ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae e parceiros assinam pacto de inovação de Imperatriz

O documento foi assinado por representantes do poder público e privado. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social, sustentável e tecnológico da região
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

O Sebrae Maranhão, a governança do Ecossistema Local de Inovação e parceiros assinaram, nesta quinta-feira (25), o Pacto de Inovação de Imperatriz. O documento público é um compromisso de diversos atores para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, sustentável e tecnológico da região. A solenidade ocorreu na sede do Sebrae, em Imperatriz.

Pacto de Inovação de Imperatriz é um documento público em que os atores se comprometem com o desenvolvimento regional por meio da inovação ( Foto: Maíra Soares).

O pacto baseia-se em ações colaborativas, visando superar desafios e fortalecer o empreendedorismo e a inovação da região, nos setores de Tecnologias do Agro e de Alimentos; Tecnologia da Informação e Automação; Soluções em Transporte e Logística; Biotecnologia e Novos Materiais.

A escolha destes setores foi definida pela Governança do Ecossistema, após análise e o cruzamento de dados da vocação e dos potenciais da região.

A partir do lançamento oficial, serão executadas entregas a curto, médio e longo prazos. Algumas estratégias foram previamente traçadas, em estudo que apontou gargalos e caminhos possíveis para o desenvolvimento regional, por meio da inovação.

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) é uma das entidades parceiras do Ecossistema e do Pacto de Inovação. O presidente da ACII, João Lira, destacou que a ação vem impulsionar ainda mais os empreendimentos, principalmente, focado em áreas que são prioritárias na região.

“Esse projeto vem para gerar soluções inovadoras e fazer com que as nossas empresas tenham mais competitividade no mercado, beneficiando não somente o comércio local, mas toda a região, o nosso estado. Então é uma honra ser parceiro do Sebrae nessa ação”, destacou.

“O pacto é mais uma etapa de estruturação do ecossistema local, um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado com o Sebrae sendo indutor, mas em que há toda uma Governança à frente. Daqui para frente, juntos, vamos maximizar os resultados para fortalecer os negócios inovadores e impulsionar o surgimento de outros, tornando Imperatriz e região um grande polo de inovação”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

Assinaram o pacto representantes do poder público municipal, poder público estadual, de instituições de ensino e empresas de diversos setores.

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Imperatriz (Simetal), Ernani Júnior, que na ocasião representou a Fiema, também enfatizou que a assinatura é um passo importante em prol do desenvolvimento, visto que será um trabalho colaborativo. “O Ecossistema vai proporcionar que os negócios cheguem a um nível de maturidade muito mais rápido, fazendo com que essa rede cresça”, pondera.

Além de Imperatriz, o Sebrae Maranhão também desenvolve ações do ecossistema de inovação nas cidades de São Luís e Balsas

Ações

A Governança do Ecossistema Local de Inovação traçou algumas ações. Além do pacto de inovação, estão previstas a Jornada de Cultura Inovadora, com fomento por meio de capacitações, mentorias, eventos, projetos e programas; Jornada de Conexão Mercado e Ciência & Tecnologia; e Jornada Estrutural com promoção de ambiente favorável à criação e desenvolvimento de negócios inovadores.

Durante a solenidade, também, foram apresentados eventos de inovação que estão previstos para este ano, realizados pelo Sebrae e outros parceiros. Entre eles: Startup Day, Ideathon, Hackathon, sapiens e festival de conexões, negócios e inovação.

Identidade visual

Durante solenidade de assinatura do Pacto, foi apresentada a identidade visual do Ecossistema Local de Inovação de Imperatriz

Ainda no evento de assinatura do Pacto de Inovação foi apresentada a identidade visual do Ecossistema Local de Inovação de Imperatriz, Meca. O termo traz um conceito de um centro de atividades ou ponto de convergência, indo ao encontro da essência do ecossistema. No mundo corporativo, Meca remete ainda à sede ou núcleo de uma determinada atividade.

A identidade visual foi apresentada pelo diretor Comercial da Like Design, Leylson Sousa, que faz parte da governança do ecossistema, responsável pela criação da marca. “Trazemos como um elemento visual o isótopo cubo para representar ideias, movimentos e combinações para um propósito”, explicou.

Ecossistema

Lançado em julho de 2023, o Ecossistema de Inovação de Imperatriz reúne cerca de 60 parceiros e atores locais, tendo o Sebrae/MA como indutor do processo de estruturação e como parceiro executor a Fundação CERTI, responsáveis pelo Projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI) de Imperatriz.

O Ecossistema tem o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador e fortalecer a cultura da inovação com ações que envolvem parcerias com instituições de ciência, tecnologia e inovação, entidades, empresas e governo. O Ecossistema de Imperatriz terá como área de influência as cidades de Porto Franco, Estreito, João Lisboa, Edison Lobão, Davinópolis, além do próprio município de Imperatriz.

  • Ecossistema de Inovação
  • imperatriz
  • pacto de inovação
  • Sebrae