Revolucionar o ambiente de negócios foi o tema das reuniões realizadas na última semana entre a equipe técnica do Sebrae Maranhão e os prefeitos de Governador Archer, Santo Antônio dos Lopes e Jatobá. As ações visam impulsionar o empreendedorismo nessas cidades e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006) nessas três cidades representa um marco importante, criando um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios. A próxima fase desse processo inclui a seleção dos Agentes de Desenvolvimento, a adaptação do espaço da Sala do Empreendedor e a definição da data para o início das atividades que prometem alavancar o empreendedorismo regional.
A prefeita de Governador Archer, Professora Leide, expressou seu entusiasmo com a iniciativa: “A lei foi implementada em nosso município no ano de 2023 e, agora, a Sala do Empreendedor é nosso desejo. Acredito que nossa cidade é um local onde o povo é muito trabalhador e busca crescer”, completou.
A Lei Geral torna realidade os benefícios que a legislação oferece para criar um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Com um foco especial na desburocratização, a Sala do Empreendedor facilitará o acesso dos empreendedores às informações necessárias, estimulará a formalização de negócios e tornará os processos de abertura, alteração e encerramento mais ágeis.
Sala do Empreendedor
No Maranhão já foram entregues 165 salas, proporcionando mais de 134 mil atendimentos destinados a 74.236 MEI’s, 50.144 pessoas físicas, 9.132 ME e 983 Empresas de Pequeno Porte (EPP). “Na Regional de Presidente Dutra estamos com 15 salas ativas e um total de mais de 13 mil atendimentos. Além desses dados, é nítido observar a transformação empreendedora que os municípios ganham após a sua instalação. É um trabalho de formiguinha que tem levado mais informações e apoio aos pequenos negócios. A chegada dessas três novas salas certamente transformará ainda mais nosso território”, explicou o gerente da Unidade de Negócios, Allan Kennedy Silva.
As salas funcionam como espaços permanentes destinados ao suporte à comunidade empresarial, oferecendo orientações sobre processos de abertura, alteração e encerramento de empresas, além de informações sobre a legislação do microempreendedor individual, elaboração de planos de negócios e capacitação gerencial. Com a interação com instituições parceiras, como bancos e órgãos públicos, essas salas têm o potencial de fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo nas cidades.
“Estamos determinados a implementar essas ações, pois acreditamos que elas serão fundamentais para impulsionar o empreendedorismo local e gerar empregos, contribuindo para um futuro mais próspero e íntegro para nossos cidadãos”, disse o prefeito de Jatobá, Leonardo César..