O município de Loreto, no Sul do Maranhão, sediou na quarta-feira (30), um ‘Dia de Campo’ voltado ao aprimoramento das práticas de manejo na ovinocultura, com foco no uso da cerca elétrica no sistema rotacionado de pastagem. A atividade reuniu 15 produtores locais que integram o projeto Produzindo e Empreendendo, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a IDH Brasil.
A iniciativa faz parte do plano de trabalho de 2025 do projeto, que tem como objetivo unir teoria e prática para melhorar a produtividade, a organização e a comercialização da cadeia da ovinocultura no Cerrado Sul maranhense. Loreto foi escolhida por já ter tido a tradição na criação de caprinos e ovinos e pela região estar com uma demanda crescente por animais pela presença de dois frigoríficos voltados para abate de ovinos na região (Balsas e Fortaleza do Nogueiras).

Para a analista do Sebrae em Balsas, Sandra Barcelos, a capacitação vai além da técnica e contribui para transformar a realidade dos pequenos produtores. “Hoje estamos com o grupo de ovinocultores em Loreto construindo cercas elétricas e aprendendo sobre o melhor aproveitamento do pastejo. Esta é mais uma etapa do projeto de cofinanciamento em parceria com a IDH, que incentiva o desenvolvimento territorial por meio do fortalecimento de empreendedores rurais”, destacou.
O encontro aconteceu na propriedade do produtor Danilo Martins Bringel Coelho, anfitrião da atividade, que ressaltou a importância da prática para o fortalecimento da atividade na região. “É algo novo para a gente, mas com grande potencial. A cerca elétrica é um investimento necessário que reduz custos e melhora o manejo. Agradeço ao Sebrae pelo apoio constante. A gente quer mais momentos como esse para continuar aprendendo”, afirmou.
Quem também participou do Dia de Campo foi o produtor Antônio Luís Martins Júnior, que está iniciando na ovinocultura. Segundo ele, o apoio técnico tem sido fundamental para dar os primeiros passos. “O Sebrae está nos ensinando, dando o pontapé para que a gente comece com segurança. A prática de hoje ajuda a reduzir gastos e mostra o caminho para transformar a atividade em fonte de renda real. Temos estrutura na região, só precisamos colocar em prática”, declarou.

Sobre o projeto
O projeto “Produzindo e Empreendendo: transformando produtores em empresários rurais” é uma parceria de co-financiamento entre o Sebrae Maranhão e a IDH Brasil, com previsão de execução até 2025. A iniciativa busca profissionalizar a gestão rural e fomentar a economia sustentável nos municípios de Pastos Bons, Alto Parnaíba, Nova Colinas, Riachão, Loreto, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Feira Nova do Maranhão, Carolina, Balsas e Tasso Fragoso.
As ações do projeto estão alinhadas ao Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) da Região de Balsas, promovendo produção sustentável, preservação ambiental e inclusão social. Até agora, o projeto já alcançou 200 produtores de oito municípios dos quatorze municípios abrangidos pelo Pacto PCI. Foram realizadas capacitações em boas práticas agrícolas, manejo sanitário, nutrição, regularização fundiária e acesso ao mercado.