ASN MA
Compartilhe

Energia renovável: produtor de Lago do Junco produz o próprio biogás

Biodigestor foi construído por meio da consultoria Sebraetec e ajuda a reduzir custos operacionais da propriedade.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Édson Simeão mora com a esposa Zélia Soares na Fazenda Naruna, localizada no povoado Lago Queimado, que fica a 22km da sede, no município Lago do Junco. O produtor foi atendido pelo Sebrae Bacabal por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário no Nordeste (AgroNordeste) e pelas consultorias do Sebraetec para implantação de um biodigestor.

“O produtor tinha uma ‘dor’ na propriedade relacionada ao uso do gás de cozinha para abastecimento da propriedade. Por meio da consultoria, ele foi orientado a investir em um biodigestor e teve redução de 100% do seu gasto, pois agora só utiliza o biogás que é produzido pelo biodigestor. Além disso, o produtor tinha um gasto substancial com fertilizantes. E hoje, com o biodigestor, conseguiu reduzir drasticamente as despesas, com uma boa economia e redução dos custos operacioanis”, pontua Cícero Almeida, analista do Sebrae Bacabal.

“Eu estou alegre demais, muito satisfeito com o biodigestor. As pessoas vêm aqui e perguntam: – “O que é isso? ”. E eu digo que eu fabrico o meu próprio ‘gás de cozinha’ com o biodigestor e as pessoas ficam admiradas. É incrível! Eu tenho orgulho de mostrar meu biodigestor!”, celebra Edson Simeão.

Esterco, que antes ia era jogado fora, agora é matéria-prima para gás de cozinha

-

Energia limpa e sustentável – O biodigestor é uma fonte de energia renovável e sustentável. A partir do esterco de animais e restos orgânicos, se produz o biogás, propício para uso doméstico. A prática combina eficiência econômica com benefícios ambientais, pois permite a redução de resíduos e a emissão de gases do efeito estufa, já que os excrementos dos animais, sem nenhum tratamento, são contaminantes do meio ambiente.

“Aqui onde eu moro, eu sou o pioneiro no uso do biodigestor. Já faz dois anos que não sei o que é gastar com gás de cozinha. Antes, o que naturalmente ia para o lixo, agora a gente aproveita no biodigestor. Sem dúvida, foi uma excelente escolha investir no biodigestor que, além de beneficiar o meio ambiente, ainda me faz ter uma economia muito grande”, garante o produtor.

Edson já participou de outros cursos oferecidos pelo Sebrae como piscicultura e fermentação da cachaça. O produtor alimenta o desejo de certificar a cachaça que produz e destaca sua satisfação com o atendimento que recebeu.

“Eu sempre incentivo as pessoas a buscarem os cursos do Sebrae. O atendimento que recebi do Sebrae foi excelente, e eles sempre estão me incentivando a fazer mais projetos. O próximo passo é rotular a cachaça que produzo. Ainda não consegui, mas está nos meus planos. Eu quero agradecer ao Sebrae por ter me ajudado. Hoje tenho orgulho de mostrar o biodigestor que fiz com a ajuda do Sebrae”, afirma Edson.

Fique por dentro

O Sebrae oferece uma variedade de consultorias que ajudam o empreendedor, por meio de um atendimento especializado, a identificar necessidades e soluções e a obter melhorias no seu negócio.

Parceiro da execução do AgroNordeste, o Sebrae busca o desenvolvimento sustentável de pequenas propriedades rurais, com atuação em melhoramento genético na criação de animais, intervenções em processos produtivos, inovação, dentre outros. As cadeias priorizadas pelo Sebrae no Maranhão são apicultura, aquicultura, ovino, caprino, bovinocultura, cachaça e hortifruticultura.

“O programa Agronordeste foi criado no final de 2019 com o intuito de apoiar, capacitar e ampliar a eficiência dos pequenos produtores, promovendo a eficiência, a qualidade e o desenvolvimento de cadeias que têm potencialidades aqui no estado. Todas as nossas ações são para desenvolver as cadeias produtivas, de acordo com a demanda de cada território”, pontua Larissa Leite, coordenadora estadual do Agronordeste.

Na Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, o programa Agronordeste atende à demanda Sebraetec, voltada para pecuária e agroindústria. A solução Sebraetec visa promover a inovação dos pequenos negócios, por meio de melhoria de processos, serviços ou produtos, e marketing, entre outras. No Maranhão, o Sebrae registrou em consultorias Sebraetec no ano de 2023, pelo menos 600 atendimentos, somando uma execução superior a 8,5 milhões.

As consultorias Sebraetec atendem aos setores do agronegócio, comércio, serviços e indústria, e permitem ao empreendedor, uma relação custo-benefício de até 70% do valor do serviço, com a vantagem de parcelamento dos 30% restantes.

  • #inovaçãonoagro
  • Agronegócio
  • agronordeste
  • Biodigestor
  • Ecossistema de Inovação
  • Sebraetec
  • UN Bacabal