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Artesãos de Caxias e Parnarama são capacitados para transformar talento manual em negócio lucrativo

Grupos são atendidos por meio de ações parceiras do Sebrae e Prefeituras da região.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
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Produzir jóias a partir de um coco babaçu é um dos prazeres da vida da artesã Aldeneide Bandeira. Para ela, fazer colares, brincos e pulseiras é uma tarefa fácil, colocando em prática o talento manual. Mas, quando o assunto é vender esses produtos, a tarefa se torna mais desafiadora.

“Eu sempre tive dúvidas de como definir o preço do meu produto, quanto realmente vale as peças que estou vendendo e se isso me daria lucro. Percebi a necessidade de buscar orientação e quando surgiu a oportunidade de participar das capacitações na Associação não perdi tempo e busquei conhecimento para melhorar minha forma de vender”, relatou a artesão.

Aldeneide é uma dos mais de 100 artesãos de Caxias e Parnarama que estão passando por capacitações que visam mostrar a importância de investir no artesanato como negócio. Os treinamentos são frutos de uma parceria do Sebrae, por meio da Unidade de Negócios de Caxias, com as prefeituras de Caxias e de Parnarama.

Artesã Aldeneide de Bandeira é uma das mais de 100 artesãos capacitados. (Sebrae/Divulgação)

“Participar dos treinamentos tem sido um grande aprendizado. Hoje eu consigo calcular o valor dos meus produtos, levando em consideração toda a parte de mão de obra, tempo, os custos. Também aprendi a melhor forma de vender, abordar clientes, organizar a parte financeira. Tudo isso é muito importante porque podemos trabalhar com essa arte que nos dá prazer e também sustento financeiro”, declarou Aldeneide.

Oficinas e Cursos

As formações nos municípios iniciaram em 2024 e desde então, os artesãos têm participado de oficinas e cursos. “ Nosso intuito é orientar os artesãos em áreas que não dominam, como identificar o valor dos seus produtos e aproveitar as oportunidades de vendas. Assim, eles podem aumentar as chances de sucesso do negócio, transformando talento em retorno financeiro justo e viável”, explicou a gestora de projetos do Sebrae, Graziele Queiroz.

Em Caxias, o trabalho está sendo realizado com artesãos da Associação de Artesãos de Caxias, por meio da parceria entre Sebrae e Prefeitura de Caxias. Os artesãos participaram nos últimos meses de oficinas de “Marketing e vendas”; “Formação de preço de Venda”; “Atendimento e Vendas em Feiras”, focadas em desenvolver suas habilidades de vendas, explorando estratégias para divulgar e comercializar seus produtos artesanais.

Oficina com artesãs de Caxias sobre Marketing e Vendas. (Sebrae/Divulgação)

“A parceria com o Sebrae tem sido muito importante para os nossos artesãos, pois estamos vendo e sentindo a diferença que esses conhecimentos estão fazendo na vida deles. Hoje eles conseguem colocar um preço justo nos seus produtos, atendem melhor seus clientes e realmente tem se despertado para o empreendedorismo e a gestão dos seus negócios”, relatou a presidente da Associação de Artesãos de Caxias, Neta Pinheiro.

Já em Parnarama, os treinamentos estão sendo desenvolvidos não só com artesãos da zona urbana, como também com mulheres quilombolas do povoado Brejo de São Félix, do projeto Empreende Quilombo. Já foram desenvolvidas uma série de capacitações, como curso “Mulheres que Transformam”, oficinas de “Marketing”, “Atendimento” e “Gestão Financeira”.

Oficina com mulheres quilombolas do projeto “Empreende Quilombo”

“Nossa comunidade é rica em tradições, na produção de artesanato e no preparo de comidas típicas. Aproveitamos a oportunidade oferecida pelos cursos para aprender a empreender, capacitando as mulheres quilombolas. Hoje levamos nossos produtos para feiras no município e de outras cidades, gerando renda para as famílias e mostrando a riqueza da nossa cultura”, disse a líder quilombola, Kelly Maria.

Festivais – Além de orientar ou aprimorar a gestão do negócio, as capacitações desenvolvidas com os artesãos têm também o intuito de prepará-los para participar de eventos, a exemplo do Festival da Economia Criativa; e do Babaçu, que aconteceram nos meses de junho e julho, respectivamente. Os eventos promoveram a economia criativa, cultura regional do artesanato, culinária e tradições.

Artesãos de Parnarama e equipe do Sebrae no Festival de Economia Criativa (Sebrae/Divulgação)
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