ASN MA
Compartilhe

Escolhida para receber a primeira edição do NEON, a capital maranhense vive a expectativa da abertura do evento, promovido pelo Sebrae, reunindo o ecossistema regional de inovação.
Por Laurene Leite
ASN MA
Compartilhe

Nesta quinta-feira, 1º de junho, os azulejos coloniais que emolduram São Luís, capital do Maranhão, amanheceram sob as cores e luzes do Nordeste On – NEON, maior evento de inovação e startups da região, organizado pelo Sebrae.

NEON começa hoje em São Luís;

Com programação que segue até sexta-feira, 2, e ocupando todas as dependências do Complexo Multicenter Negócios e Eventos, o NEON nasce como espaço de democratização do acesso ao conhecimento e de interiorização da inovação, “lançando luzes para o emergente e vigoroso ecossistema de inovação de uma região que necessita desse diferencial como impulso de oportunidades e desenvolvimento socioeconômico”, conforme assinala o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

E o NEON já nasce grande, vocacionado a ser um divisor de águas no fortalecimento dos negócios inovadores da região, uma grande vitrine das boas ideias e iniciativas de mais 300 startups aceleradas pelo Sebrae na região, por meio do Startup Nordeste, maior programa de aceleração da região.

No total, serão 54 atividades de Conhecimento, em quatro espaços com ações simultâneas em vários espaços e auditórios. Está programada também uma Feira de Negócios reunindo cerca de 300 startups aceleradas pelo Sebrae, além de Rodadas de Negócios e de Investimentos, com participação de 50 grandes corporações e fundos e investimentos de todo o Brasil, Rodada de Negócios Internacionais, reunindo players nacionais e do exterior, somadas a um Espaço de Mentorias, visando facilitar as conexões e a preparação das startups presentes com investidores, favorecendo a para captação de capital para expansão desses negócios.

-

O NEON nasce alinhado com a pegada da sustentabilidade e aos objetivos do Pacto Global da ONU, do qual o Sebrae é signatário, sendo um evento sustentável e de carbono neutro, em um desafio que está sendo viabilizado em parceria com as startups maranhenses Compensei e E+ Reciclagem.

Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae – MA.

Avant première – Ontem, dia 31, numa prévia do evento, foi realizada a Missão Técnica Catalisa Hub, que levou empreendedores de startups de vários estados nordestinos a espaços de inovação na capital maranhense.

Cerca de 150 pessoas visitaram o Black Swan, do Grupo Mateus; o Porto do Itaqui, a Locomotiva Hub e a agência de inovação Marandu – que integra a estrutura da UEMA.

A missão teve a participação dos diretores do Sebrae-MA, Albertino Leal, Edila Neves e Mauro Borralho, acompanhados do diretor técnico do Sebrae-AL, Keylle André Lima, e o diretor administrativo financeiro e presidente da ABASE Nacional, Anacleto Ortigara, além da secretária executiva da associação de Sebraes estaduais, Cassiana Brita.

Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae; Edila Neves, diretora de Administração e Finanças do Sebrae; Albertino Leal, diretor Superintendente do Sebrae; Ramon Veloso, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Mateus; Cassiana Abritta, secretária Executiva da ABASE; Anacleto Ortigara, presidente da ABASE e diretor de Administração e Finanças do Sebrae Santa Catarina; Keylle Lima, diretor Técnico do Sebrae Alagoas.

Palestrantes internacionais

A abertura do NEON acontece às 9h, no auditório Darcy Ribeiro, com a palestra: “Liderança de equipes de tecnologia avançada”, com o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Produtos da E Space, o português Armando Lucrécio, um dos cinco palestrantes internacionais que o NEON traz em sua programação. Mas, ao longo deste primeiro dia, cerca de 26 eventos de conhecimento serão realizados nos quatro espaços (auditório Darcy Ribeiro, Teresinha Jansen, Sebraelab e Espaço João Berto).

Destaque, ainda, para a primeira rodada do Desafio Sebrae Like a Boss, a partir de 16h, um ringue que abrigará competição de startups em pleno Pavilhão do Multicenter, para escolha das representantes do Maranhão na final nacional do desafio. Ainda em evidência, hoje, às 18h, o auditório Darcy Ribeiro será palco do painel Zoho for Startups, com a head da Zoho Corporation for Startups, a indiana Kuppulakshmi Krishnamoorthy. O painel tem a participação de Hellym Ribeiro, gerente Zoho for Startups Brasil. Krishnamoorthy lidera alianças estratégicas entre a Zoho e vários ecossistemas de startups em nível global, facilitando o acesso a soluções tecnológicas e plataformas de gestão para negócios inovadores. Às 19h, a programação do dia se encerra no Darcy Ribeiro, com a palestra do professor e escritor Dado Schineider, criador da marca Claro, que profere a palestra “O mundo muda. A palestra muda.”.

No Multicenter Negócios e Eventos tudo pronto no pavilhão para receber as 300 staturps participantes.

NEon – São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Estão apoiando a realização do NEon, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

Para saber mais sobre inscrição e sobre a programação completa do NEON, consulte nordesteon.com.

  • NEon
  • Nordeste On
  • Startups
  • Startutp Nordeste