De 6 a 14 de setembro, São Luís recebeu um dos mais importantes movimentos de fomento ao empreendedorismo nos setores do turismo, da cultura e da economia criativa da capital do estado. Com atividades culturais, de lazer, entretenimento e bem-estar espalhadas por toda a cidade, a quinta edição do Mobiliza SLZ contou com 60 iniciativas este ano, a maior parte delas organizadas por produtores independentes, muitos em fase de desenvolvimento, que tiveram suas ações fortalecidas pelas conexões e pela ampla divulgação proporcionadas pelo movimento de forma gratuita aos participantes.

Uma das ações que fizeram parte do Mobiliza SLZ 2025 foi o “Rolê 60+”. Adriana Flexa, idealizadora da agenda, explicou que a ideia é reunir pessoas com mais de 60 anos, mas também de outras faixas etárias, em restaurantes e bares da cidade em dias com menor movimentação. A atividade já vem acontecendo mensalmente na Ilha, mas obteve maior visibilidade ao ingressar na programação do movimento. “Hoje alcançamos mais pessoas”, afirmou Flexa.
Para o coordenador da “Feirinha Cultural e Criativa da Madre Deus”, Kayk Isaque, o movimento impulsionou a difusão da feira, que já está em sua terceira edição e integrou o movimento pela primeira vez este ano. Na avaliação dele, o Mobiliza SLZ estimula o empreendedorismo em São Luís: “É um movimento importante para a nossa cidade, que movimenta, de fato, várias comunidades em prol da economia criativa, da cultura”.

Público — Além de outras iniciativas, foram oferecidas diversas oficinas de artesanato, a exemplo da ministrada pela artista plástica Fernanda Campelo, no Centro, que ensinou a produzir amuletos em macramê. Entre as participantes, a contoterapeuta Juliana Coutinho disse ter ficado sabendo da agenda por meio do Instagram do Mobiliza SLZ. “Ano passado, eu já havia participado da oficina de degustação de cafés especiais e amei. Este ano, quando eu vi que tinha essa oficina de macramê, e eu amo trabalho manual, não pensei duas vezes”, compartilhou.

No bairro da Liberdade, a aula-show “Vem Cozinhar”, conduzida pelo chef Gopa, foi voltada à alimentação saudável e saborosa, indo desde a compra dos ingredientes até a chegada da refeição à mesa. A arquiteta e urbanista Eloina Reis, que também tomou conhecimento da aula de culinária por meio da rede social do movimento, aprovou a experiência: “Estou gostando muito! Está me surpreendendo”. O roteiro montado por ela incluiu ainda outras programações, como a aula de seresta “Vem MoviDançar”.

Na visão do diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a quinta edição do Mobiliza SLZ — realizada com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) — foi um sucesso graças às parcerias e aos empreendedores que inscreveram seus projetos. “Nós só temos a agradecer a todos os participantes, a todos os parceiros envolvidos, e aproveitamos, inclusive, para convidar já para a sexta edição do Mobiliza SLZ em 2026”, finalizou o gestor.
Intercâmbio cultural — Fruto de parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), uma das novidades desta edição do Mobiliza SLZ foi um intercâmbio cultural entre o Brasil e a França, em celebração ao Ano Cultural Brasil-França 2025. O vencedor da Expo Favela Innovation Paris 2025, o empreendedor Oury Barry, de 26 anos de idade, esteve em São Luís durante o movimento, a convite do Sebrae Maranhão, para participar das atividades e conhecer as belezas da única capital brasileira fundada por franceses.

O intercambista também aproveitou a oportunidade para fazer contato com operadores de redes farmacêuticas que têm ligação com a startup francesa criada por ele. A MédiLiv, empresa na qual Oury é CEO, surgiu há cerca de três anos a partir de uma dor pessoal: com dificuldade de acesso a remédios em momentos de urgência, ele desenvolveu um modelo de negócio focado em levar medicamentos via delivery a pessoas que moram em lugares remotos da França.
Sustentabilidade — Em ano de COP30, o Mobiliza SLZ 2025 decidiu enfatizar a sustentabilidade. Além de terem sido disponibilizadas ao público muitas ações em prol do meio ambiente, os produtores das atividades foram estimulados a fazerem escolhas mais sustentáveis na organização de suas agendas. Nesse sentido, o “1º Festival Ambiental de Esportes de Praia – Onda Verde”, o “ECOWOD – Corrida Consciente 2025” e a tradicional feira “Encontro de Brechós” contaram ainda com o auxílio da startup Compensei para tornar seus eventos carbono neutro.