ASN MA
Compartilhe

Sebrae lança Plano de Ação 2026 do Ecossistema Local de Inovação dos Cocais

Metodologia estruturada orienta prioridades, metas e governança para o desenvolvimento territorial
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Caxias (MA) sediou, nesta quinta-feira (4), o lançamento do Plano de Ação do Ecossistema Local de Inovação dos Cocais (ELI Cocais). Promovida pelo Sebrae, por meio de sua Unidade de Negócios de Caxias, em parceria com instituições públicas, privadas, acadêmicas e representantes da sociedade civil, a ação marca a transição da fase de diagnóstico para a fase de implementação do ecossistema.

O lançamento do Plano de Ação 2026 reforça o compromisso do ELI Cocais com a consolidação de um ambiente favorável à inovação, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do território. “Esse momento é muito importante, pois estamos concluindo mais uma etapa de construção do ecossistema local de inovação da nossa região. É uma jornada que estamos desempenhando como apoio do Sebrae e esperamos de fato realizar todo o planejamento proposto possa ser executado. Estou feliz em participar desse processo contribuindo, junto com outros atores de inovação, para o fortalecimento e estruturação desse ecossistema”, destacou o professor Luís Fernando Maia.

Plano de ação foi elaborado seguindo a metodologia ELI (Sebrae/Divulgação)

O Plano – A elaboração do plano seguiu a metodologia ELI, que estrutura o processo em cinco workshops dedicados ao mapeamento de atores, diagnóstico de recursos, definição de setores prioritários, formulação de objetivos estratégicos e construção de ações orientadas por metas, prazos e responsáveis. Ao final do processo, foram definidos três eixos prioritários: Turismo, Educação & Tecnologia e Agro, conforme sua relevância socioeconômica e potencial de impacto no território, com objetivos e resultados-chave para cada eixo.

No eixo de “Educação & Tecnologia” o documento propõe a implantação de cursos técnicos em tecnologias emergentes, promoção da educação empreendedora, realização de workshops e criação de mecanismos de monitoramento. Já no “Turismo”, destaque para qualificação do trade turístico, ampliação do Cadastur regional e estímulo ao surgimento de startups voltadas ao setor. E no eixo do “Agro”, as principais ações propostas são mapeamento de negócios inovadores, oferta de oficinas tecnológicas e fortalecimento das capacidades produtivas do agronegócio local.

Atores de inovação contribuíram para elaboração do plano. (Sebrae/Divulgação)

No âmbito transversal, o plano prevê ações como eventos de conexão, rodadas de negócios, hackathons, integração com instituições de ensino, articulação com o Hub Senai São Luís e ampliação da governança com base na quádrupla hélice (academia, governo, empresas e sociedade civil).

“O propósito da metodologia é integrar cada vez mais os principais atores de Caxias e Timon e desenvolver ações que vão fomentar e desenvolver a inovação, a tecnologia e o surgimento de negócios inovadores em nossa região. O plano de ação apresentado vai consolidar diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do território”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.

A implementação das ações está prevista para iniciar em janeiro de 2026, incluindo atualização do mapa de atores e validação do plano em reunião virtual complementar, conforme recomenda o manual de implementação do ELI.

Participantes do programa são da cidade de Caxias e Timon. (Sebrae/Divulgação)
  • Caxias
  • Ecossistema Local de Inovação
  • ELI Cocais
  • Empreendedorismo
  • Sebrae