Com o apoio do Sebrae Maranhão, a plataforma Qi Mercado lançou, nesta quarta-feira (4), a primeira edição de 2026 da pesquisa contínua sobre consumo, mídia e intenção de compra em São Luís (MA). O levantamento contribui para a compreensão das dinâmicas do mercado local e auxilia na tomada de decisões estratégicas nas áreas de comunicação, marketing, mídia e gestão pública. Entre os principais destaques da pesquisa está o impacto direto de fatores como renda, escolaridade e localização na intenção de compra.
A parceria com o Sebrae Maranhão possibilitou que parte dos dados fosse disponibilizada de forma gratuita na plataforma da Qi Mercado, juntamente com módulos específicos sobre o perfil dos empreendedores ludovicenses. Com isso, o levantamento também permite identificar os hábitos de consumo de mídia e a intenção de compra de trabalhadores sem carteira assinada que residem na capital maranhense.

De acordo com Felipe Ladeira, sócio-diretor da Qi Mercado, o Sebrae foi um importante parceiro desde a fase inicial do projeto. “A Qi Mercado é a principal plataforma de inteligência de mercado local, com dados sobre mídia e intenção de compra. O Sebrae é um parceiro essencial desde o início do projeto, sempre apoiando e orientando o nosso trabalho. Por meio dessa parceria, conseguimos disponibilizar gratuitamente parte dessas informações para todas as pessoas”, enfatizou Ladeira.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destaca o avanço que a plataforma representa no mercado local ao utilizar o recurso da Inteligência Artificial preditiva na base de dados. Essa tecnologia permite a identificação de padrões em dados históricos e a previsão de tendências futuras, por meio de análise estatística e aprendizado de máquina, facilitando o planejamento estratégico das empresas.

“Plataformas como essas, baseadas em Inteligência Artificial preditiva, permitem um planejamento mais estruturado e assertivo, apoiando decisões em áreas como comunicação, marketing, mídia e até gestão pública. Por isso, é fundamental que continuemos avançando e investindo nesse tipo de inovação”, ressaltou Leal.
A pesquisa completa está disponível na plataforma qimercado.com.br. Para acessar os dados disponibilizados de forma gratuita pelo Sebrae, basta preencher o formulário disponível no site e seguir as orientações indicadas para concluir o cadastro.

