ASN MA
Compartilhe

Sebrae Maranhão destaca inovação, energias renováveis e IA para pequenos negócios na Expo Indústria 2025

Atividades do terceiro dia do evento incluíram discussões técnicas, experiências de ecossistemas de inovação e soluções para pequenos negócios.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Ecossistemas de inovação, energias renováveis e o uso da Inteligência Artificial voltada para pequenos negócios marcaram o terceiro dia da programação promovida pelo Sebrae Maranhão na Expo Indústria 2025, realizada até este domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís (MA). Entre os destaques, o 2° Summit de Energias Renováveis, organizado pelo Sebrae e pela Associação Maranhenses de Energia Solar e Renovável (AMESOLAR).

O evento reuniu especialistas e empresários para debater temas técnicos e jurídicos relacionados às energias renováveis, abordando novas tecnologias no setor energético e marcos regulatórios que impactam no crescimento das energias limpas no estado. O Summit foi dividido em três painéis que exploraram temas distintos: Sistema de Armazenamento de Energia por Bateria (BESS), usinas de investimento, regulamentação da medida provisória e uso de IA.

2° Summit de Energias Renováveis reuniu especialistas e empresários para debater temas técnicos e jurídicos relacionados às energias renováveis. (Sebrae/Divulgação)

O engenheiro elétrico Francisco Fraga, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão (SEDEPE), discutiu os desafios de equilibrar oferta e demanda em sistemas elétricos, destacando soluções tecnológicas para pequenos sistemas de geração de energia. “Tecnologias de armazenamento e estratégias de mitigação são essenciais para evitar impactos negativos no sistema elétrico. Como a geração de Micro e Minigeração Distribuída continua a crescer no país, projeta-se que 2025 apresente números números ainda mais alarmantes”, detalhou Fraga.

Já o engenheiro elétrico Samuel Costa apresentou as soluções oferecidas pela Sungrow, empresa com a maior capacidade produtiva de BESS do mundo. Segundo Samuel, um dos principais diferenciais do sistema é a independência energética. “O BESS permite que a energia gerada, especialmente a solar, seja armazenada e utilizada em horários de maior consumo ou quando não há geração. Isso garante mais estabilidade para a rede elétrica, reduz perdas e aumenta o autoconsumo”, explicou Costa.

Engenheiro elétrico Francisco Fraga discutiu os desafios de equilibrar oferta e demanda em sistemas elétricos. (Sebrae/Divulgação)

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, o evento promoveu discussões essenciais para fortalecer o desenvolvimento das energias limpas no estado. “Esse diálogo é fundamental para que os empreendedores se preparem para as oportunidades do mercado de energias renováveis e contribuam para a sustentabilidade em nossa região”, disse Borralho, que esteve no evento ao lado da diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves.

Diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, durante o 2° Summit de Energias Renováveis. (Sebrae/Divulgação)

Painel reúne experiências dos Ecossistemas de Inovação de São Luís e Balsas 

Experiências, desafios, avanços e o status atual dos Ecossistemas Locais de Inovação – ELI do estados foram apresentados no Talk Tech Conecta Maranhão, realizado na Arena Sebrae.

Mediado por Danielle Abreu, coordenadora de Produtividade do Sebrae, o talk reuniu Diógenes Sousa Jr, gerente da Unidade de Negócios de Balsas; professor Roberto Serra, da Agência Marandu (Uema); e André Palma, Agente Local de Inovação que atua em São Luís.

No talk, foram apresentados os cases do ELI Balsas, o primeiro implementado no estado, e o de São Luís, que passa por uma nova fase, após a conquista do elo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025, na categoria Prata, concedido pela Plataforma Connected Smart Cities.

Talk reúne cases dos ecossistemas de Balsas e São Luís, apontando avanços e desafios. (Sebrae/Divulgação)

No caso do ELI Balsas, foram enfatizadas ações, que vêm desde 2019 e já têm resultados de impacto na região, como o crescimento do número de startups e a mobilização de mais de 70 instituições em um sólido processo de governança. Já o professor Roberto Serra, da Agência Marandu, destacou a educação empreendedora como base de sustentação de um ambiente favorável para a criação de startups dentro das universidades e os desafios para São Luís.

“Foi um momento muito rico de troca de experiências, onde também mostramos as experiências que o Sebrae vem desenvolvendo em Imperatriz e Caxias e o processo de reestruturação do ecossistema de São Luís”, analisou a coordenadora.

“Desejamos que o Sebrae intensifique ainda mais a mobilização dos atores dessa estrutura que é a base de um ecossistema de inovação – universidades, empresas, iniciativa privada e setores de governo, para que a gente consiga gerar esforços coletivos em favor dos resultados que interessem a todos. Com a liderança do Sebrae e adesão crescente, temos evoluído no coletivo. Hoje, congregamos 20 instituições, que representam esse espectro de organizações que estão entendendo a importância de juntarmos nossas competências em favor do desenvolvimento do Maranhão, por meio da inovação”, afirmou Serra.

Talk Tech Conecta Maranhão, realizado na Arena Sebrae. (Sebrae/Divulgação)

Já Diógenes Sousa ressaltou que o ELI Balsas conseguiu “desenvolver-se de uma maneira muito exemplar”. “Em áreas como governança e fomento ao empreendedorismo, avançamos muito. Mas a grande conquista é termos saído de uma startup apenas, em 2021, para 14, atualmente. São empresas que nasceram de ideias a partir desse trabalho e hoje estão resolvendo alguma dor do mercado e atuando com uma perspectiva inovadora. Estamos conseguindo aproximar o saber acadêmico das demandas de soluções que um território como Balsas, com sua economia pujante, hoje precisa superar”, frisou ele.

Como usar IA em seu favor

Fechando a programação do terceiro dia, a Arena Sebrae recebeu mais talk tech, desta vez abordando o uso de inteligência artificial e marketing para potencializar negócios, com palestra do analista do Sebrae, Carlos Augusto Marques.

Mostrando exemplos de empresas, como Google, Banco do Brasil, Netflix, entre outras, que usam soluções de IA para dinamizar processos e a gestão, Marques apontou benefícios e vantagens, falou sobre os tipos de inteligência artificial hoje existentes, ressaltando que a IA traz ferramentas que podem ajudar muito no dia a dia da empresa.

Ele também abordou cuidados como ética, dados sensíveis, direitos autorais, e enfatizou a importância de o empreendedor evitar a dependência completa das soluções de IA. E citou exemplos de uso já consagrados como chatbots, uso para geração de conteúdos e design, análise de dados e previsão e automação de campanhas. E chamou atenção para benefícios como redução de custos, economia de tempo, personalização em escala, previsão de comportamentos e geração de engajamento.

Empreendedores e técnicos de instituições parceiras celebram no os conhecimentos sobre o potencial da IA como ferramenta para negócios. (Sebrae/Divulgação)

“O empreendedor precisa se preparar para incorporação dessas soluções no cotidiano, como o aprendizado adequado. Essas soluções vão permitir que o empreendedor vá além da operacionalização pura e simples e se concentre nos aspectos estratégicos do negócio”, explicou Carlos Marques.

Maria Salete Alcântara, empreendedora que atua no aproveitamento de resíduos classificou como revolucionária a palestra. “Um divisor de águas. Ouvir o palestrante, me fez perceber novos horizontes e buscar me preparar, porque o empreendedor que deixar de lado as possibilidades da IA, tende a perder espaços no mercado”, justificou.

Expo Indústria 2025

A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece até domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.

A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como patrocínio Diamante: Grupo Equatorial via Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Maranhão; patrocínio Ouro: Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como patrocínio Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.

  • Ecossistemas de inovação
  • Energias Renováveis
  • Expo Indústria 2025
  • Inteligência Artificial
  • Maranhão
  • São Luís
  • Sebrae