ASN MA
Compartilhe

Em setembro, Maranhão vai sediar Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados

Realizado pelo Sebrae Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, Sindileite, Ascem e Senar, o evento vai trazer palestras, oficinas, feira e rodadas de negócios voltadas ao setor
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

A 18ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que reúne produtores, empresários e especialistas do setor lácteo, vai acontecer nos dias 2 a 4 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, durante a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). Promovido pelo Sebrae Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão (Sindileite), Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos, tecnologias e inovações na produção de leite e derivados no Nordeste do país, visando fortalecer a cadeia produtiva do leite na região ao incentivar a adoção de inovações que aumentem a competitividade e a sustentabilidade do setor.

O Sebrae abordou o ENEL em reunião sobre a Expoema, que ocorreu no Palácio dos Leões, em São Luís, na terça-feira (13)

Algumas das principais atividades do encontro são palestras e painéis com especialistas, que discutirão tendências de mercado; oficinas e workshops abordando técnicas de produção, melhoria de qualidade e gestão de negócios; feira de negócios com espaço dedicado à exposição de produtos e serviços relacionados ao setor lácteo; rodadas de negócios para estimular novas parcerias comerciais; e visitas técnicas a fazendas e indústrias para conhecer de perto tecnologias e práticas de sucesso no setor.

Na avaliação do gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão, José Noleto Oliveira, que apresentou o ENEL em reunião com o Governo do Estado na terça-feira (13), o encontro mostra a força de mobilização do Sebrae. “Será um grande evento com grandes parceiros, valorizando fundamentalmente o pequeno produtor de leite do Maranhão, apresentando seus produtos, suas soluções e a sua criatividade”, ressalta. O presidente do Sindileite, Ricardo Ataíde, destaca que o encontro vai trazer mais conhecimento técnico, contribuindo para o desenvolvimento do setor no estado: “É um momento para todos os produtores se qualificarem, irem atrás de novas tecnologias e poderem produzir com mais qualidade”.

Além do governador Carlos Brandão e parte de seu secretariado, a reunião também contou com a presença de representantes do setor de lácteos do Maranhão

Para o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o trabalho conjunto realizado com o Sebrae, que vai além das ações dentro da Expoema, é muito importante para o estado. “O Sebrae é um grande parceiro do Governo do Estado, das prefeituras. Nos ajuda muito na qualificação profissional e na organização das micro e pequenas empresas, assim como os agricultores familiares. Eu diria que marchamos junto com o Sebrae, porque o Sebrae faz um grande trabalho com o Maranhão. E quem se beneficia com isso é a população. Portanto, respeitamos muito essa parceria e vamos cada vez mais fortalecê-la”, garante o gestor.

  • Agro
  • Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados
  • ENEL
  • lácteos
  • laticínio
  • leite
  • Maranhão
  • São Luís
  • Sebrae Maranhão