A Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal sediou nos dias 26 e 27 de abril o primeiro Encontro Estadual do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Rural. No encontro, foram apresentados os resultados do programa, em nível nacional e estadual, realizada palestra de planejamento e organização de propriedades rurais, e oficinas de planejamento e construção de plano de trabalho, além de exposição de inovações em estratégias de transferência de tecnologia para pequenos produtores rurais.
Participaram do encontro gestores e ALI de Balsas, Açailândia, Lençóis-Munim, Presidente Dutra, Caxias, Santa Inês, São Luís, Pinheiro, Imperatriz e Bacabal. Gestores das Unidades de Chapadinha e Grajaú também estiveram presentes.
“Agradecemos a Coordenação Estadual do programa por escolher Bacabal para sediar esse Encontro Estadual do ALI Rural. Ficamos felizes de ver que o resultado apresentado pela coordenação Nacional do programa evidencia que o produtor rural, o principal beneficiado, consegue ter competitividade no mercado com o aumento da receita e elevação da sua própria produção. Isso demonstra muito claramente o efeito positivo do programa na vida dos produtores rurais”, pontua Adalberto Fraga, gerente regional da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal.
Capacitação reuniu gestores, coordenadores e ALIs de todo o estado
-
O Gestor Nacional do ALI Rural, Victor Ferreira, comentou sobre o incremento. “Os resultados da execução do Programa evidenciam que a metodologia do ALI Rural deu certo e que isso pode ser visto no campo com o aumento de faturamento e da realização de ações com inovação, que é o que faz com que o produtor tenha a melhoria da gestão da propriedade e da qualidade dos produtos. Percebemos um aumento em média de 17% no faturamento do produtor em todo o país, ou seja, o produtor está com dinheiro no bolso, com mais faturamento dentro da sua propriedade e isso faz com que ele tenha um planejamento melhor das suas despesas agropecuárias”, ressalta.
O ALI é um parceiro do produtor e, dentro de suas funções, realiza o diagnóstico, apresenta soluções e acompanha a aplicabilidade das metodologias junto ao produtor rural ou empresário.
“É muito importante para nós participarmos desses encontros do ALI Rural, justamente para que nós possamos conhecer um pouco mais a metodologia e quais ações de sucesso as outras unidades estão realizando, que podemos também traçar uma estratégia para aplicar dentro do ambiente em que trabalhamos, e, assim, beneficiar os produtores rurais que atendemos”, afirma Luciana Macêdo, ALI Rural de Bacabal.
Executado pelo Sebrae, o programa ALI Rural busca promover a inovação rural com o melhoramento do controle gerencial, redução de custos, processos produtivos, marketing e vendas, possibilitando ao produtor rural uma produção de melhor qualidade, com rentabilidade e aumento de competitividade no mercado.
“Esse encontro, além de mensurar os resultados, é também um ambiente para oportunizar novas ideias que vão para o plano de trabalho que será executado no próximo ciclo. Com esse plano de trabalho, queremos ter uma oportunidade de melhor apresentar o programa para os empresários rurais que irão aderir ao projeto no novo ciclo, cuja duração de cada ciclo é de 12 meses”, pontua John Jacinto, Coordenador Estadual do ALI Rural do Sebrae.