ASN MA
Compartilhe

Workshop de Inteligência de Mercado fortalece pequenos negócios turísticos em São Luís

Sebrae Maranhão ofereceu capacitação prática, dados estratégicos e troca de experiências para empreendedores do setor turístico
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae Maranhão realizou, nesta terça-feira (30), o Workshop de Inteligência de Mercado no Turismo, no Sebraelab – Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O encontro teve como objetivo capacitar pequenos negócios turísticos, oferecendo ferramentas estratégicas para melhorar o posicionamento no mercado e ampliar oportunidades de crescimento.

Ao longo da programação, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre tendências de mercado, canais de distribuição, política comercial, posicionamento e presença digital, além de dados estratégicos capazes de orientar decisões e impulsionar a competitividade do setor. O evento também proporcionou momentos de troca de experiências e networking, conectando empresários, especialistas e representantes de órgãos públicos.

O público, formado por profissionais do trade turístico, artesãos e empreendedores do setor, participou ativamente do workshop. (Sebrae/Divulgação).

Entre os temas abordados, destacaram-se a análise da cadeia produtiva do turismo, as estratégias de posicionamento nos diferentes canais de distribuição e as orientações para aprimorar a performance em ações de mercado, incluindo dicas para a melhor apresentação dos produtos turísticos.

Segundo a consultora credenciada do Sebrae e ministrante do workshop, Cristiane Müller, o conteúdo foi pensado especialmente para atender às necessidades dos empreendedores locais. “Este workshop foi desenvolvido com foco nos pequenos negócios do turismo, trazendo informações essenciais para a melhoria da performance comercial. Tudo o que abordamos aqui tem como objetivo auxiliar esses empreendedores na construção de estratégias mais adequadas ao modelo de negócio de cada um, contribuindo para ampliar as oportunidades de prospecção de mercado e impulsionar resultados”, destacou.

O workshop reuniu profissionais de diversos segmentos do turismo, como agências de viagens, meios de hospedagem, guias de turismo, condutores, secretarias municipais de turismo e integrantes de IGRs, consolidando-se como um espaço de capacitação e conexão que contribui para a inovação e o fortalecimento do setor turístico maranhense.

Flávia Nadler, gestora estadual de turismo do Sebrae Maranhão destacando a importância da capacitação para o desenvolvimento do setor. (Sebrae/Divulgação).

Para o participante Sílvio Oliveira, a experiência foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e atualização. “O workshop foi extremamente enriquecedor, principalmente por trazer informações práticas que podemos aplicar diretamente no dia a dia dos nossos negócios. Saio daqui com novas ideias e estratégias que vão ajudar a melhorar a forma como nos posicionamos no mercado e a nos conectarmos melhor com os clientes. Esse tipo de capacitação amplia nossa visão sobre o setor e nos motiva a inovar cada vez mais”, afirmou.

A gestora estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do trade turístico. “O Workshop de Inteligência de Mercado no Turismo teve como propósito oferecer aos empreendedores uma visão atualizada sobre as principais tendências do setor e o comportamento do consumidor, além de orientações estratégicas para um melhor entendimento dos canais de distribuição. Nosso objetivo foi proporcionar aos pequenos negócios informações que contribuam para melhorar sua performance e ampliar suas oportunidades de geração de negócios. Essa é uma iniciativa importante porque estimula a inovação e incentiva a busca pela diferenciação dos empreendimentos que compõem o trade turístico maranhense”, finalizou.

  • Cadeia do Turismo
  • Empreendedorismo
  • Mercado
  • Sebrae
  • Trade
  • Turismo
  • Workshop