A inovação foi a pauta na região centro-sul do estado. As cidades de Grajaú e Barra do Corda receberam ações da 10ª edição do Startup Day. No Maranhão, ao todo foram 17 eventos realizados. Promovido pelo Sebrae, o Startup Day contou com palestras e troca de experiência sobre o papel dos negócios inovadores na atualidade.
A ação organizada pelo Sebrae em todo o Brasil ocorreu, neste sábado (16), em 178 cidades do território nacional. No Maranhão, uma série de palestras e oficinas geraram conhecimento e experiências para quem já atua no segmento e para pessoas, especialmente os jovens, que desejam entender melhor como funciona uma startup, como e por que elas representam um caminho promissor, apesar das dificuldades.
Em Grajaú, cerca de 300 pessoas participaram da programação que ocorreu no campus do Instituto Federal do Maranhão, e contou a apresentação do caso de sucesso da implantação do Ecossistema Local de Inovação de Balsas. O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, conduziu a palestra. No segundo momento, os idealizadores da startup balsense de Inteligência Artificial, Eurekia, falaram como o ambiente propício para inovação proporcionou o desenvolvimento da ideia deles.
Ao final, os presentes foram desafiados a pensar em 30 minutos uma ideia de negócio inovador para cidade e apresentar. Ao todo, 27 ideias foram apresentadas. Para a aluna do terceiro ano do curso técnico de Administração, Maria Clara Castro, de 17 anos, esse não foi o primeiro contato com a inovação. Ela participou do Ideathon realizado pelo Sebrae em parceria com o IFMA, no ano passado. “Eu adorei, foi uma experiência única. Fiquei meio assim sem esperança de ganhar, mas eu e minha equipe conseguimos desenvolver nossa ideia, tornamos ela um diferencial e que soluciona uma das dores da nossa cidade, do Grajaú”, conta.
Em Barra do Corda, o foco foi pensar a interiorização da inovação. Para tanto, o convidado escolhido para tratar dessa pauta foi Carlos Eduardo Novinho, CEO da Avati aceleradora, que atua no impulsionamento de negócios inovadores em todo Brasil. Ainda durante o evento ocorreu o workshop “Construção de Negócios Inovadores”, para dar uma amostra de como criar ideias inovadoras que podem conseguir captar recursos e desenvolver novos negócios.
O diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, avalia o Startup Day como uma ação estratégica. O evento serve ainda como um despertar para as oportunidades nessa área, além de consolidar o ecossistema estadual de inovação, aproximando participantes e comunidades de instituições como o Sebrae, que, há mais de uma década, tem forte presença nesse ambiente, impulsionando negócios e empreendedores, abrindo mercado ou estimulando as empresas tradicionais para a adoção de práticas inovadoras, entre outras ações.
No Maranhão, “optamos por levar a temática para bairros com um ambiente de efervescência, desejando nos aproximar dessa realidade e chegar aos jovens, despertando-os para o empreendedorismo inovador e os fazendo perceber as oportunidades e o poder transformador destas nas realidades de suas comunidades”, concluiu o executivo.