A Autoclipper, startup maranhense especializada em edição de vídeos com uso de inteligência artificial (IA), alcançou um feito inédito para o estado ao ser selecionada entre as três finalistas do Startup Awards 2025. Trata-se da mais importante e cobiçada premiação do setor no país, realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A empresa concorre na categoria Startup Revelação Nordeste e é a única representante do Maranhão no Top 3 regional.

O vencedor será anunciado na próxima sexta-feira (28), durante o CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que acontece em São Paulo.
O CEO e cofundador da Autoclipper, Gerson Diniz, expressa a importância desse reconhecimento, com expectativa pelo resultado. “Chegar nesse estágio é uma honra. A gente acredita que esse prêmio representa muito o trabalho que temos desenvolvido nesses três anos, mostrando que o negócio está sendo reconhecido e, aos poucos, está dando resultado”, explica ele.
Surgida há três anos, a startup é atendida pelo Sebrae, por meio do Startup Nordeste, cujo ciclo 2025 se encerra no Maranhão, no próximo dia 28, em São Luís, com um demoday para apresentação de cases e programação específica.
Apostando em soluções e tecnologias de IA para criadores de conteúdo e empresas de comunicação
Com uma aposta certeira e inovadora, a Autoclipper trouxe para o mercado uma plataforma de inteligência artificial que automatiza a edição de vídeos, facilitando muito a vida de criadores de conteúdo. Uma das principais soluções da plataforma é a transformação de vídeos longos — como podcasts, lives e webinars — em cortes rápidos, prontos para serem reutilizados nas redes sociais, de forma objetiva e mais prática.
Gerson Diniz explica que essa tecnologia beneficia desde jornalistas e criadores de conteúdo até grandes empresas de comunicação, permitindo que aproveitem ao máximo o conteúdo produzido. A ideia surgiu em 2023, baseada na expertise de Diniz no setor executivo de inovação do Grupo Mirante. Desde então, o empreendimento vem alcançando projeção crescente e conquistando espaços importantes, como a participação na premiação.

Atualmente, a empresa está em fase de tração, com mais de 200 clientes na base e quase 20 mil usuários ativos na ferramenta. A Autoclipper também busca espaços e oportunidades para captação de investimento, com planos de escalar significativamente em 2026.
O time fundador inclui, além de Gerson Diniz (CEO), Lucas Cleupas (diretor de Produtos e especialista em IA) e Nihei Takizawa (desenvolvedor de Tecnologia). A empresa também conta com conselheiros de peso, como Bruno Nogueira e o executivo Michel Piechon, que possui vasta bagagem em empresas como Fox Brasil, Samsung e Groupon.
Seleção rigorosa – A seleção das finalistas do Startup Awards seguiu duas etapas rigorosas: uma votação pública inicial, que definiu o Top 10 da categoria, e uma avaliação técnica feita por jurados especializados, que escolheu o Top 3. A premiação agora será definida pelo voto popular.
Crescimento e projeção – O reconhecimento no Startup Awards consolida o crescimento da empresa. Em 2023, a Autoclipper já havia conquistado o prêmio de Startup Revelação da comunidade São Luíses e obteve destaque em uma aceleração do Banco do Nordeste.
Os anos de 2024 e 2025 foram anos de muito trabalho, segundo Gerson. “Ano passado, foi um ano de trabalho em silêncio, focando o produto e para entender o negócio. Foi um ano bem tímido da Autoclipper com relação ao marketing, por exemplo. 2025 já está sendo o ano mais forte. Temos nos mostrado ao mercado, mostrando o que estamos fazendo, buscando nos consolidar e atuar firme na tração e também captando o investimento”, comenta ele.
Sobre o negócio da Autoclipper, Gerson analisa parecer algo “contra-intuitivo” a startup ter nascido em um estado como o Maranhão e julga o desempenho dos negócios inovadores fundamental para consolidar a presença do estado nos ecossistemas regional e nacional. “O Maranhão vem nadando contra a correnteza e fazendo acontecer, criando negócios inovadores e de excelentes perspectivas no mercado. Pra gente, é muito significativo estar participando desse processo e avançando, ao participar de premiações que mostram para outras pessoas o potencial do nosso estado e a criatividade do empreendedor local”, reforçou Gerson.
Falando sobre as perspectivas de futuro, Gerson diz que os objetivos após essa conquista importante, é melhorar o produto, deixá-lo cada vez melhor para os usuários e conseguir escalar ainda mais a base destes e de clientes, com o olhar voltado para o futuro e para as boas oportunidades.

Para o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, a participação da Autoclipper no Startup Awards é um marco extremamente relevante para o ecossistema de inovação do Maranhão. “Mostra que as startups fomentadas no estado já demonstram um grau de maturidade bem superior a uma realidade de três anos atrás. A participação dessas startups em projetos, programas, premiações, missões empresariais demonstram que nós estamos no caminho certo e que esses negócios podem inspirar outros empreendedores a buscar inovação como diferencial competitivo no mercado. Ficamos muito felizes em contribuir com essa jornada de conhecimento, de orientação e, principalmente, de abrir oportunidades para que empresas como Autoclipper possam prosperar no mundo da inovação, conquistar novos espaços, se destacar e se tornarem cada vez mais sólidas”, concluiu o gerente.

