Sacudir e abalar. Mexer para conectar. Unir e reunir, buscando transformar! É isso o que São Luís, capital dos Azulejos e Ilha da Criatividade, já se prepara para vivenciar, no período de 16 a 24 de novembro, com a entrada em cena da quarta edição do Mobiliza SLZ.
Com uma gramática toda própria, colorida e “criativa, buliçoso” e arteiro, “nosso Mobi”, como é carinhosamente chamado pelos participantes, chega para causar impacto e gerar conexões, valorizando a economia criativa, o turismo e a cultura como espaços de criatividade, de diferenciação, mas também de empreendedorismo.
Apresentações artísticas e culturais, jogos, oficinas, palestras, festivais, feiras e desfiles de moda são apenas alguns exemplos de ações presentes na programação deste ano, que conta com cerca de 70 iniciativas, geradoras de um movimento que tem no DNA os verbos conectar e transformar . A programação completa do Mobiliza SLZ está disponível no site mobilizaslz.com.br e também já está sendo divulgada nas redes sociais do movimento (@mobilizasaoluis) e do Sebrae.
Programação – O primeiro final de semana do evento, dias 16 e 17 de novembro, promete sacudir a cidade com uma programação diversificada, pensada para agradar os mais variados perfis. Para os fãs de cultura geek, o “Matsuri”, festival de cultura geek realizado no Multicenter Sebrae, é a atividade ideal. Já os amantes da moda podem se interessar pelo “CPDMODA Fashion Show V”, cujas passarelas montadas na Fábrica Santa Amélia, no Centro, serão tomadas por peças de designers e estilistas emergentes.
Na Avenida Litorânea, o “Sabores do Mará” vai oferecer degustação de petiscos e de bebidas destiladas produzidas no Maranhão para quem deseja experimentar delícias locais. O projeto “Tem Samba no meu Quintal” vai agitar os apaixonados por esse ritmo musical com apresentações de artistas locais, no bairro Ponta d’Areia. No Centro, economia e sustentabilidade darão as mãos na “Feira Encontro de Brechós”, que reunirá mais 50 expositores no Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão.
A quarta edição do Mobiliza SLZ tem o apoio oficial do Sistema Fiema, por meio do Senai e do SESI. A propósito, o SESI Casarão da Indústria, no centro Histórico de São Luís, terá vasta programação de oficinas profissionais e exibições de filmes ao longo de toda a programação.
Dia D: valorizando a cultura negra no empreendedorismo
No dia 20, o Dia da Consciência Negra será celebrado com ações no Centro Histórico. Denominada “Dia D”, a data será marcada por ocupação criativa na região da Praça João Lisboa e do Largo do Carmo, no Centro de São Luís. No Largo do Carmo, o evento “Raízes fortes, asas abertas: empreendendo com identidade” pretende conscientizar sobre o valor da cultura negra no empreendedorismo, além de proporcionar um espaço de networking entre os participantes. O local também será o ponto de encontro da atividade “Caminho Ancestral”, um roteiro afro turístico que exalta personalidades negras e manifestações culturais enquanto percorre o Centro Histórico.
Já na região da Praça João Lisboa, algumas das atrações do dia 20 serão a “Feira MA Preta”, que promove o afro empreendedorismo por meio de exposições e oferta de serviços, a “Feirinha dos Artistas” e as atividades no SESI Casarão da Indústria. O espaço do SESI vai contar com degustação de pratos típicos, como o arroz de cuxá, oficina de reggae e apresentação de bumba meu boi, manifestações culturais com forte influência da cultura negra.
Esquenta Mobiliza
No dia 29 de outubro, na sede do Sebrae Maranhão, no bairro Jaracaty, ocorreu o “Esquenta Mobiliza”, encontro que apresentou aos realizadores do evento, em primeira mão, a agenda de atividades do Mobiliza SLZ. Mais de 70% das ações que compõem a programação acontecerão nas regiões do Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Liberdade e Cidade Operária, territórios criativos identificados pelo Sebrae, instituição idealizadora do movimento. O território do Centro de São Luís vai ser palco da maioria das iniciativas, recebendo mais de 40 ações.
O foco em 2024 foi descentralizar ainda mais as ações. “Conseguimos chegar a alguns locais que nós ainda não tínhamos conseguido alcançar. Então isso demonstra que o Mobiliza está, a cada ano que passa, ampliando o seu alcance”, esclarece a coordenadora-geral do movimento, Danielle Abreu. Outro diferencial dessa edição foi a maior integração entre criativos com iniciativas afins, resultando em atividades mais robustas dentro da programação do evento. “Temos feito esse papel também de formação de rede”, afirma a gestora.
Na visão do diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, a tendência é que o Mobiliza continue crescendo e sendo aprimorado no decorrer dos anos. “A perspectiva é sempre de evolução e fazer com que as pessoas se conectem cada vez mais para a transformação, seja dos negócios ou do seu próprio meio social, do seu ambiente, do local onde empreendem, vivem e convivem”, avalia o diretor.
Para a artesã Lenne Carvalho, que trabalha com a técnica de tecelagem macramê há oito anos, o evento é uma vitrine para os pequenos negócios da economia criativa de São Luís e ajuda a criar conexões estratégicas para o desenvolvimento desses empreendimentos. “Trouxe um farol naquilo que nós já fazemos, e pra mim isso não tem preço”, finaliza a empreendedora.
Mobiliza São Luís
O Mobiliza SLZ é um movimento que fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa na capital do Maranhão, fortalecendo os empreendedores que atuam nesses segmentos em São Luís. Desde 2021, o Mobiliza promove compartilhamento de conhecimento e conecta pessoas, de modo a estimular parcerias estratégicas e também a ampliar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos criativos, o que ocorre anualmente durante os nove dias de realização do evento.
A terceira edição, que ocorreu em setembro do ano passado, foi marcada por recordes: foram mais de mil empreendedores envolvidos direta e indiretamente, e mais de 20 mil pessoas alcançadas pelas ações desenvolvidas.
Premiações – No último dia 5 de novembro, o Mobiliza SLZ ganhou mais um reconhecimento, vencendo a categoria Sociedade Civil, do Prêmio Marandu JOMP, organizado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual do Maranhão – Uema.
O Mobiliza é também tricampeão do Prêmio Cazumbá, o Oscar do Turismo maranhense vencedor na categoria Conexões Significativas, no terceiro Prêmio de Turismo Responsável, organizado pela WTM Latin America. O movimento também foi premiado no Festival Guarnicê de Cinema; recebeu o Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e o Design Award e o CLAP (Premiação Internacional de Desenho), entre outros.