ASN MA Atualização
Compartilhe

Dia de Campo: zona rural de São Luís recebe capacitação técnica e gerencial sobre piscicultura

Atividade foi realizada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Sebrae Maranhão
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

No sábado (16), o Sebrae Maranhão e a Prefeitura de São Luís promoveram palestras direcionadas a piscicultores da zona rural, visando fortalecer a comercialização de pescados pelos pequenos produtores. Denominada Dia de Campo, a ação foi uma prévia do primeiro Festival da Tilápia e Tambaqui, previsto para ocorrer no próximo ano, cujo objetivo é fomentar a divulgação e produção de pescados na zona rural. A atividade foi realizada na Piscicultura Firmino Ferreira, na comunidade Anajatiua, zona rural da capital.

Representantes do Sebrae Maranhão, Prefeitura de São Luís, Senar e Banco do Nordeste participaram da ação (Foto: Ascom Semapa)

“Por meio da ação Dia de Campo, o Sebrae apoiou a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento e aprimoramento da cadeia produtiva da piscicultura. O evento também possibilitou mapearmos o público-alvo do Festival da Tilápia e Tambaqui”, destaca Larissa Leite, coordenadora de Desenvolvimento Setorial do Sebrae no Maranhão.

Piscicultores e estudantes prestigiaram o evento (Foto: Ascom Semapa)

Estiveram na pauta do Dia de Campo, questões como “Licenciamento ambiental e outorga do direito de uso de água para pisciculturas”; “boas práticas de conservação e Selo de Inspeção Municipal para Pescados”; além do “Melhoramento da qualidade da água de pisciculturas com o uso de probióticos” e “Plano Safra da Agricultura Familiar”, com orientações sobre linhas de crédito do Agroamigo, operada pelo Banco do Nordeste.

Durante a programação, foram transmitidas orientações técnicas sobre piscicultura e gerenciamento dos negócios rurais

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, o evento deu aos piscicultores a oportunidade de se capacitarem para gerenciar seu negócio e se prepararem para o festival. “Será uma vitrine importante de valorização da produção familiar, e resgata, também, os costumes de cada comunidade participante, além de mostrar a capacidade de abastecer o mercado local, especialmente feiras de bairro e mercados municipais”, explica o gestor.

  • Dia de Campo
  • Orientação Técnica
  • piscicultura
  • Sebrae
  • Semapa