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Empreendedoras maranhenses aproveitam XVIII ENEL para fazer bons negócios.
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O balanço do XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), realizado em São Luís no início do mês, aponta resultados expressivos na geração de negócios, maior visibilidade para produtos da cadeia do leite e derivados, além do acesso às inovações de um segmento que cresce no Maranhão com bastante consistência.

Contando com participação dos estados nordestinos, a 18ª edição do ENEL deixou importante saldo de negócios em curto, médio e longo prazos. Para que se tenha uma ideia, a tradicional Rodada de Negócios, gerou 60 rodadas e 53 aproximações, com um movimento comercial de R$ 1,240 milhões, em médio e longo prazos.

Empreendedoras participam de rodada de negócios buscando ampliar mercado para o Brownie Crislê. Acervo Sebrae

Já a Rodada de Crédito, gerou negociações estimadas em R$ 653 mil em curto e médio prazos, envolvendo Caixa, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. A modalidade mais procurada pelos empreendedores foi crédito para capital de giro e aquisição de equipamentos. Entre estes, está um projeto apresentado ao BNB, orçado em R$ 2 milhões, que o ENEL permitiu buscar formas de agilizar os procedimentos de avaliação e concessão do crédito.

Para o gerente da unidade de Serviços Financeiros do Sebrae no Maranhão, Jaime Coelho, a Rodada de Crédito possibilitou o contato entre empreendedores interessados em captar recursos para ampliar seus negócios ou adquirir equipamentos e para as instituições bancárias presentes apresentarem suas linhas de financiamento e as condições ofertadas aos empreendedores. “Esse contato é primordial para identificação das necessidades de crédito e para que o empreendedor receba orientações para a aplicação correta dos recursos”, frisou ele.

De olho no potencial das cachaças artesanais, Lindomar Torres aproveitou a Rodada para reforçar presença do produto no mercado. Acervo Sebrae.

Ampliando mercado para o produto maranhense

Participaram da Rodada, empresas do Maranhão, Piauí e Paraíba, como demandantes e fornecedores, em segmentos como padarias, supermercados, pizzarias, restaurantes, lanchonetes, distribuidores de sucos, bebidas lácteas, de queijos e de alimentos.

Pessoas como Lenise e Cristina Bacelar, mãe e filha, criadoras do Brownie Crislê, empresa instalada no Recanto dos Vinhais, pela primeira vez participaram de uma rodada de negócios. Elas aproveitaram para divulgar o produto. “Excelente essa oportunidade criada pelo Sebrae, onde pudemos mostrar nossa linha de produtos para parceiros de São Luís, como a rede Carone, prospectando parcerias para colocar nossos produtos em empreendimentos de outras áreas da cidade, além de buscar mercado fora do estado”, avaliaram elas.

Já Antônio Iris de Oliveira, dos supermercados Carone, ressalta a importância desse momento. “Dialogamos com potenciais fornecedores, que nos ofereceram produtos de qualidade ímpar e nos oferecem logística adequada para as nossas necessidades. Vamos agora avaliar e dar prosseguimento às futuras parcerias”, disse ele.

Fornecedores e compradores negociam condições para parcerias comerciais. Acervo Sebrae

Resultados espaço de exposição

Concebido como um ambiente para venda de produtos e aproximação com o consumidor final, o espaço de Expositores do XVIII Enel apresentou excelente dinâmica comercial. O espaço reuniu 20 empresas, sendo oito de derivados de leite, incluindo bebidas destiladas, doces e mel. Durante o evento, o espaço gerou um saldo de vendas diretas de R$ 157 mil reais e mais de R$ 100 mil em negociações futuras.

ENEL abre espaço para bons negócios e parcerias e orientações para o crédito. Acervo Sebrae.

Laurentino Campos, de São Bento, foi um dos participantes do espaço. Para o ENEL, ele trouxe destilados artesanais e uma novidade – licor de café, tendo o leite como base – , além de sabores regionais, como sapoti e cupuaçu. Para ele, o ENEL foi um marco. “Tornar meu produto mais conhecido, conversar com o consumidor para entender ainda mais suas preferências e melhorar a qualidade do produto, além das vendas e parcerias, são resultados muito valiosos”, disse ele.

Licores artesanais se destacam e geram parcerias interessantes durante o ENEL. Acervo Sebrae.

Quem também apostou na cachaça artesanal na exposição foi Lindomar Torres, da Cachaça Vale do Brejão, de Anapurus. Ele, que já vende para supermercados, lojas especializadas e para os supermercados Carone, aproveitou o ENEL para prospectar parcerias para consolidação no mercado. Com uma loja no Centro de São Luís, especializada em souvenirs (kits de bebidas) e tendo como foco o turista, Lindomar busca tornar os destilados mais conhecidos no mercado. “No ENEL, ao fazer contato com empresas de outros estados, buscamos parceiros de negócios, interessados no nosso produto, que se destaca pela qualidade. Quero ser reconhecido como referência na produção de cachaça artesanal. E o ENEL foi mais um passo nesse objetivo”, celebrou o empresário.

Jaime Coelho, do Sebrae Maranhão, ao lado de representantes do Basa, na Rodada de Crédito que reuniu instituições financeiras e empresários da cadeia do leite. Acervo Sebrae

Para o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, os saldos positivos do ENEL são fundamentais para fortalecer a cadeia de leite e derivados no estado. “Realizar o XVIII ENEL durante a Expoema objetivou valorizar e dar visibilidade a uma cadeia produtiva relevante pela abrangência e representatividade em termos de participação de pequenos negócios rurais, da indústria, do comércio e serviços”. O evento apontou oportunidades, posicionando a atuação do Sebrae em conjunto com parceiros estratégicos”, avaliou ele.

“A qualidade dos produtos lácteos, o uso de tecnologias e inovação, que permitam a melhoria de produtividade, segurança sanitária e também a ampliação da competitividade para alcance de novos mercados, são saldos importantes e que nos motivam para a continuidade desse trabalho de evidentes resultados”, concluiu o executivo.

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