A Região Tocantina recebeu, nesta semana, a visita do presidente do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, em uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento do agro e dos pequenos negócios. A programação incluiu reuniões com lideranças locais, equipe técnica e participação na abertura oficial da 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), realizada no último domingo (6), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
A visita reforça o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento regional. A regional da unidade do Sebrae em Imperatriz atua em 12 municípios, com ações que vão desde o apoio à formalização de negócios até a qualificação de produtores rurais e empreendedores. “Nós, do Sebrae, ficamos muito felizes em poder mais uma vez estarmos presentes e participando com toda essa nossa força, coragem e presença em toda a região. Especialmente junto ao pequeno empresário, pequeno agricultor, pequeno empreendedor, que representa mais de 90% da nossa região”, afirmou Celso Gonçalo.
Além da abertura da Expoimp, o presidente também teve agenda com a equipe da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, discutindo oportunidades para o fortalecimento da economia criativa e do turismo de base local. Outro momento de destaque foi sua participação em palestras realizadas no próprio Parque de Exposições, como parte da programação oficial da feira, reforçando o diálogo com produtores, estudantes e parceiros institucionais.
Expoimp marca nova fase da feira com destaque para inovação e parceria
Durante a cerimônia de abertura, Celso Gonçalo participou da inauguração da nova portaria do Parque de Exposições. A obra moderniza o acesso ao espaço e simboliza uma nova fase para a Expoimp, considerada a maior feira agropecuária do Maranhão. O evento reúne produtores, empresários, instituições e autoridades políticas em uma programação que movimenta toda a economia local.
Para o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Glen Maia, a atuação do Sebrae é essencial para elevar o nível técnico e empresarial da feira. “Aumentamos muito a área de estandes e fortalecemos parcerias com profissionais, empresários e entidades como o Sebrae, que nos apoia há anos e tem papel fundamental para alavancar ainda mais a Expoimp. A presença da instituição garante qualificação, inovação e mais oportunidades para todos os perfis de produtores”, destacou.
A importância da Expoimp vai além do agronegócio. A feira movimenta setores como comércio, serviços, logística e turismo, gerando empregos temporários e fortalecendo a imagem de Imperatriz como polo econômico do sul do Maranhão. O evento atrai visitantes e investidores, promovendo negócios, trocas de conhecimento e conexões estratégicas entre o campo e a cidade.

A cada ano, a feira se consolida como um espaço de construção coletiva, onde tradição e inovação caminham lado a lado. A presença de instituições como o Sebrae e o fortalecimento das parcerias com entidades do Sistema S ampliam a capacidade da Expoimp de influenciar positivamente toda a cadeia produtiva do agro. É um reflexo da força da Região Tocantina e da sua capacidade de se reinventar sem perder as raízes.
Nos anos de 2024 e 2025, o agronegócio em Imperatriz e na Região Tocantina segue em ritmo acelerado, consolidando-se como uma das principais forças produtivas do Maranhão. Em 2024, o estado alcançou uma produção agrícola superior a 10 milhões de toneladas em suas principais culturas, com destaque para soja e milho, com mais de 4,4 milhões e 2,3 milhões de toneladas, respectivamente. Imperatriz, inserida no corredor do MATOPIBA, se firmou como importante polo de escoamento e articulação logística da produção do sul maranhense, sendo estratégica para o desenvolvimento regional.
Esse crescimento tem reflexos diretos na dinâmica econômica de Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, que funciona como centro de serviços, comércio e conexões logísticas, por meio da BR-010, Ferrovia Norte-Sul e proximidade com o Porto do Itaqui. O aumento da produtividade, o investimento em tecnologia no campo e o crescimento das agroindústrias locais vêm impulsionando também o surgimento de novos empreendimentos rurais, muitos deles apoiados diretamente pelo Sebrae.
Sebrae e parceiros levam soluções para dentro e fora da porteira
A integração entre instituições foi outro destaque da programação. O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, destacou a importância do espaço compartilhado com o Sebrae. “O Senar é mais necessário da porteira para dentro e o Sebrae da porteira para fora. É isso que estamos mostrando aqui no espaço Juntos pelo Agro, com oficinas, vitrines e cursos. Essa parceria fortalece o campo e os produtores”, disse.
Para quem está na ponta da produção, a presença do Sebrae faz a diferença. “Sou produtora rural, sou assistida e já usei vários benefícios. O Sebrae é um parceiro importantíssimo com capacitações e assistência técnica. Nós precisamos melhorar a genética do rebanho, a nutrição. E o Sebrae nos ajuda muito nesse ponto”, contou Mirella, produtora rural que visitou o estande do Sebrae na Expoimp.
A proposta do Sebrae é oferecer não apenas informação, mas soluções práticas que os produtores possam aplicar em suas propriedades, promovendo impacto direto na produção e na renda.
São iniciativas que destacam o Sebrae como um dos pilares da Expoimp, não apenas como apoiador institucional, mas como agente protagonista na qualificação e profissionalização do agro local. A atuação durante o evento complementa um trabalho já desenvolvido ao longo do ano e projeta impactos duradouros no campo, conectando o pequeno produtor às oportunidades da nova economia rural.