A Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), realizou no dia 25 de novembro, no auditório da Faculdade Unifacema, o Lançamento do Programa Juro Zero. O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre microempreendedores individuais, representantes do Sebrae Maranhão, Governo do estado, instituições parceiras, da Agência Inova Sertão e das Salas do Empreendedor pertencentes a Unidade do Sebrae Presidente Dutra.
“O Programa Juro Zero tem como meta beneficiar 90% dos empreendedores maranhenses que são àqueles que participam do microcrédito, que precisam de um capital de giro ou de investir em alguma coisa dentro do seu estabelecimento. O crédito quando liberado, terá o juro pago pelo governo do estado, então, qualquer atividade que se enquadre como microcrédito, esse programa tem alcance”, explicou Júnior Marreca Secretário de estado da Indústria e Comércio.

O evento reuniu empreendedores dos municípios de Eugênio Barros, Dom Pedro, Tuntum, Gonçalves Dias, Governador Archer, São José dos Basílios, São Domingos do Maranhão, Santa Filomena, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Fortuna, Joselândia, Graça Aranha, Senador Alexandre Costa e Governador Luiz Rocha, que além de tirarem dúvidas sobre o Programa Juro Zero, receberam orientações sobre como acessar o Crédito de até R$ 22 mil.
“Eu parabenizo o governo e o Sebrae por essa iniciativa que permite que nós empreendedores possamos investir mais no nosso espaço e dar um conforto a mais para o nosso cliente. Com o dinheiro que consegui, eu pretendo investir mais no meu estabelecimento, comprar novos produtos, alimentos e móveis”, relata Karleana de Medeiros, primeira empreendedora a aderir ao programa Juro Zero em Presidente Dutra.

O Programa – O Programa Juro Zero tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, fortalecer a economia solidária, impulsionar o investimento produtivo e promover a geração de emprego e renda no estado. A iniciativa garante a quitação dos juros do microcrédito adquirido por empreendedores maranhenses junto às instituições financeiras credenciadas.
Para acessar o benefício, os interessados procuram diretamente instituições como Ceape Brasil, Banco do Nordeste, Sicoob e demais agentes financeiros habilitados, solicitando a linha de microcrédito do programa. A análise e concessão do crédito fica sob responsabilidade das instituições financeiras, que avaliam a necessidade de cada solicitante. Cada beneficiário tem o direito a apenas uma operação de crédito, com os juros pagos pelo Governo do Estado em caso de aprovação.
-

“Achei essa proposta do governo uma maravilha. É uma oportunidade para muitos empreendedores que, às vezes, não possuem capital de giro. Eu vou buscar esse crédito para investir no meu negócio, comprar mais produtos e garantir boas vendas neste final de ano”, afirma a empreendedora Luziene Sousa, de Presidente Dutra.
Podem participar do programa microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte, com prioridade para aquelas chefiadas por mulheres, beneficiários de programas sociais de transferência de renda, trabalhadores não formalizados.
“O programa Juro Zero é uma oportunidade muito importante porque movimenta a economia do estado, infere na geração de emprego e renda local, por isso nós incentivamos cada vez mais a abertura de Salas do Empreendedor nos municípios porque existem muitos benefícios para o pequeno empreendedor. O Sebrae apoia essa iniciativa porque é uma grande possibilidade de melhorias para os negócios nesse final de ano”, finalizou Allan Kennedy, gerente do Sebrae Presidente Dutra.

