Com o tema “Educação Empreendedora e Climática: capacitando multiplicadores”, o Sebrae realizou no dia 14, no auditório da Escola Batista, o Encontro de Educação Empreendedora e Climática, no município de Bacabal (MA). O evento teve como público-alvo professores, educadores e coordenadores municipais de educação, que se reuniram para debater a importância de inserir a educação climática no cotidiano da sala de aula.
“Foi um momento muito interessante e enriquecedor que nos proporcionou aprender uma didática nova, interessante e leve, sobre como abordar o tema clima e meio ambiente em sala de aula”, afirmou Wanderson Coelho, Coordenador Escolar de Bacabal.
Realizado em parceria com a Prefeitura e a Secretária Municipal de Educação de Bacabal, o encontro buscou fortalecer o papel dos educadores como agentes de transformação, capazes de levar aos estudantes a sensibilidade e responsabilidade socioambiental.

“Esse encontro do Sebrae feito em parceria com o Sebrae é um momento muito importante porque estamos aprendendo mais um pouco a como trabalhar a educação empreendedora e climática melhorando a nossa rede municipal de ensino”, destaca Rosilda Alves, Secretária Municipal de Educação de Bacabal.
Painel – Na programação, destaque para o painel “Experiências Locais”, que contou com a participação dos convidados Edson Sousa da Silva, Denilson da Conceição Montel, Louremar Vieira Alves Júnior e Fernanda Mirella Catão Martins, que compartilharam casos práticos que unem empreendedorismo, sustentabilidade e educação climática.
“O Sebrae entende que levar essa discussão sobre o clima para os professores é fundamental, porque os professores são os que cuidam da próxima geração e dos nossos potenciais empreendedores. Estamos iniciando o processo de implantação de um ecossistema de inovação em Bacabal e a preparação dos professores para esse momento é fundamental para o sucesso desse movimento”, afirma César Guimarães, Gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão.

Palestra Magna – O ponto alto do encontro foi a palestra magna, proferida por Leandro Vidal, diretor da “Bumba Escola”, com o tema “Educação Empreendedora e Climática: capacitando multiplicadores”. Com uma abordagem que vai além da teoria, mostrando como o educador pode ser um agente que conecta ciência, atitude empreendedora e sustentabilidade, o palestrante orientou os professores quanto ao processo de aprendizagem que capacita crianças e adultos a compreenderem sobre mudanças climáticas, bem como seus desdobramentos ambientais e econômicos.
“Esse encontro parte da convicção de que educação empreendedora e educação climática são ferramentas poderosas de formação de cidadãos capazes de pensar, agir e inovar frente às crises globais. A Gestora Estadual de Educação Empreendedora, Mayna Braga, explica a iniciativa.

Com a iniciativa, o Sebrae buscou reforçar o papel do professor, fomentar a cultura empreendedora e a inovação com foco sustentável, permitindo assim, a formação de alunos mais aptos a lidar com os desafios de um mundo em transformação, como explica Emerson Mendes, Gerente Regional do Sebrae em Bacabal.
“Estamos prestes a iniciar a COP 30, e sabemos da importância do clima para a nossa sociedade e para o futuro do nosso país. No encontro, os educadores aprenderam a como conectar as situações climáticas às diferentes disciplinas, porque a discussão desse tema é para ontem, todos nós precisamos tratar com seriedade essa temática, porque isso vai ditar o futuro do nosso país”, finaliza.