na compreensão e organização do espaço.
Por fim, a sinalização interpretativa tem o papel de contar histórias, destacar aspectos culturais, ambientais e históricos do território, enriquecendo a vivência do turista com conteúdo educativo e contextualizado. Juntas, essas sinalizações estruturam uma visita mais completa, segura e conectada com a identidade local.
Para Roseane Maia, agente de roteiro turístico do Sebrae, o programa Lider já realizou grandes avanços no território. “Já evoluímos muito. Essa é uma caminhada desde 2017, com resultados que estão sendo conquistados com base em agendas prioritárias e a responsabilização das ações definidas em grupo”, afirmou ela.

Além do eixo turístico, o encontro também trouxe à pauta questões estruturantes como a destinação de resíduos sólidos e o fortalecimento da política territorial. Para o prefeito de Porto Rico do Maranhão, Aldo Passinho, receber o encontro é um marco de esperança e planejamento para o futuro. “É muito gratificante receber o LIDER com toda essa experiência. Temos um potencial turístico enorme com nossas praias e balneários. Um dos nossos principais desafios é o aterro sanitário e temos contado com o Sebrae para propor soluções inovadoras para a região. Aproveito para convidar todo o estado a conhecer as belezas de Porto Rico do Maranhão”, declarou o prefeito.
Outro de destaque do encontro foi a participação de novos integrantes, como Saulo Reis, representante de Bacuri. Em sua primeira participação, ele destacou a importância da inclusão de lideranças locais nas decisões estratégicas: “É a primeira vez que participo de um encontro como esse, com esse nível de discussão. Agradeço ao Sebrae por nos ouvir e valorizar nossas ideias. Bacuri tem um potencial turístico imenso, com paisagens exuberantes, manguezais e um rico patrimônio cultural. Já aprendi muito aqui”, contou ele.
A construção coletiva das ações e o comprometimento com resultados de longo prazo têm sido diferenciais da estratégia
Para Batista Silva, articulador territorial do programa do Governo Federal Territórios da Cidadania, as ações estão ganhando solidez: “O Sebrae tem sido um referencial, orientando o que precisa ser feito para desenvolver nosso território. Já estamos avançando com projetos como o aeroporto regional e a conferência de desenvolvimento territorial. O mais importante é que estamos com os pés no chão e caminhando com união e propósito”, afirmou.

Sobre o Programa LÍDER Litoral Ocidental Maranhense: Ações em movimento
O Programa LIDER: Ações em movimento é uma iniciativa do Sebrae, que faz parte da estratégia Territórios Empreendedores. O programa reúne lideranças de diferentes setores para construir, de forma colaborativa, uma agenda estratégica de desenvolvimento para seus territórios. No Litoral Ocidental Maranhense, o programa está em curso desde 2017 e vem promovendo avanços concretos em áreas como turismo, infraestrutura, educação e governança pública.
A estratégia Territórios Empreendedores do Sebrae no Litoral Ocidental Maranhense contempla 11 municípios maranhenses no Litoral Ocidental Maranhense: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano. Mais de 3 mil micro e pequenas empresas estão abrigadas nessas cidades. Um resultado importante apontado no seminário é o fortalecimento das lideranças da região com a criação de três ferramentas de gestão e promoção do desenvolvimento regional, que são o Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), a Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (ADERE) e a Agência de Desenvolvimento do Turismo (ADETUR GUARÁS). Essas organizações atuam em favor do desenvolvimento integrado da região.
Com a condução do Sebrae, a Estratégia Territórios Empreendedores tem como missão fortalecer a articulação institucional, desenvolver lideranças locais e construir um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável. O território do Litoral Ocidental Maranhense, que reúne belezas naturais únicas, riqueza cultural e grande potencial socioeconômico continua nessa jornada de transformação.
Participar – Para participar de ações de fortalecimento da governança e incentivo ao empreendedorismo nas regiões do Litoral Ocidental e Baixada Maranhense basta entrar em contato com a Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro/MA, localizada em na Rua Maria Pinheiro Paiva, no Fomento, próximo ao SAMU, ou pelo Whatsapp: (98) 99191-9305.