ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae reúne rede de parceiros e alinha plano para impulsionar inovação em Açailândia (MA)

O encontro apresentou a metodologia Ativa e iniciou a criação de um plano para atrair startups, qualificar negócios e impulsionar o desenvolvimento local.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA Atualização
Compartilhe

O Sebrae Maranhão, regional Açailândia, reuniu na manhã da última quinta-feira (14) representantes de universidades, órgãos públicos e entidades empresariais para fortalecer o ecossistema de inovação do município. O encontro apresentou a metodologia Ativa – Conectar para inovar. Inovar para crescer -, voltada a intensificar conexões entre academia, empresas e governo, e a organizar um plano integrado de ações até o fim de 2025.

O ecossistema de inovação é o conjunto integrado de atores, recursos, políticas, instituições públicas e privadas, comunidade, empresas e população em geral, que interagem para criar, desenvolver e difundir a inovação. O analista do Sebrae, Reginaldo Medeiros reforça que o trabalho em rede busca “difundir o conceito de inovação de forma clara e incentivar a criação de startups ou novos modelos de negócios”.

Açailândia vive um momento estratégico, na economia, os dados mais recentes do PIB dos Municípios mostram que Açailândia segue entre os destaques do estado com PIB per capita de R$ 33,6 mil — patamar superior à média de muitos municípios maranhenses do interior e coerente com sua posição industrial-comercial de acordo com dados publicados pelo IBGE em 2024.

No recorte estadual, o mercado de trabalho mantém trajetória positiva: o Maranhão encerrou 2024 com saldo de empregos formais positivo e mostrou liderança regional em junho/2025, sinalizando ambiente favorável para novos empreendimentos inovadores gerarem contratações qualificadas.

O encontro contou com a presença de Sebrae, Senai, IFMA, UEMASUL, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Secretaria de Agricultura, IEMA, Senac, Associação Comercial e Industrial de Açailândia (Acia) e Secretaria de Turismo. Segundo Reginaldo Medeiros, o objetivo imediato foi apresentar a metodologia Ativa e “promover conexões estratégicas” entre os atores locais para transformar ideias em soluções adotadas pelo mercado.

o Sebrae se posiciona como agente fomentador de mudanças: conecta atores, reduz assimetria de informação, acelera aprendizados e cria mecanismos de tração. (Sebrae/Divulgação)

O diretor da UEMASUL – campus Açailândia, professor Bruno Lucio Meneses Nascimento, destacou que o ecossistema pode posicionar a cidade como referência no cenário inovador. “A importância do ecossistema de inovação para Açailândia é ajudar no desenvolvimento local e regional, tornando a cidade produtora de conhecimento e podendo se consolidar como uma referência dentro das questões inovadoras. Com o ecossistema, é possível criar startups que futuramente podem trazer retorno financeiro e social para o município”, salientou.

Ele também reforçou o papel central da academia nesse processo: “A principal mensagem que eu levei enquanto emissor é entender a importância da universidade dentro desse ecossistema que envolve a sociedade, as universidades e as empresas. Boa parte das ideias são testadas e validadas com o apoio da universidade, que tem uma significativa importância dentro desse contexto, ainda mais no ecossistema de inovação de Açailândia”, disse o professor Bruno.

Além do ambiente empresarial, a demografia do município reforça a oportunidade de inovação social e govtech (educação, saúde, serviços digitais à família). Ao articular rede, dados e metas, o Sebrae se posiciona como agente fomentador de mudanças: conecta atores, reduz assimetria de informação, acelera aprendizados e cria mecanismos de tração — como formações, conexões com programas como Startup Nordeste e Cidade Empreendedora — para que startups e negócios tradicionais inovem. O resultado esperado é competitividade local maior, empregos qualificados e diversificação da economia, alinhando-se ao desempenho recente do mercado de trabalho maranhense.

  • Açailândia
  • Empreendedorismo
  • Inovação
  • Sebrae
  • UNAçailândia