ASN MA
Compartilhe

Seminário LÍDER Litoral Ocidental Maranhense: Definindo rumos para o desenvolvimento sustentável da região

O Seminário reuniu líderes de onze municípios engajados em elaborar um plano de ação para o desenvolvimento sustentável da região.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Mais de 60 líderes do setor público, privado e terceiro setor, representantes de onze municípios do Maranhão (Alcântara, Bequimão, Cedral, Serrano do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Central do Maranhão, Porto Rico, Apicum-Açu, Bacuri e Mirinzal), além da equipe técnica do Sebrae, estiveram reunidos no Seminário LÍDER Litoral Ocidental Maranhense, uma iniciativa do Sebrae no Maranhão, realizada nesta última sexta-feira, dia 25, em Cururupu, na Baixada Maranhense.

Mais de 60 líderes do setor público, privado e terceiro setor, representaram onze municípios da região no Seminário.

O seminário se desdobrou em uma série de dinâmicas interativas, sessões de escuta ativa e planejamento estratégico, todas direcionadas para identificação e definição de prioridades em áreas-chave importantes para o desenvolvimento regional. Quatro eixos temáticos foram levados à mesa para discussão, considerados os mais importantes nesse desafio: educação, infraestrutura, turismo e agronegócio.

Após um dia de intenso debate, reflexão e deliberação, emergiram duas áreas de foco de atuação, que foram eleitas com prioridade: o turismo e a infraestrutura.

O turismo ganhou destaque por sua capacidade para alavancar as economias locais e regional, geração de empregos e promoção da cultura desse amplo território, que contempla uma população de mais de 350 mil maranhenses. Os líderes presentes reconheceram o potencial das belezas naturais do Litoral Ocidental Maranhense para atrair visitantes, impulsionando a demanda por serviços e produtos locais.

Equipe técnica do Sebrae Maranhão com alguns líderes dos municípios de Cedral, Guimarães, Bequimão e Cururupu.

Além disso, o setor de infraestrutura foi identificado como fundamental para o desenvolvimento da região. Investimentos em estradas, saneamento básico, hotelaria e energia são considerados essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores e criar um ambiente favorável ao recebimento dos turistas e aos negócios.

Para Irã Monteiro, empresário rural de Central do Maranhão, o Seminário LÍDER possibilita aos empreendedores locais, acesso a políticas de desenvolvimento regional. “Eu, como empreendedor rural, vejo que o Seminário tem uma importância muito grande. Ele vem trazer pra nós da região, não só pra mim, mas também para outros empreendedores da região, informações, conhecimento, nos possibilitando trabalhar com políticas que sejam desenvolvidas de forma regionalizada”, avaliou Irã Monteiro.

O empresário considera que o crescimento coletivo é a melhor forma de desenvolver a região e ressalta a importância do Sebrae para a execução dessas ações. “Então, não dá para a gente pensar em desenvolver, crescer como empreendedor, se nós não pensarmos de forma regionalizada. E esse seminário que o Sebrae está trazendo para cá com essa metodologia de trabalhar com o desenvolvimento regional. Foi de uma importância muito grande para nós que somos empreendedores e que estão desenvolvendo atividades produtivas aqui dentro da região, vai nos ajudar a colocar em prática tudo isso”, afirmou Irã Monteiro.

O LÍDER é um dos principais focos dentro do Programa Territórios Empreendedores

Vale ressaltar que o Seminário LÍDER Litoral Ocidental Maranhense não é um evento isolado. Ele representa a continuidade de um projeto que teve início em 2017 e foi trabalhado até 2018 com o mesmo grupo de líderes. Essa continuidade demonstra o compromisso de longo prazo do Sebrae com o desenvolvimento sustentável da região, além de evidenciar a necessidade de abordagens contínuas para alcançar resultados concretos.

Outra mudança significativa que foi anunciada durante o seminário é a transição do programa “LÍDER” para “Territórios Empreendedores”. Essa mudança reflete uma evolução na abordagem e no escopo do programa, enfatizando não apenas a liderança, mas também a promoção do empreendedorismo em diversas áreas e setores. A mudança de nome é um sinal claro do comprometimento contínuo em envolver cada vez mais os líderes locais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de seu território.

“Em resumo, o Seminário Líder Litoral Ocidental une líderes engajados em moldar um futuro sustentável. A escolha dos eixos de turismo e infraestrutura como prioridades demonstra um senso aguçado das necessidades locais e a vontade de agir. Com a transição para o programa Territórios Empreendedores, essa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável ganha um novo impulso, apontando para um futuro promissor e próspero para o Litoral Ocidental Maranhense”, destacou Nayara Moreira, gerente em exercício da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro.

Também estiveram presentes no evento, a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Keila Pontes e a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia.

  • Cururupu
  • Lider
  • Líder Litoral Ocidental Maranhense
  • Sebrae
  • Sebrae Maranhão
  • UN Pinheiro