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Game criado por startup maranhense, com apoio do Sebrae e Fapema, será destaque em episódio da nona temporada do Shark Tank Brasil. Jogo foca questões da Amazônia sob a ótica dos povos originários.
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Um jogo desenvolvido por empreendedores maranhenses – o Gamezônia – é um dos destaques do episódio de hoje (24/10) da nona temporada do Shark Tank Brasil. O programa é a versão brasileira do reality show norte-americano e reúne negócios inovadores que buscam recursos para expansão e investidores interessados em dar apoio financeiro às boas ideias apresentadas pelos participantes.

Iniciativa de empreendedores maranhenses, jogo Gamezônia ganha destaque nacional e busca ampliar presença no mercado.

O seriado tem seus episódios exibidos às segundas e quintas-feiras, às 21h pelo You Tube (https://bit.ly/4fihvFW). O episódio que conta com participação da Gamezônia está disponível também no Sony Channel (https://bit.ly/4feqPdQ)

Apoio decisivo – O empreendimento recebeu apoio do Sebrae, por meio do edital do Inova Amazônia – Ciclo I, programa de aceleração de startups do Sebrae, que tem contribuído para fomentar a inovação e gerar negócios de base inovadora na Amazônia. Também é uma das iniciativas contempladas no ciclo 2023-2024 do Edital de Economia Criativa, parceria do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). E, ainda, pelo edital Centelha 2, uma das estratégias de apoio a startups e negócios inovadores do Governo do Maranhão – Fapema, fruto de parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Sudene. Além disso, ao longo desse tempo, a startup Gamezônia tem participado com apoio do Sebrae de eventos com investidores, como Bossa Summit e Neon, entre outros.

Jogo intuitivo – O projeto levado ao Shark Tank Brasil pelos empreendedores maranhenses, o jogo Gamezônia, aborda a história da Amazônia retratada sob a perspectiva dos povos tradicionais. Trata-se de um game com potencial para educação e entretenimento, com o diferencial de valorização da cultura local e regional, focando a conscientização sobre a preservação ambiental. Descrito como game de impacto ambiental, o negócio reúne um time formado por Patrícia Lima, Juliana Nogueira, Vinicius Sirino, Ádani dos Santos e Zeeshan Shaikh.

Time Gamezônia (da esquerda para direita): Juliana Nogueira, Ádani Robson, Vinicius Sirino e Patrícia Muniz.

Com o jogo, a startup tem buscado parcerias para o uso como recurso didático pelas escolas. A ideia é oferecer ao aluno uma aventura única na região Amazônica, unindo tecnologia de última geração de forma divertida e lúdica, de modo que ele possa explorar a história dos povos tradicionais, além da fauna e flora, ganhando conscientização sobre questões climáticas e ambientais e sobre a diversidade e importância da Amazônia para o planeta. A plataforma Gamezônia oferece acesso a testes, exercícios e treinamentos personalizados para a chamada geração digital.

Para o gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, esse momento é bastante importante, ao dar visibilidade aos negócios inovadores e ao talento do empreendedor maranhense. “Trata-se de um empreendimento que se concretiza com o jogo Gamezônia que, de forma bastante criativa e inovadora, traz a questão Amazônica para a agenda dos amantes de jogos e para as escolas, apostando na interatividade e recursos lúdicos de forma inteligente. Por tudo isso, o jogo está credenciado para conquistar os investidores do programa. Como apoiador da iniciativa, junto com o Governo do Estado e a Fapema, o Sebrae se orgulha deste momento, que revela para o Brasil a produção dos nossos empreendedores e os esforços para fazer da inovação um caminho para o desenvolvimento do nosso estado”, celebra o gerente.

Cesar Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão. (Acervo Pessoal)
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