O Sebrae Maranhão reuniu parceiros estratégicos para discutir a agenda prioritária dos Territórios Empreendedores da Região Tocantina para o ano de 2024. Ação foi realizada durante o Seminário de Conexões e Oportunidades, na última quarta-feira (6), em Imperatriz. Com foco no desenvolvimento regional, o trabalho contempla ações em parcerias com diversos setores: instituições financeiras, poder público, instituições de ensino, empresários e outros.
Nas discussões do Seminário, foram abordados os principais desafios enfrentados nos territórios, concentrando-se em dois eixos prioritários: turismo e negócios rurais, que previamente haviam sido definidos pelo Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional). “Identificamos esses como os pilares de maior potencial em nossa região, essenciais para impulsionar nosso desenvolvimento”, explicou Cristiane Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Tocantina.
No turismo, por exemplo, foi destacada a importância do aprimoramento do atendimento nos estabelecimentos locais, propondo a criação de um selo de qualidade para incentivar as empresas na melhoria deste ponto. Nos negócios rurais, apresentou-se a necessidade de ampliar a assistência técnica para desenvolver as propriedades. “Além disso, propomos uma feira estadual como forma de fomento da economia. Já existem feiras municipais, por que não ampliar?”, pondera Mirella Santos representante do agro.
A gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia, destacou que “os desafios e soluções apresentados serão sintetizados e a agenda será trabalhada pelas nossas lideranças no Territórios Empreendedores, que unifica vários outros programa, a exemplo do Líder, do turismo, Ecossistema de Inovação, Cidade Empreendedora, desta forma temos uma governança coesa em prol do desenvolvimento da região”, pontuou.
Uma cópia da agenda prioritária da região foi entregue aos representantes do governo do Estado, Sebastião Madeira e Vagtônio Brandão, Secretário Chefe da Casa Civil e presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, respectivamente. Objetivo é centralizar a participação do poder público estadual nas discussões. Madeira, durante a entrega, enfatizou a parceria com o Sebrae, expressando a satisfação em trabalhar em conjunto para fortalecer o ambiente de negócios no Maranhão sob a liderança do governador Carlos Brandão.
VERTICAIS – Paralelo aos eixos prioritários turismo e negócios rurais, foram apresentadas as verticais com soluções Sebrae a serem trabalhadas junto com as lideranças. São elas: sustentabilidade e inovação, capacitação ESG, captação de recursos para projetos, ecossistema de inovação e polo de liderança,que traz metodologias de transformação dos líderes.
DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES
Durante o Seminário de Conexões e Oportunidades, houve a entrega do diagnóstico de maturidade dos municípios de Imperatriz e Estreito, a partir da metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI. O documento traz uma análise do turismo nesses municípios, bem como contempla as dimensões tecnológica, governança, experiência turística e sustentabilidade (ambiental, social, econômica e acessibilidade).
“A abordagem territorial e a integração com as ações para fortalecer destinos turísticos inteligentes vão potencializar o desenvolvimento da região com base nessa, que é uma aptidão evidente da região”, explicou Hildenê Maia.