“Antes do ALI Produtividade, a gente trabalhava de forma manual. Hoje com o programa ALI , a gente trabalha de forma sistemática. Então, eu defino o ALI como uma das maiores portas abertas para o empreendedor”, é assim que a empreendedora Ana Luzia, define o programa ALI Produtividade, executado pelo Sebrae.
Com o tema “Conquistas que Inspiram”, o II Encontro ALI Produtividade realizado pela Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês no último dia 30 de junho, celebrou os avanços alcançados pelo grupo de 21 empreendedores atendidos durante os últimos seis meses.
“O ALI veio para me ajudar em relação ao financeiro da minha escola que estava desorganizado e eu não entendia muito bem o significado de uma organização financeira. Diante do problema que foi resolvido, agora é só avançar cada vez mais”, celebra a empreendedora da área de reforço escolar, Suzy Dias.
O ALI Produtividade é um programa do Sebrae que insere o Agente Local de Inovação diretamente nos pequenos negócios, com o objetivo de promover melhorias práticas na gestão, produtividade, inovação e competitividade das empresas.
“O programa ALI Produtividade é importante porque ajuda as micro e pequenas empresas a fazer mais com menos, ou seja, aumenta a eficiência e os resultados com os próprios recursos que eles têm, elevando a produtividade de diversos serviços dos pequenos negócios. Com pequenos implementos e ferramentas como planilha de gestão, mensuração de dados e indicadores, ajuda as empresas a ter pertencimento desses dados e a identificar melhorias”, explica Ricardo Cruz, gestor do Programa ALI Produtividade da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês.

Jornada – Durante a aplicação da metodologia, os empreendedores passaram pela jornada de acompanhamento, plano de ação e transformação, como relata a empreendedora Edna Bezerra, atendida durante esse ciclo.
“Trabalho com empreendimento no ramo da perfumaria, lingerie e peça fitness, e eu tinha uma grande dificuldade de organização, de saber o meu montante de vendas. E o ALI chegou num momento muito legal porque me ensinou, através de planilhas e formulários, a fazer essa mensuração, de valor que entra, do valor que sai, e me dando sempre suporte para eu poder aprender a fazer sozinha”, relembra a empreendedora Edna Bezerra.
O farmacêutico e diretor da Clínica e Laboratório Anályses, Henrique Bruno, destacou como o programa contribuiu para a profissionalização da equipe e da gestão. “A gente trabalha aqui há 13 anos no setor de saúde, e minha empresa antes do ALI, tínhamos alguns pontos que ainda não estavam bem definidos, como a satisfação dos clientes e a delegação de tarefas. E depois do projeto, conseguimos melhorar muito isso, foi uma mudança bem importante para o nosso negócio”, disse.
Oportunidade – Vale lembrar que o programa ALI Produtividade é gratuito e as mudanças implantadas fazem diferença na gestão, produtividade e proporcionam sucesso nos negócios.
Com o encerramento desse ciclo, já a partir do 2º semestre, o Programa ALI Produtividade irá captar mais 25 empresas para aplicar a metodologia do programa. As empresas interessadas podem procurar o Sebrae Santa Inês localizado no Edifício Empresarial João Rolim, na Rua do Comércio, nº 900, Centro ou ainda falar com Sebrae pelo WhatsApp da Unidade: (98) 99145-5002.