O município de Bacabal (MA) recebeu de 20 a 24 de agosto, a XVIII Edição da Agrofeira, um dos eventos mais importantes para o setor agropecuário do Maranhão. Realizada pelo Sindicato Rural de Bacabal, em parceria com o Sebrae e diversas empresas e entidades, a feira consolida-se como um espaço de oportunidades para produtores rurais, empreendedores, empresas e instituições financeiras que acreditam no fortalecimento do agronegócio.
“A Agrofeira trouxe conhecimento, novidades tecnológicas e oportunidades de negociações para o produtor rural. Tivemos ainda a participação de várias empresas parceiras e instituições financeiras que estiveram conosco para ajudar o produtor rural. Sem dúvida, a Agrofeira é um espaço de muitas oportunidades”, afirmou Ramon Arraes, presidente do Sindicato Rural de Bacabal.

Durante cinco dias de evento, o Recinto de Leilões, local escolhido para a realização do evento, transformou-se em um verdadeiro palco de negócios, aprendizado e conhecimento. Produtores, criadores e empresários tiveram acesso a uma ampla programação que incluiu cursos, oficinas, palestras, vitrines tecnológicas, exposições e shows culturais.
“A Feira Agropecuária de Bacabal é muito importante não só para o município, mas para toda a região. Esse espaço reúne várias instituições que trabalham em parceria, como o Sebrae que tem sido um grande aliado, complementando o trabalho técnico que já é feito no campo, e ajudando os produtores a comercializarem melhor seus produtos e aumentarem a rentabilidade. É uma mão completando a outra”, destacou Raimundo Coelho, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA).

Vitrines tecnologias – As vitrines tecnológicas despertaram grande interesse do público. Entre elas, estavam a transformação da cana-de-açúcar em cachaça e da mandioca em farinha, além de demonstrações em áreas como apicultura, hidroponia, piscicultura e silagem. Essas experiências mostraram, na prática, como a inovação pode agregar valor à produção rural e abrir novos mercados.
“É muito interessante a forma na qual a gente aprende as coisas aqui na Agrofeira, porque a gente aprende na prática. Eu achei muito interessante a forma como os profissionais explicaram diversos assuntos para gente. Aqui aprendeu sobre apicultura, piscicultura, sobre os animais, sobre o plantio de hortaliças, enfim, foram muitas aprendizagens importantes para nós que seremos futuros técnicos em agronegócio”, disse a estudante Wemmylly Karen.

Negócios – Durante os cinco dias de evento, houveram a exposição de maquinário agrícola, veículos e equipamentos de última geração que facilitam o dia a dia do produtor no campo. E o local onde Bancos e instituições financeiras também marcaram presença, apresentando linhas de crédito e soluções para quem deseja investir e expandir os negócios rurais. Além disso, a Agrofeira foi um espaço de novas experiências para empreendedores.
“Essa é a nossa primeira vez participando de uma feira e nossa expectativa está sendo muito boa, porque a gente conseguiu atender um público que não conhecia a nossa empresa, e eu estou muito feliz. Está sendo o maior sucesso e espero voltar mais vezes, junto com o Sebrae, que é sempre um parceiro do Baca’s ”, comemorou Rafael Lima, empreendedor da Hamburgueria, Baca’s Burguer.
O empreendedor de Lago da Pedra, Manoel Oliveira, proprietário da polpa de Frutas “Fruta Mel, fez questão de participar do evento: “A gente sabe que a Agrofeira é um evento muito importante para a nossa região, então decidimos participar. É a nossa pela primeira vez aqui, e eu gostei muito e espero que a gente tenha outras oportunidades de participar e ir se inserindo dentro do mundo dos negócios e nos aproximando ainda mais também do Sebrae, que é um parceiro, e que tem me ajudado muito”, destacou o empreendedor.

Sebrae – O Sebrae participou ativamente da XVII Edição da Agrofeira de Bacabal promovendo rodas de conversa, palestra e espaços de orientação. Um dos momentos de destaque foi o 4º Encontro Regional de Mulheres do Agro, que reuniu histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras que estão transformando o setor com inovação e protagonismo.
“A Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, por meio do Programa Sebrae Delas, promoveu a Roda de Conversa com Mulheres do Agro, um momento muito importante onde tivemos o objetivo de compartilhar a jornada empreendedora de algumas mulheres e inspirar outras mulheres do nosso território a também a empreender”, afirmou Emerson Mendes, Gerente do Sebrae em Bacabal.

Outro momento importante de participação do Sebrae ocorreu durante a realização do 2º Encontro de Produtores Rurais de Bacabal. O encontro reuniu produtores, lideranças do agro e diversas instituições parceiras, entre elas o Sebrae, o Senar e o Banco do Nordeste.
Na programação, soluções inovadoras e debates sobre os principais desafios da agropecuária, e palestras como: Suplementação na Bovinocultura de Corte, Erros e Acertos na Bovinocultura de Corte: o que os resultados da ATeG nos ensinaram, Gestão de Propriedade Rurais, Linhas de Crédito para produtores rurais, dentre outras. O Sebrae apresentou a palestra Sebraetec.
“A gente não podia ficar de fora desse momento, trazendo parceiros, capacitação, informação e conhecimento para que os produtores possam continuar crescendo. Por isso, o Sebrae apresentou para os produtores um produto do nosso portfólio muito importante para os produtores rurais que é o Sebraetec. O Sebraetec atende diretamente às necessidades do produtor rural, pois leva soluções de inovação e tecnologia que vão de encontro ao desenvolvimento do homem do campo e contribui com o desenvolvimento da região”, explicou Lucas Garcez, Gestor de Agronegócio do Sebrae Bacabal.

Caso de Sucesso – Produtores rurais que visitaram a Feira Agropecuária puderam conhecer o Caso de Sucesso do Sebrae Bacabal, a Produção Agrícola Sustentável, realizada em Satubinha. Lá, Sebrae, por meio dos Programas Produzir Brasil e AgroNordeste, atendeu 25 produtores rurais e diversificou o sistema de produção, facilitando o desenvolvimento socioeconômico do município.
“A nossa agricultura era muito atrasada. Hoje, com a ajuda do Sebrae, a gente está produzindo abacaxi, melancia, açaí, e a produção de peixe, numa área de quinze hectare, e estamos comercializando para Zé Doca, Santa Inês e Pio XII”, afirmou Pedro Lima, produtor rural de Satubinha atendido pelo Sebrae.
O Presidente da Associação de Produtores Rurais do PA Santa Maria de Satubinha, explica o sucesso do trabalho desenvolvido pelo Sebrae: “A gente plantava, mas não tinha assistência de nada e com a ajuda do técnico disponibilizado pelo Sebrae a gente passou a produzir muita coisa, como melancia, milho, feijão, pepino. E o melhor de tudo é que o que a gente produz tem para onde a gente vender, inclusive, a gente não precisa sair mais de cada para vender, o pessoal já vem comprar diretamente na horta”, finalizou.